Superfrutas
Superfrutas

O poder das superfrutas: Cranberry, Açaí e Goji Berry

por Redação
em 6 de agosto de 2014

As superfrutas estão na moda e são reconhecidas pela alta concentração e variedade de nutrientes benéficos à saúde. Algumas como Cranberry, o Açaí e a Goji Berry são ainda mais nutritivas. A nutricionista Lili Purim Niehues explica que as frutas e verduras têm vitaminas e minerais que favorecem o nosso metabolismo e proporcionam vitalidade ao organismo. “E ao consumirmos frutas da época, obtemos os nutrientes em sua melhor performance”, salienta. Mas as super frutas vão além

Segundo a nutricionista Lili, o ideal é comer pelo menos duas porções de frutas por dia, combinadas com três porções de vegetais. “Ou seja: cinco ao dia, assim teremos uma disponibilidade de nutrientes bem interessante”, explica. Ela também comenta a importância da variedade. “Nosso corpo se alegra com combinações novas”.

 

O que são as superfrutas?

Além de alimentar, as superfrutas se diferenciam das frutas tradicionais pela sua capacidade de agir no organismo como um alimento funcional. Isso significa que, elas também contribuem para a saudabilidade do organismo, favorecendo o aumento da imunidade, a prevenção e, até mesmo, o tratamento de algumas patologias. “Superfruta é aquela que tem capacidade funcional. Além de nutrir, ela tem capacidade de facilitar a saúde, melhorar a imunidade e, inclusive, tratar doenças”, diz Javier Andrés Vilanova Garcia, doutor e professor em nutrição e consultor da Jasmine Alimentos.

LEIA MAIS
Alimentos antioxidantes para uma vida mais saudável
LEIA MAIS
O que é Goji Berry? Conheça seus benefícios, nutrientes e formas de consumo

Uma das principais características das superfrutas é a sua alta concentração de antioxidantes. Por isso, elas oferecem mais força ao organismo para o combate aos radicais livres e, assim, ajudam a proteger o organismo contra várias doenças, entre elas, as cardiovasculares e as neurodegenerativas.

Agora, saiba mais sobre o Cranberry, o Açaí e a Goji Berry

Cranberry

Cultivada na América do Norte, a Cranberry possui vitamina A, C e D, fibra dietética, manganês, fitoquímicos e uma alta concentração de antioxidantes, cerca de 9.584 unidades para cada 100g. Alguns estudos clínicos comprovaram que a Cranberry tem um efeito antibacteriano e, por isso, ajuda a prevenir o desenvolvimento de infecções do trato urinário.

Goji Berry

Recentemente, essa pequena fruta ganhou os holofotes graças a sua enorme quantidade de nutrientes. A Goji Berry é a fonte mais rica de vitamina C disponível atualmente, pois ela possui 500 vezes mais vitamina C que a laranja. Além disso, ela também possui aminoácidos e aproximadamente 21 oligoelementos. A Goji possui uma enorme concentração de antioxidantes – cerca de 25 mil unidades para cada 100g, uma quantidade muito superior à encontrada em diversos alimentos. Como as condições climáticas para a produção da Goji Berry são bastante específicas, no Brasil, ela só é encontrada no formato de fruta desidratada ou em pó.

Açaí

O Açaí já caiu no gosto dos brasileiros e é bastante conhecido pela sua capacidade estimulante, perfeita para quem pratica atividades físicas. Ele possui proteínas, lipídios, fibras, cálcio, ferro, fósforo, vitaminas B¹ e B² e vitamina C. Além de estimulante, o Açaí também possui bons níveis de antioxidantes e altas concentrações de β-sitosterol, um fitosterol que pode contribuir na redução dos níveis de colesterol no sangue.

Como consumir

É importante lembrar que o consumo dessas superfrutas não possui nenhuma contraindicação e pode ser feito diariamente por pessoas com saúde normal, conforme indicado na embalagem ou orientação médica. Em casos de diabetes, intolerância ou alergia alimentar e problemas do coração, entre outros, é recomendável consultar um especialista ou nutricionista antes do consumo.

Sugestão Jasmine

Você pode encontra as superfrutas Cranberry, Goji Berry e Açaí juntos na embalagem de Red Berries Jasmine. Uma opção sem igual, supersaudável e gostoso para você se alimentar e viver superbem. Saiba mais!

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!