benefícios do alho
benefícios do alho

Os benefícios do alho: Por que investir nesse tempero natural

por tatiana.barros
em 20 de julho de 2017

O alho é uma iguaria milenar e já era utilizado pelos faraós egípcios por causa de suas propriedades medicinais. Se há algo que os povos antigos dominavam bem é o uso de elementos naturais para prevenção e tratamento de doenças – prova disso é que até hoje somos influenciados por esses conhecimentos.

Mas nem é preciso ir tão longe para saber que o alho é um alimento que merece fazer parte da sua cozinha. Veja por que o alho ajuda a manter a saúde em dia, além de dar sabor especial aos refogados.

Quais as propriedades nutricionais do alho?

São diversos os nutrientes que fazem do alho um alimento benéfico para o organismo. Ele é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Também é rico em minerais como ferro, selênio, enxofre, silício, iodo e cromo, além de aminoácidos, adenosina e enzimas.

LEIA MAIS
Temperos naturais para um cardápio mais saudável
LEIA MAIS
Hortaliças: muito além da salada verde

O alho também contém alicina, um composto biologicamente ativo que age como um poderoso antibiótico ao combater micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas.

Quais os benefícios do alho para o coração?

São diversas as propriedades medicinais desse alimento. Estudos mostram que o consumo regular de alho faz com que os vasos sanguíneos se dilatem com mais facilidade. Com isso, ajuda a reduzir a pressão arterial. O alho em pó ainda contribui para reduzir o colesterol ruim, responsável por entupir as artérias e causar doenças cardiovasculares.

É verdade que o alho ajuda a evitar gripes e resfriados?

Sim! O alho possui ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica. Por isso, é muito eficiente para prevenir e curar gripes e resfriados. É eficaz, até mesmo, para combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. Vale ainda consumir o alimento em forma de essência, para aliviar sintomas da asma.

Como o alho ajuda na digestão?

O alho ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos e, por isso, é benéfico para a digestão. Mas não apenas isso. Ele ainda ajuda na eliminação de resíduos do organismo e previne inflamações estomacais e intestinais. O alho é um alimento tão eficaz que “consegue” separar bem quais são as bactérias benéficas para o nosso organismo. O vegetal elimina aquelas que causam danos ao intestino e, ao mesmo tempo, preserva as que ajudam na digestão. Ainda age como diurético e colabora para a eliminação de líquidos e toxinas.

Comer alho em jejum faz bem?

Sim. A lógica é a mesma de ingerir água com limão em jejum. Isso porque, nos dois casos, a ingestão do alimento logo após acordar ajuda a desintoxicar o organismo de toxinas e rejeitos. Até problemas como depressão e diabetes podem ser evitados com o consumo desse alimento.

Há contraindicações para o uso do alho?

O consumo de alho não é indicado para quem possui problemas gástricos graves. Já quem toma algum anticoagulante ou tem problemas gastrointestinais deve consumir o alimento com moderação. O mesmo vale para gestantes. Caso haja dúvidas, é sempre recomendado que se consulte o médico para que ele possa analisar melhor cada caso.

Por que comer alho cru é saudável?

Essa é a melhor forma de consumir o alho, porque ele possui um importante composto chamado alicina, que combate doenças cardíacas e colabora para prevenir o câncer. Essa substância é liberada quando o alho cru é cortado, triturado ou mastigado. Em altas temperaturas, o composto se perde e os benefícios do alimento para a saúde são reduzidos.

benefícios do alho

Foto: Istock/Getty Images

Como utilizar o alho?

Como já se sabe, a melhor forma de consumir o alimento é ao natural – estudos recomendam a ingestão de um dente de alho cru por dia. No entanto, ele mantém boa parte de suas propriedades e continua sendo um alimento muito saudável quando preparado de outras maneiras. Confira como utilizar o tempero.

Assado:  Coloque na assadeira as cabeças do alho com casca, corte a ponta e tempere com um pouco de sal e azeite. O alho assado pode ser usado como guarnição, patê e tempero para purês e molhos.

Confitado: É só levar os dentes de alho com casca a uma panela, cobrir com azeite e deixar cozinhar em fogo baixo por cerca de quarenta minutos.

Frito: Fatie os dentes em pedaços pequenos, frite em óleo quente e sirva logo em seguida para não ficar rançoso.

Disfarçado: Para quem não gosta muito do sabor forte do alho, vale usá-lo no tempero da carne crua ou, até mesmo, prepará-lo no pão assado.

O alho ainda pode ser usado em saladas, sopas, caldos, molhos, temperos de carnes e o que mais a criatividade permitir.

Como plantar o alho?

Quem tem horta em casa e deseja cultivar o alho deve saber que é uma prática que exige um pouco mais de paciência. O plantio deve ser feito em vasos com solo arenoso, pouca umidade e em ambiente fresco. É um processo lento, já que a primeira colheita pode demorar até oito meses.

Como comprar e armazenar o alho?

A dica é escolher o alho fresco, com a cabeça inteira. A casca deve estar esticada e os dentes, bem firmes.  Ao chegar em casa, armazene em um local seco para manter sua qualidade. Nada de guardar na geladeira!

O alho emagrece?

É preciso muito cuidado ao ligar um alimento à perda de peso. Isso porque milagres não existem e a melhor forma para emagrecer é ter uma dieta variada e balanceada, combinada com a prática de atividades físicas. Mas é claro que alguns itens ajudam nesse processo, e assim ocorre com o alho. O alimento é termogênico, o que significa que estimula o metabolismo a trabalhar mais durante o processo digestivo. Além disso, prolonga a sensação de saciedade, um fator importante para diminuir a ingestão de alimentos e, assim, perder peso.

Alho com azeite é bom para o combate de varizes?

Esses alimentos misturados com um pouco de suco de limão reduzem de forma significativa a presença de varizes. Isso acontece porque esse óleo tem um potente poder anti-inflamatório, firmador e tonificante, propriedades importantes para reduzir as veias dilatadas e para ativar o bom ritmo do fluxo sanguíneo. Para utilizá-lo, basta aplicar sobre a pele e fazer massagens circulares, que irão ajudar na circulação, ativar o sistema linfático e impulsionar a eliminação de toxinas.

É verdade que o alho é afrodisíaco?

Especialmente para os homens, o alho é um aliado nesse quesito. O tempero ajuda a elevar os níveis de testosterona e a melhorar a circulação sanguínea. Isso pode melhorar a libido e ajudar em casos de impotência, prolongando a ereção. Para as mulheres, ele também possui ótimos benefícios no campo sexual, já que ajuda a aumentar a lubrificação vaginal.

Sugestão Jasmine

Gostou de saber sobre os benefícios do alho para a sua saúde? É sempre bom investir em alimentos que conferem sabor especial às receitas e, de quebra, fazem bem para a saúde. Pensando sempre nessa combinação, a Jasmine não poderia deixar o alho de fora de seu portfólio de produtos. Há duas opções de snacks para incluir no seu lanche: o Biscoito Integral de Alho e Óregano, que possui 40% menos sódio, é fonte de fibras, ferro e vitaminas e não contém gordura trans e a Pipoca Zero Sabor Alho e Orégano, feita sem gordura, com 30% menos calorias, baixo teor de sódio e formulada apenas com aromas naturais. Conheça nossa linha completa e invista em uma alimentação saudável para toda a família!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!