Ingredientes: a versatilidade da alfarroba

por Redação
em 26 de setembro de 2014

Conhecida como uma alternativa ao cacau, a alfarroba oferece diversos benefícios à saúde. Saiba mais!

Ela é fruto da alfarrobeira, árvore nativa da costa do mediterrâneo, tem o formato semelhante ao de uma vagem, sua cor é o marrom e apresenta um sabor bem parecido com o do cacau. Estamos falando da alfarroba! Apesar de pouco conhecida, ela vem ganhando espaço na mesa dos brasileiros como uma alternativa saudável ao chocolate em diversas receitas.

Os apaixonados por chocolate garantem: nada melhor que um pedacinho da iguaria para melhorar o astral e proporcionar aquela sensação de bem-estar. Mas, para alguns, o cacau pode ser visto como vilão, principalmente, em casos de sensibilidade ou alergia a ingredientes da sua composição, como a teobromina e a cafeína. Para essas pessoas, a alfarroba surge como uma boa alternativa, afinal, os produtos feitos à base de alfarroba têm sabor e aspecto visual semelhante ao do chocolate.

Outro grupo beneficiado com a popularização da alfarroba é o dos intolerantes à lactose, alérgicos à proteína do leite e celíacos que encontram na fruta uma opção de consumo segura, pois além de uma menor concentração de gordura, a alfarroba também é livre de lactose, assim como de glúten.

Benefícios
Os benefícios da alfarroba não se restringem apenas ao fato dela ser um alimento não alergênico. Rica em fibras, que contribuem para a redução dos níveis de colesterol no sangue e auxiliam na prevenção de doenças do coração como a arteriosclerose, ela também possui proteínas, vitaminas do complexo B e contém compostos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres. Outro benefício característico da alfarroba é o seu sabor, naturalmente doce, que ajuda a reduzir o uso de açúcar em diversas receitas.

Quem pode consumir?
Não existe nenhum estudo que comprove algum malefício relacionado à alfarroba, portanto, ela pode ser consumida tranquilamente por qualquer pessoa que queira substituir o cacau por uma opção mais saudável, além de pessoas que possuam sensibilidade ou alergia a qualquer componente do cacau.

Sugestão de consumo
Incluir a alfarroba na alimentação é uma tarefa simples. É só adicioná-la em água, sucos, vitaminas, bebidas vegetais ou usá-la como substituta ao cacau em várias receitas, como bolos, shakes, caldas, doces, entre muitas outras opções. Experimente!

Confira uma deliciosa e prática Receita de Bolo de Caneca com Alfarroba.

Saiba Onde Encontrar os nossos produtos na sua região.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!