sorgo
sorgo

Sorgo: Conheça o quinto cereal mais produzido no mundo

por tatiana.barros
em 9 de agosto de 2017

Para muitos brasileiros, sorgo não passa de um nome estranho. No entanto, esse é o quinto cereal mais produzido no planeta. Sempre foi muito utilizado para a alimentação animal, mas vem ganhando espaço nas mesas em todo o mundo por causa de suas propriedades nutricionais.

LEIA MAIS
Cereais integrais e sua influência na saúde
LEIA MAIS
Os benefícios dos grãos e sementes na dieta vegetariana

Na Ásia e na África, os grãos são abundantemente usados na culinária e agradam por sua versatilidade. O sorgo é utilizado na produção de farinha e de amido industrial, na fabricação de pães e biscoitos.

Benefícios do sorgo

É um cereal rico em ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E. Ainda é fonte de fibras, antocianinas, ácidos fenólicos, taninos e amido resistente. Também contém compostos fenólicos com alta capacidade antioxidante, importantes para o combate a doenças crônicas.

Alimento sem glúten e corante natural

Outra grande vantagem do sorgo é que ele é naturalmente livre de glúten, proteína que não pode ser consumida por pessoas que possuem a doença celíaca. É essencial, no entanto, se certificar de que forma é realizada a produção e transporte do cereal, para que não haja contaminação cruzada com outros alimentos que possuem glúten.

Ele é benéfico para a digestão?

Por ser um alimento rico em fibras, o sorgo é extremamente benéfico para o nosso sistema digestivo. Para ter uma ideia, uma porção do cereal contém 48% da ingestão diária recomendada de fibras. Isso evita desconfortos como cólicas, inchaço, constipação, dores de estômago, gases e diarreia. Além disso, colabora para a redução do colesterol ruim (LDL), o que é determinante para a saúde do coração e prevenção de doenças como aterosclerose, infartos e derrames.

De que forma o cereal colabora para o fortalecimento dos ossos?

O sorgo é fonte rica de minerais que colaboram para a saúde óssea. O magnésio ajuda a manter os níveis de cálcio, pois aumenta a sua absorção. Como se sabe, o cálcio é essencial para a formação do tecido ósseo e previne doenças como a osteoporose e a artrite.

sorgo

Foto: Istock/Getty Images

O sorgo dá energia?

A Vitamina B6 (Niacina) tem como função converter a alimentação em combustível para o nosso corpo. Isso colabora para manter bons níveis de energia durante o dia todo. O alimento possui 28% do total de niacina recomendado diariamente.

É verdade que esse cereal melhora a circulação?

Sim! Além de ser fonte rica em magnésio e cálcio, o sorgo também é fonte de dois outros minerais. O cobre aumenta a absorção do ferro, que é importante para a oxidação do sangue.

Como utilizar a farinha de sorgo?

A farinha feita a partir do cereal é um ótimo substituto à farinha de trigo. Por essa razão, ela pode ser utilizada nas mais diferentes receitas, como bolos, panquecas, biscoitos, tortas e outros.

Por possuir várias cores na camada que envolve a semente (chamada de pericarpo), que varia do branco ao marrom, a farinha dispensa o uso de corantes artificiais em algumas preparações.

Quando se fala que o sorgo se destaca pela versatilidade, não há exagero. Ele pode ser utilizado, até mesmo, na produção de melaço, de bebidas alcoólicas e de biocombustíveis.

Como substituir a farinha de trigo por sorgo

Por não conter glúten, normalmente, é utilizada a maisena para conferir uma maior consistência à receita. Outra opção para deixar a preparação mais úmida é acrescentar um pouco de óleo ou manteiga. Saiba como fazer isso:

  • Para cada 140 g de farinha de sorgo, em receitas de doces, bolos e bolachas, adicionar 1/2 colher de sopa de maisena
  • Para cada 140 g de farinha de sorgo em receitas de pão, adicionar 1 colher de sopa de maisena
  • Sempre acrescentar 1/4 a mais da quantidade de gordura indicada na receita original
  • Acrescentar 1/4 a mais da quantidade de fermento ou de bicarbonato de sódio indicado na receita original

Aprenda a fazer uma receita de pão integral de sorgo

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de farinha de sorgo integral
  • 1 xícara de chá de aveia em flocos
  • 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
  • 1 xícara de chá de semente de girassol
  • 1 xícara de chá de leite
  • 3 ovos
  • 5 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de sal marinho
  • 1 colher de sopa de fermento para pão

Modo de Preparo:

Misture todos os secos, exceto o açúcar mascavo e o fermento. Bata todos os líquidos e o açúcar mascavo no liquidificador. Adicione a mistura líquida aos secos e mexa até virar uma massa homogênea. Por último, acrescente o fermento. Coloque a massa em uma forma de pão untada e polvilhe as sementes de girassol. Deixar descansar até que a massa dobre de volume. Asse por 40 minutos em forno preaquecido a 200ºC.

 

Sugestão Jasmine

O Pão sem Glúten com Frutas e Castanhas é feito com farinha de sorgo. Além dos benefícios desse supergrão, ainda contém bom aporte de fibras, frutas e sementes, como cranberries, maçãs, castanha-de-caju e castanha-do-Pará e linhaça.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!