Fale Conosco

Quando um grão é integral?

por jasmine
em 12/05/2016

Confira o que o grão precisa ter para permanecer íntegro e como escolher as opções que fazem bem para a saúde

A busca por alimentos integrais vem crescendo a cada ano. E não é para menos! As fibras presentes nesses alimentos são essenciais para uma alimentação saudável. A nutricionista Débora Mocelin explica que as fibras favorecem o funcionamento intestinal, melhoram a sensação de saciedade e auxiliam na redução dos níveis de colesterol e glicose sanguínea. “Além disso, os integrais têm vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio, fósforo e ferro”, completa.

POR QUE INTEGRAL É MAIS SAUDÁVEL?
Porque grãos e cereais integrais não passam pelos processos de refinação, permanecendo com suas cascas ou películas – regiões ricas em fibras e nutrientes.

Na década de 70, médicos ingleses descobriram que populações africanas que se alimentavam de cereais integrais tinham menores índices de doenças intestinais. Na sequência, perceberam que a concentração dos nutrientes nesse tipo de comida prevenia problemas relacionados a doenças do coração e obesidade também. Hoje, o alimento integral é um grande aliado da vida saudável.

COMPONENTES DO GRÃO INTEGRAL
A nutricionista Débora explica que para um grão ser considerado integral, ele precisa ter os seguintes componentes: endosperma, gérmen e casca – também conhecido como farelo, que não é a casca fibrosa, mas sim a camada protetora do grão. “Quando os grãos passam pelos processos industriais de refinamento, são retirados o gérmen e a casca, onde ficam a maioria das vitaminas, minerais e fibras. Resta somente o endosperma, que é rico em carboidratos”, completa.

Alguns grãos como o nosso Gergelim Branco Descascado, por exemplo, apesar de descascados, permanecem integrais. Isso porque eles passam por um processo de higienização que retira a casca escura fibrosa mas mantém os outros três componentes que concentram os nutrientes e fibras.

SUGESTÕES JASMINE
Aqui na Jasmine, os alimentos integrais são integrais de verdade. Confira nossa linha de alimentos Gourmet Integral, Sem Glúten, Orgânicos, Granolas e muito mais!

Ah, que tal aproveitar para assistir ao nosso vídeo Sou Integral, Sou Jasmine?

Fontes:
Nutricionista Débora Mocelin, CRN: 1466; Revista Superinteressante e Site RG Nutri – Identidade em Nutrição.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade