orégano
orégano

Orégano: Muito mais do que um tempero

por tatiana.barros
em 20 de outubro de 2017

Originária do Mediterrâneo, essa folha tem alto valor nutricional e é mais versátil do que aparenta. Você sabia que até o óleo de orégano pode ser consumido e que preserva a maioria de suas propriedades?

Quais os nutrientes presentes no orégano?

É uma planta rica em vitaminas A, C, K e do complexo B; minerais como zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio; polifenóis e ômega 3.

O orégano ajuda na perda de peso?

Quando se fala em emagrecimento, é preciso sempre ter em mente que um alimento isolado não tem o poder de proporcionar esse efeito. Isso é especialmente válido no caso do orégano, cujo uso geralmente vem acompanhado de preparações calóricas, como a pizza. Mas o que acontece é que a planta possui uma substância chamada carvacrol, que pode prevenir o ganho de peso ao reduzir a inflamação no tecido adiposo branco.

LEIA MAIS
Os benefícios do alho: Por que investir nesse tempero natural
LEIA MAIS
Temperos naturais para um cardápio mais saudável

O óleo de orégano e as folhas secas também podem ser aliados nesse objetivo, uma vez que eles possuem uma digestão lenta, o que prolonga a saciedade, reduz o apetite e, por consequência, faz com que se coma menos.

É verdade que o óleo de orégano é um bom relaxante muscular?

Sim. A ser aplicado sobre a pele, ajuda na recuperação do treino, reduzindo dores musculares. Para isso, vale preparar uma mistura de partes iguais de óleo de orégano e de azeite e, em seguida, massagear bem a região, com movimentos circulares e suaves.

De que forma o orégano ajuda na digestão?

Uma das funções do orégano (especialmente seu óleo) é promover a secreção de bile pelo fígado. Ele ainda melhora sintomas como indigestão, flatulência e a sensação de estômago pesado depois de uma refeição.

O orégano é bom para diminuir cólicas?

Sim. Para começar, o alimento ajuda a regular o ciclo menstrual e até previne a menopausa precoce. Para combater as cólicas, deve-ser fazer um chá com as folhas frescas ou apenas mastigá-las. Se você tiver apenas o orégano seco, não tem problema: basta levá-lo ao fogo com água até ferver. Desligue o fogo, deixe a bebida abafada por três minutos e beba em seguida.

O orégano faz bem ao coração?

A planta conta com bons níveis de potássio, mineral importante para o controle da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, especialmente em casos que são elevados devido ao consumo em excesso de sódio.  Os antioxidantes e o ômega 3 também colaboram para a saúde cardiovascular, pois reduzem as inflamações.

Por que o orégano é bom contra a gripe?

Como o orégano fortalece o sistema imune, graças aos seus antioxidantes que combatem os radicais livres, ele auxilia no tratamento de infecções como a gripe e resfriados, aliviando sintomas comuns como dores de garganta, de cabeça, tosse, entre outros. Ao sentir os primeiros sintomas, prepare um chá de orégano. Vale ainda bater as folhas com o suco de fruta que desejar. É indicado ingerir a bebida três vezes ao dia. Para melhorar a congestão nasal, vale inalar o vapor do orégano. Outra opção é ingerir óleo de orégano misturado com um pouco de água, antes das refeições.

Em casos de asmas o orégano também é útil?

Sim. O ataque de asma é caracterizado pela dificuldade de respirar e os antioxidantes presentes no orégano ajudam a limpar o trato respiratório e os tubos branquiais, o que facilita a respiração. Mas uma dica importante: você deve ingerir o óleo, e não inalá-lo, pois os compostos aromáticos podem piorar os sintomas.

Quais os benefícios do orégano para os ossos?

A planta é rica em minerais, como o ferro e o manganês, que são essenciais para a manutenção dos ossos. Isso faz com que ele seja importante para a prevenção da osteoporose, especialmente para mulheres na menopausa, que são mais suscetíveis a desenvolver a doença.

Como cultivar o orégano?

Plantar o orégano na sua horta caseira é bem simples. Para isso, é importante escolher um local que receba algumas horas de luz solar todos os dias. A luminosidade natural faz com que as propriedades aromáticas das folhas sejam intensificadas.Irrigue o solo com frequência, mas sem exageros.

Você pode optar por plantar sementes, por divisão de touceiras, ou por estaquia. A germinação das sementes, normalmente, acontece em duas semanas.

Sugestão Jasmine

Você gosta do sabor especial do orégano? Nós também! Por isso, ele está presente em dois dos nossos produtos, que são deliciosos snacks entre as refeições. O primeiro é o Biscoito Integral Alho e Orégano, que tem 40% menos sódio, é livre de gorduras trans, tem baixo nível de gorduras saturadas e é fonte de fibras, ferro e vitaminas.

Temos ainda a Pipoca Zero de Alho e Orégano, feita sem gordura, com 30% menos calorias, temperado com sal integral moído Jasmine, formulada apenas com aromas naturais e sem realçador de sabor. A porção tem apenas 78 kcal.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!