stevia
stevia

Stevia: Conheça este adoçante natural

por Redação
em 1 de maio de 2017

Os malefícios do açúcar para a nossa saúde são amplamente divulgados e, por essa razão, cada vez mais pessoas têm se conscientizado sobre a necessidade de reduzir o consumo desse ingrediente. Mas como ficar sem adoçar receitas que pedem esse sabor extra tão agradável? O segredo é buscar substitutos a esse tipo de adoçante que seja natural e não resulte em efeitos negativos para a saúde. Uma das melhores opções disponíveis para isso é a stevia.

O que é a stevia?

Originária de uma planta nativa da América do Sul, a stévia é um adoçante natural poderoso, que tem capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar. E seu uso está longe de ser algo recente. Os índios Guaranis há séculos já utilizavam a planta não apenas como adoçante na erva-mate, como também para aliviar desconfortos abdominais e sintomas de fadiga física ou emocional.

LEIA MAIS
Adoçantes naturais: confira as opções mais saudáveis
LEIA MAIS
Stevine líquido, em pó ou em tablete?

Outro povo famoso pelo conhecimento e por difundir o uso medicinal de produtos naturais é o oriental: no Japão, a stevia já é usada como adoçante há mais de três décadas. A Organização Mundial de Saúde afirma que a stevia é segura para consumo, e o Conselho Europeu de Informação Alimentar aponta que a planta tem um grande potencial para a saúde por conta de suas propriedades.

Quais os nutrientes desse adoçante natural?

A stevia tem como principal trunfo ser pouco metabolizado pelo nosso corpo. Além disso, é fonte de minerais, como alumínio, cálcio, cobalto, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, estanho e zinco. O cromo, também presente na planta, é responsável por manter o metabolismo normal da glicose. Conta ainda com vitaminas do complexo B, vitamina C, e beta-caroteno, que é responsável por produzir a vitamina A.

Por que a stevia não engorda?

É isso mesmo. Para quem faz dietas ou deseja controlar o peso, nada melhor do que apostar nesse adoçante natural. O que acontece é que a stevia simplesmente não contém calorias. Isso acontece porque nosso corpo não digere e metaboliza o nutriente responsável por dar o sabor doce, chamado glicosídeo. Ele ainda não se modifica no trato intestinal, o que faz com que o índice glicêmico seja nulo.

Por que ela é melhor opção do que o açúcar comum e outros adoçantes?

A stévia é o único adoçante vendido em gotas considerado natural. Só esse fato já faz dele a melhor opção em relação aos outros. Como já se sabe, ele ainda não contém calorias, o que faz com que não altere os níveis glicêmicos no sangue. Estudos mostram ainda que esse adoçando pode colaborar para evitar cáries e reduzir sangramentos na gengiva.

Além do pó, do extrato ou da folha, o stevia também é comercializado como extrato purificado e vendido em embalagens similares às dos adoçantes artificiais. Só  é preciso cuidado para não comprar a stevia associada a outro adoçante artificial, como, por exemplo, o ciclamato de sódio.

A stevia é benéfica para quem sofre de diabetes?

O Brasil é um dos países que mais consome açúcar no mundo. E esse hábito pouco saudável ocasiona um grave problema: somos um dos países com mais casos de diabetes. Nesse cenário, a stevia é um bom aliado dos diabéticos, uma vez que ela tem efeito praticamente nulo sobre a alteração de glicose no sangue. O produto contém ainda dois importantes minerais que são “amigos” dos portadores dessa doença: o cromo, que ajuda o organismo a manter o metabolismo normal da glicose, e o magnésio, que auxilia a secretar mais insulina, o que evita a resistência a esse hormônio.

Para quem tem dúvidas dos benefícios da stevia, a Associação Americana de Diabetes declarou o uso seguro para pacientes diabéticos. Mas é claro que, antes de inserir esse alimento na rotina alimentar, é essencial consultar o médico para que ele recomende a melhor forma de consumir o produto, sem prejudicar a saúde.

Como usar a stevia?

O alto poder de adoçar da stevia faz com que ela seja ótima opção para ser usada em todos os tipos de bebidas e alimentos. E outra vantagem desse adoçante natural é que não perde nutrientes em altas temperaturas. Portanto, pode ser acrescentada em receitas que precisam ir ao fogo. A Dose Diária Admissível (DDA) foi fixada pela Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos em 4 mg/kg de peso corporal.

Há contraindicações para o consumo desse adoçante natural?

Não há contraindicações em relação ao consumo da stevia. No entanto, pessoas com alergia a algum componente do produto podem apresentar efeitos colaterais como náuseas, dor e fraqueza muscular, tonturas e alergia.

O uso por crianças, grávidas e pessoas com doenças renais deve ser acompanhado por médico ou nutricionista, uma vez que o produto pode afetar a função renal, causar uma redução do açúcar no sangue ou da pressão arterial maior do que o normal.

Qual a diferença da stevia para o aspartame?

O aspartame é um tipo de adoçante artificial, fabricado em laboratório. Entre os tipos de adoçantes existentes, ele é considerado o mais prejudicial à saúde. Por ter como base uma substância chamada sacarina, ele não é recomendado para mulheres grávidas. Além disso, é o único tipo de adoçante que não pode ir ao forno, uma vez que perde todas as propriedades nutricionais em altas temperaturas. A stevia adoça 50% mais que o aspartame.

Sugestão Jasmine

Gostou de saber sobre os benefícios da stevia para a saúde? Em nosso portfólio de produtos contamos com o Stevine Líquido, um adoçante 100% vegetal e natural da Jasmine, elaborado à base de extrato de folhas de Stévia rebaudiana concentradas e tratadas naturalmente. Com alto poder de dulçor, não possui lactose, edulcorantes artificiais, açúcar nem calorias. Pode ser utilizado em alimentos quentes ou frios. 8 gotas de Stevine líquido adoçam o equivalente a 2 colheres de chá de açúcar. Temos também o Stevine Pó – Sachê. 1 sachê de Stevine em pó adoça o equivalente a 2 colheres de chá de açúcar. Já o Stevine em Tablete é ótima opção para carregar na bolsa e usar no restaurante ou no café favorito. Um tablete tem poder adoçante de 1 colher de chá de açúcar. Conheça nossos produtos e invista em uma alimentação mais saudável para toda a família.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!