goji berry
goji berry

O que é Goji Berry? Conheça seus benefícios, nutrientes e formas de consumo

por Redação
em 14 de março de 2017

A pequena fruta vermelha vinda do oriente, e aliada da medicina tradicional chinesa há milênios, ganhou, recentemente, status de superalimento deste lado do mundo. Tudo isso graças à riqueza de nutrientes que conquistou os adeptos de uma alimentação mais saudável. E, de fato, são muitos os benefícios da goji berry para o bom funcionamento do organismo. Confira abaixo.

Por que a goji berry é considerada um superalimento?

O termo superalimento é usado para definir alimentos naturais com alto teor de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos, ácidos graxos essenciais e antioxidantes. Com isso, são produtos extremamente benéficos para a saúde de uma forma geral: evitam o surgimento de doenças e proporcionam uma melhor qualidade de vida. Por se enquadrar em todas as características, a goji berry é considerada um superalimento.

Quais os principais nutrientes?

Um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition revelou que 100 gramas de goji berry desidratada contêm 2.500 miligramas de vitamina C, um volume 50 vezes maior do que a presente na laranja.  A fruta também é a maior fonte conhecida de carotenóides, substância importante para a saúde da pele e da visão. Além disso, é rica em vitaminas do complexo B, principalmente a B1, B2 e B6.

LEIA MAIS
A verdade sobre as frutas e superfrutas na dieta
LEIA MAIS
Turbine o seu cardápio com as nossas Superfrutas

A goji berry contém ainda 19 aminoácidos (incluindo os oito essenciais que o nosso organismo só consegue adquirir por meio da alimentação), 21 minerais vestigiais (entre eles o ferro e o zinco), beta-sitosterol (bom para o coração e a saúde da próstata), ácidos graxos essenciais (gorduras boas), cyperone (fito-nutriente que traz benefícios ao coração e à pressão sanguínea), fisalina e betaína (importantes para o fígado).

Goji berry

Como possui grande quantidade de vitamina C, a goji berry tem alto potencial antioxidante e anti-inflamatório. Foto: Istock/Getty Images

Quais os benefícios da goji berry?

Fortalece o sistema imunológico: A vitamina C é um importante aliado do sistema imunológico, uma vez que aumenta a produção de glóbulos brancos, responsáveis por combater elementos estranhos presentes no organismo. A vitamina aumenta ainda os níveis de anticorpos: evita que o corpo fique mais vulnerável a contrair doenças.

Melhora a visão: Os carotenóides são responsáveis pela manutenção da saúde dos olhos e, como citado acima, a goji berry é o alimento com a maior concentração dessa substância. Além disso, a fruta possui propriedades antioxidantes, que protegem os olhos de radicais livres, que podem causar doenças como catarata.

Confere fotoproteção à pele: Além de protegerem a visão, os carotenoides também trazem benefícios para a pele, conforme mostram alguns estudos científicos. Por isso, o consumo da goji berry proporciona fotoproteção extra para pessoas mais sensíveis aos raios ultravioletas. Além disso, a superfruta ajuda a reduzir inflamações da pele e evitam a imunossupressão (quando o sistema imunológico fica menos eficiente).

Possui ação anticancerígena: Uma pesquisa publicada no Journal of the American College of Agriculture revelou que a fruta pode ajudar a inibir células cancerígenas, especialmente aquelas ligadas ao colón e ao útero. Na medicina tradicional chinesa o fruto já é usado para auxiliar no tratamento do câncer.

Previne doenças cardiovasculares: As vitaminas C, E e A, presentes na fruta, têm elevada ação antioxidante. Isso faz com que haja uma redução do colesterol ruim (LDL), o grande vilão do coração, responsável pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. A vitamina B6, também presente na fruta, ajuda a reduzir a quantidade de homocisteína. Esse aminoácido, presente no sangue, está relacionado ao surgimento de doenças cardiovasculares como AVC e infarto.

Protege de doenças neurológicas: Os ácidos graxos essenciais ajudam a regular o funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, enquanto as vitaminas do complexo B (principalmente B1) também ajudam a evitar lesões cerebrais irreversíveis. O consumo de goji bery pode ainda combater os radicais livres, que podem causar doenças neurodegenerativas.

