Maca Peruana
Maca Peruana

Maca Peruana: para que serve e os benefícios do superalimento

por Redação
em 6 de junho de 2014

Encontrada no Peru a mais de 4.500 metros de altitude, a maca peruana suporta as mais diversas variações climáticas e é considerada uma planta adaptógena por ter propriedades que melhoram a capacidade do organismo de se adaptar a situações extremas no cenário emocional, físico e químico. Essa raiz com aparência semelhante a um rabanete, ganhou fama pelo mundo devido ao grande número de benefícios que seu consumo pode trazer ao nosso organismo.

A Maca é rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e os fitonutrientes como o macamindes e macaina que são próprios da planta, que atuam no organismo melhorando a saúde e a disposição.

Além dos vários benefícios já citados, a Maca também contribui no aumento da resistência imunológica do corpo. A planta também é conhecida por seu potencial afrodisíaco, seus nutrientes auxiliam no aumento da libido em homens e mulheres e também melhora a vitalidade e a fertilidade de ambos os sexos.

Benefícios da Maca Peruana

Regula hormônios femininos

Um dos benefícios específicos do uso da maca para as mulheres é a atuação sobre os níveis hormonais do organismo. Durante a menopausa o corpo sofre uma deficiência na produção do estrogênio, essa deficiência é responsável pelas ondas de calor, os suores noturnos, a irritabilidade, o ressecamento vaginal, entre outros sintomas desconfortantes. O consumo da Maca Peruana ajuda na redução desses sintomas, principalmente nas recorrentes ondas de calor, sem que haja nenhum efeito colateral.

Aumenta a libido

Estudo publicado no Asian Journal of Andrology observou que, entre homens de 24 e 44 anos que consumiram o alimento pro quatro meses tiveram aumento de sêmen e de mtoilidade espermática. Há indícios também de que o alimento ampliou o desejo sexual e reduziu níveis de estresse ansiedade.

Atua contra diabetes

O alimento é rico em fibras, que diminuem a velocidade de absorção de glicose. Além disso, inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão liberando muita insulina repentinamente (o que pode deixar as células resistentes à substância e, consequentemente, favorecer o diabetes). E, embora seja composto 59% em carboidratos, a Maca é rica em fibras que aumentam a saciedade.

Faz bem para os ossos

Calcula-se que a cada 100 gramas de de maca peruana existam 150 mg de cálcio, que fortalece os ossos e colabora no combate à osteoporose. Para efeito de comparação, o alimento tem 50% mais cálcio que o leite.

Faz bem para o coração

Rica em ômega 3, a maca tem efeito vasodilatador e reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). Além disso, os aminoácidos do alimento controlam gorduras no sangue, reduzindo hipertensão.

Ajuda no tratamento de anemia

A cada 100 gramas de maca peruana há 16,6 gramas de ferro, nutriente essencial no combate à anemia.

Aumenta a imunidade

O alimento é conhecido por colaborar na adaptação do corpo a condições adversas do ambiente e aumentar a força muscular.

LEIA MAIS
8 alimentos que aumentam a imunidade
LEIA MAIS
Conheça os benefícios da semente de abóbora para a sua saúde

Onde comprar maca peruana

A Jasmine Alimentos possui uma linha de Ativos que busca oferecer mais saúde na alimentação. Entre elas está o Ativo Maca. O ideal é consumir duas colheres de sopa por dia de Ativo Maca Jasmine, em sucos, frutas, água, vitaminas, iogurte, acompanhando refeições ou em qualquer alimento de sua preferência.  É importante lembrar que o consumo sempre deve ser orientado por um nutricionista e/ou médico. Para comprar, basta procurar por produtos da Jasmine.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!