germe de trigo
germe de trigo

Germe de trigo: os benefícios da parte mais nobre do cereal para a saúde

por Redação
em 10 de abril de 2017

O trigo é um dos cereais mais cultivados no mundo, o que faz com que esteja presente em incontáveis receitas que fazem parte do nosso cotidiano, como pães, massas, biscoitos e bolos. Podemos dizer que o cereal é praticamente parte da nossa cultura. Mas o que pouca gente sabe é que o alimento possui uma “pérola” em sua composição. Essa joia nutricional é conhecida como gérmen de trigo.

O que é o gérmen de trigo?

O gérmen de trigo é o embrião do grão de trigo e sua parte mais nobre, já que é ali onde fica concentrada a maioria dos nutrientes do cereal. Durante o processamento do trigo, o germe é retirado, uma vez que suas gorduras insaturadas podem reduzir a validade dos produtos. No entanto, nos últimos tempos, o seu valor ganhou espaço, principalmente por ser fonte de vitamina E, que é um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento das células e contribui para o aumento da imunidade.

Qual a diferença do gérmen de trigo para a fibra de trigo?

Durante a fabricação da farinha de trigo, o germe e a fibra são descartados. O resultado disso é a farinha branca, com pouco valor nutricional. E enquanto o germe é esse embrião que fica dentro do grão, a fibra, que também é conhecida por farelo de trigo, é a camada externa do grão, película que o envolve, obtida no processo de moagem para produção da farinha.

Qual a sua composição nutricional?

Além de ser rico em vitamina E, o germe de trigo ainda é fonte de vitaminas do complexo B, que geram energia para o corpo e regularizam o sistema digestivo, entre outros benefícios. Nutrientes como acido fólico e vitamina K também estão presentes em grande quantidade, assim como potássio, ferro, zinco, cálcio, fósforo e selênio.

O gérmen de trigo também tem ácidos graxos ômega-3, que promovem o aumento dos níveis de colesterol bom (HDL) e a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue. Isso é essencial para evitar doenças cardiovasculares, como hipertensão, aterosclerose, infarto e derrame cerebral.

Para completar, o gérmen é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e promovem a saciedade, e de proteína, que mantém os músculos saudáveis, repara tecidos danificados e regula os níveis de energia no corpo.

Por que o gérmen de trigo faz bem para as mulheres?

Para as mulheres, o gérmen de trigo é um aliado poderoso por duas razões. A primeira é que o consumo regular desse alimento ajuda a regularizar o ciclo menstrual: seus nutrientes agem nas glândulas sexuais, o que afeta diretamente (e da forma mais positiva possível) a produção de hormônios.

O segundo motivo é especial para as mulheres grávidas. A inserção do gérmen na dieta é recomendada graças a uma substância: o ácido fólico, que reduz as chances de o feto ter defeitos do tubo neural, como falha no desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal.

LEIA MAIS
As diferenças entre germe de trigo e fibra de trigo
LEIA MAIS
Fibras para que te quero!

O gérmen de trigo emagrece?

Essa é uma das perguntas mais frequentes quando se trata de alimentos naturais. Embora nenhum alimento por si só seja responsável pela perda de peso ou ganho de massa magra, introduzir alguns alimentos funcionais na dieta pode auxiliar no alcance desse objetivo. E assim acontece com o gérmen de trigo.

O mérito fica por conta da grande quantidade de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e evitam os picos glicêmicos no sangue, o que prolonga a sensação de saciedade. Quem sente menos fome, come menos e elimina gordura. Já as proteínas são aliadas de quem pratica atividades físicas, por ajudar no ganho de massa magra.

Mas é preciso ficar atento: esse é um alimento calórico e, se consumido em excesso, poderá não causar os efeitos desejados. Quando se trata de alimentação, equilíbrio deve ser a palavra de ordem!

O gérmen de trigo faz bem para a pele?

Sim. O gérmen de trigo possui nutrientes com propriedades antioxidantes e regenerativas que fazem dele um aliado da beleza. O alimento evita o envelhecimento precoce e previne rugas, além de ser benéfico para quem sofre com psoríase, dermatite e eczema. Ele é considerado, inclusive, um bom protetor solar natural para o corpo e alivia os danos causados por queimaduras solares. O gérmen é aquele produto quase mágico que evita acnes, deixa a pele mais lisa e reduz até mesmo as cicatrizes.

Para usá-lo com essa finalidade também não tem mistério. Basta investir na versão em óleo do gérmen de trigo, que é encontrada em lojas de produtos naturais, e aplicá-lo diretamente na pele. Por ser um ótimo hidratante corporal, é muito indicado para quem sofre com pele seca e rachada. E fica uma dica extra: depois de um dia de correria e estresse, faça uma massagem com o óleo de gérmen de trigo. Ele ativa a circulação sanguínea e ainda proporciona um relaxamento ideal para finalizar o dia.

Para quem sofre com fios secos e danificados, esse é um poderoso hidratante natural. Vale usá-lo como aparador de pontas e no couro cabeludo para prevenir quedas. Para isso, basta aplicar na região e massagear bem. Isso irá ativar a circulação sanguínea e auxiliará no crescimento dos cabelos e folículos saudáveis.

Como consumir o gérmen de trigo?

Não é um desafio incluir o gérmen na sua dieta alimentar. O alimento é bem versátil e pode ser um complemento da sua alimentação de diversas formas. Como possui um sabor bem suave, pode ser acrescido em vitaminas e sucos, que quase não fará diferença. Vale ainda adicionar em massas de pães, bolos e pizzas, como um substituto da farinha de trigo. O ideal é não usar mais do que duas colheres de sopa no cardápio diário.

Há contraindicações do seu consumo?

O gérmen de trigo possui a proteína glúten em sua composição. Por essa razão, ele não deve ser consumido por pessoas portadoras da doença celíaca.  Tirando esses casos, o alimento é indicado, inclusive, para crianças.

Sugestão Jasmine

Gostou de saber dos benefícios do germe de trigo? Em nosso portfólio de produtos você encontra o Germe de Trigo Tostado, alimento rico em fibras solúveis e insolúveis, que concentra a maior parte dos nutrientes presentes no grão de trigo. Temos ainda o Germe e Fibra de Trigo, que é a parte germinativa do grão de trigo e a camada externa do grão, obtida no processo de moagem para produção da farinha de trigo. Conheça os nossos produtos!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!