Proporciona bem-estar: A vitamina B6 ajuda na produção de serotonina, hormônio responsável por causar a sensação de bem-estar.

Ação antioxidante: Por ser rica em carotenóides e vitamina C, a fruta tem forte ação antioxidante. Isso quer dizer que o consumo da goji berry  ajuda a proteger o organismo de danos nos tecidos, células, membranas celulares e, até mesmo, no DNA. Isso previne contra diversas doenças.

Evita danos no fígado: A medicina tradicional chinesa (sim, mais uma vez ela!) usa extratos de goji berry para eliminar radicais livres presentes no fígado. Os radicais livres são átomos ou moléculas que, sob estresse oxidativo, agridem as células do corpo e colaboram para o envelhecimento e desenvolvimento de doenças.

Melhora a qualidade do sono: Como é eficiente na redução do estresse, a goji berry também ajuda a dormir com mais qualidade.

Goji Berry

O consumo diário de goji berry deve ser moderado: uma boa maneira é usar a fruta no café da manhã, com sucos ou iogurtes. Foto: Istock/Getty Images

 Goji berry ajuda a emagrecer?

Como a fruta possui uma grande quantidade de vitamina C, que é um potente antioxidante e anti-inflamatório, ela ajuda na queima de gorduras e o resultado disso é a perda de peso. Além disso, a goji berry é rica em vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo e, consequentemente, aumentam a produção de energia. Essa equação ajuda no ganho de massa magra (músculo) de quem pratica atividades físicas. Por fim, a goji berry possui aminoácidos determinantes para a formação da serotonina, o hormônio que causa a sensação de bem-estar e, logo, reduz a compulsão por doces e carboidratos.

Quais as melhores maneiras de consumir goji berry?

Embora seja benéfica para o corpo, a goji berry deve ser consumida com moderação: a ingestão diária não deve ultrapassar os 45 gramas ou 100 ml de suco. Isso porque o excesso de consumo de vitamina C, por exemplo, pode causar problemas como cálculos renais, distúrbios gastrointestinais e incômodo na bexiga.

Uma boa maneira de inserir a fruta na rotina alimentar é consumi-la pela manhã, na forma de suco ou acompanhada de outras frutas ou cereais. Por ser um pouco amarga, pode ser mais saboroso consumir com iogurtes. Isso garantirá mais energia para o restante do dia. Só evite acrescentar açúcar! Além disso, se consumir a fruta em sua versão desidratada, ingira com líquidos, para hidratar as fibras e potencializar os seus resultados.

Goji Berry in natura, desidratada ou em cápsula?

Por ser uma fruta importada, é difícil achar a goji berry in natura no Brasil e, por isso, o preço é bem salgadinho. A  versão desidratada é mais facilmente achada em lojas especializadas em produtos naturais, com as vantagens de manter todos os seus nutrientes e ser menos calórica. Outra alternativa é a goji berry em cápsula ou em pó, vendida em farmácias de manipulação como suplemento. Essa é uma maneira prática de inserir a fruta na rotina e garantir a ingestão dos nutrientes, mas sem o prazer de degustar o alimento.

Existe alguma contraindicação?

Alguns estudos mostram que a fruta não deve ser consumida por quem faz uso de medicamentos anticoagulantes, para controle glicêmico e de pressão. Isso porque a fruta pode interferir na eficácia deles. Por isso, é importante consultar o médico antes de inserir a fruta na rotina alimentar diária. O profissional da saúde pode dizer se o alimento é indicado para o perfil do seu organismo e sugerir a melhor forma de consumo.

Receitas com Goji Berry

Testamos várias receitas com essa superfruta oriental. São rápidas, fáceis e muito nutritivas. Que tal fazer na sua casa?

Receita de Molho Agridoce de Goji Berry

Receita de Calda de Goji Berry

Sugestão Jasmine

Se você gostou das informações sobre a goji berry e quer incluir esta superfruta em seu cardápio, experimente a goji berry desidratada da Jasmine. Prática e saudável, ela vem pronta para o consumo, em embalagem com zíper que auxilia na preservação das propriedades da fruta e facilita para você poder carregar para qualquer lugar. A Jasmine também incluiu a goji berry no Gran Cookie Integral Aveia + Berries (Goji, Açaí e Cranberry) e no Mix Sementes + Frutas. Confira!

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!