Fibras
Fibras

Todo o poder das fibras ao seu alcance!

por Redação
em 24 de junho de 2014

Saiba quais são os benefícios do consumo diário de fibras e como incluí-las no seu cardápio

Uma alimentação saudável exige uma série de cuidados. Entre eles, está a ingestão de diversos nutrientes, como é o caso das fibras. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, um adulto deve consumir em média 25g de fibras por dia. Porém, muitos não chegam a alcançar metade dessa recomendação através das refeições diárias.

De acordo com a nutricionista Taciana Gutierrez, são inúmeros os benefícios que as fibras oferecem ao nosso organismo. “Além de auxiliar na regularização intestinal, elas também colaboram com a redução dos níveis de colesterol e glicemia no sangue”, explica a nutricionista. “As fibras ajudam a saciar a fome mais rapidamente e, por isso, acabam estimulando a ingestão de porções menores e auxiliando no controle do peso corporal. Tudo isso, além de serem ótimas fontes de vitaminas e minerais”, complementa.

Tipos de fibras
A nutricionista também explica que as fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. As solúveis podem ser encontradas em polpas de frutas, feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha e aveia. “Elas retardam o esvaziamento gástrico, melhorando a digestão”, conta Taciana. Já as insolúveis são encontradas em produtos integrais, casca de frutas e hortaliças. “As fibras insolúveis são responsáveis por acelerar o trânsito intestinal, fazendo com que o intestino funcione regularmente”, acrescenta.

Fibras pedem água
Incluir as fibras no cardápio exige muita disciplina. Segundo a nutricionista, para alcançar a recomendação diária de consumo, é preciso uma dieta variada que deve ser acompanhada pela ingestão de bastante água. “Indicamos uma dieta que contenha, em todas as refeições, pelo menos um alimento rico em fibras”, diz Taciana. “Um ponto muito importante quando se trata do consumo de fibras é a hidratação. Para que as fibras consigam exercer o seu papel, é essencial o consumo de pelo menos um litro e meio de água por dia”, finaliza.

Aproveite para conhecer o nosso Ativo Fibras e enriqueça a sua alimentação

Fonte: Nutricionista Taciana Gutierrez – CRN 6030


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!