Quando um grão é integral?

por Redação
em 12 de maio de 2016

Confira o que o grão precisa ter para permanecer íntegro e como escolher as opções que fazem bem para a saúde

A busca por alimentos integrais vem crescendo a cada ano. E não é para menos! As fibras presentes nesses alimentos são essenciais para uma alimentação saudável. A nutricionista Débora Mocelin explica que as fibras favorecem o funcionamento intestinal, melhoram a sensação de saciedade e auxiliam na redução dos níveis de colesterol e glicose sanguínea. “Além disso, os integrais têm vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, fósforo e ferro”, completa.

POR QUE INTEGRAL É MAIS SAUDÁVEL?
Porque grãos e cereais integrais não passam pelos processos de refinação, permanecendo com suas cascas ou películas – regiões ricas em fibras e nutrientes.

Na década de 70, médicos ingleses descobriram que populações africanas que se alimentavam de cereais integrais tinham menores índices de doenças intestinais. Na sequência, perceberam que a concentração dos nutrientes nesse tipo de comida prevenia problemas relacionados a doenças do coração e obesidade também. Hoje, o alimento integral é um grande aliado da vida saudável.

COMPONENTES DO GRÃO INTEGRAL
A nutricionista Débora explica que para um grão ser considerado integral, ele precisa ter os seguintes componentes: endosperma, gérmen e casca – também conhecido como farelo, que não é a casca fibrosa, mas sim a camada protetora do grão. “Quando os grãos passam pelos processos industriais de refinamento, são retirados o gérmen e a casca, onde ficam a maioria das vitaminas, minerais e fibras. Resta somente o endosperma, que é rico em carboidratos”, completa.

Alguns grãos como o nosso Gergelim Branco Descascado, por exemplo, apesar de descascados, permanecem integrais. Isso porque eles passam por um processo de higienização que retira a casca escura fibrosa mas mantém os outros três componentes que concentram os nutrientes e fibras.

SUGESTÕES JASMINE
Aqui na Jasmine, os alimentos integrais são integrais de verdade. Confira nossa linha de alimentos Gourmet Integral, Sem Glúten, Orgânicos, Granolas e muito mais!

Ah, que tal aproveitar para assistir ao nosso vídeo Sou Integral, Sou Jasmine?

Fontes:
Nutricionista Débora Mocelin, CRN: 1466; Revista Superinteressante e Site RG Nutri – Identidade em Nutrição.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!