Fale Conosco
alfarroba
alfarroba

Alfarroba: Descubra por que esse é um bom substituto do cacau

por jasmine
em 08/11/2017

Nativa do Mediterrâneo, a alfarrobeira é uma espécie de vagem que tem ganhado espaço na culinária por ser uma substituta do cacau na preparação de receitas. De coloração marrom escura e sabor adocicado,  é um produto comumente usado na versão em pó e que concentra nutrientes importantes para o organismo.

Qual a diferença da alfarroba para o cacau?

O que mais diferencia esses dois produtos é a quantidade de dois de seus componentes. Enquanto o cacau concentra 23% de gordura, a alfarroba possui apenas 0,7%. Por outro lado, o cacau é mais pobre em açúcar (5% de sua composição), enquanto o alfarroba possui entre 38% e 45% de sacarose, glicose e frutose.

 

A grande vantagem da alfarroba em relação ao cacau é o fato de não possuir em sua composição elementos estimulantes e que podem causar reações, como a cafeína e a teobromina.

LEIA MAIS
Cacau ou Alfarroba: entenda suas semelhanças e diferenças
LEIA MAIS
Cacau: benefícios do principal ingrediente do chocolate

Quais os benefícios da alfarroba para o intestino?

É um alimento rico em fibras naturais, que protegem a floral intestinal e regulam o funcionamento do intestino. Com isso, o consumo colabora para reduzir casos de diarreias, desordens nutricionais, úlceras e ainda promove uma digestão mais saudável.

Quais os benefícios do alimento para o coração?

A alfarroba concentra bons níveis de gorduras poli-insaturadas, que são aquelas benéficas ao nosso organismo. Graças a isso, essa é uma boa opção para quem precisa reduzir o colesterol ruim (LDL) no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares, como derrame e infarto. O magnésio e o potássio, também presentes na alfarroba, são dois nutrientes importantes para diminuir a pressão arterial e, assim, colaboram para evitar a hipertensão.

É verdade que a alfarroba também faz bem para a pele?

Isso mesmo. Por conter altos níveis de vitamina A e C, é um poderoso antioxidante. Isso faz com que seja evitado o envelhecimento precoce e garante que as células da pele se mantenham saudáveis e bem nutridas. Essas vitaminas ainda promovem a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme.

Diabéticos podem consumir o produto?

As fibras também retardam o processo de digestão. Com isso, evitam-se os picos de glicose, que causam resistência à insulina e, por consequência, a diabetes tipo 2. Por tudo isso, é um alimento permitido aos diabéticos.

É indicado o consumo para grávidas?

Um dos minerais presentes na alfarroba é o magnésio. E o que isso tem a ver com a gravidez? É um nutriente essencial para evitar o risco de osteoporose e ainda colabora para aumentar o nível de tolerância à dor.

Como consumir a alfarroba?

A versão em pó desse produto pode ser usada na preparação de receitas variadas que, normalmente, levariam cacau, como tortas, bolos e outros doces variados.

Atenção: o seu consumo deve ser moderado, especialmente por pessoas com obstrução intestinal ou com estenose do esôfago ou do intestino.

Receita de Vitamina de Alfarroba

Anote uma receita prática e saudável para consumir a alfarroba em sua dia a dia.

Ingredientes:

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida.

Sugestão Jasmine

Quer inserir o consumo de alfarroba na sua rotina alimentar? A Jasmine conta com o Gran Cookies Diet Aveia + Alfarroba e Amêndoas, um lanche saboroso e saudável para você comer entre as refeições principais do dia. Conheça nossa linha completa de produtos e invista em uma alimentação muito mais funcional para a sua saúde.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade