Fruta desidratada
Fruta desidratada

Fruta Liofilizada x Fruta Desidratada

por Redação
em 22 de abril de 2015

Todo mundo sabe da importância das frutas na composição de um cardápio saudável. Além de leves, elas também ajudam na hidratação e fornecimento de vitaminas, fibras e minerais para o organismo. Além da forma in natura, elas também podem ser encontradas em fatias sequinhas, crocantes e prontas para o consumo. Existem dois processos diferentes que podem deixar as frutas sequinhas e crocantes: a liofilização e a desidratação.

O que é a Liofilização

O processo de liofilização também é conhecido como criossecagem ou criodesidratação. Nele, as frutas são congeladas para que toda a água contida nelas se transforme em gelo, em seguida elas são colocadas em uma câmara fechada e todo o oxigênio é retirado, fazendo com que mais de 90% da água, presente na fruta em forma de gelo, sofra um processo de sublimação. Assim, ela passa do estado sólido direto para o gasoso.

Benefícios do processo
1. Redução na perda de vitaminas.
2. Fácil digestão.
3. Impede o crescimento de microrganismos.
4. As frutas ficam leves e não precisam de refrigeração.
5. O tempo de armazenamento é maior.

LEIA MAIS
O poder das superfrutas: Cranberry, Açaí e Goji Berry

Desidratação

A desidratação é um processo que utiliza o ar quente para retirar toda água presente nas frutas através da evaporação, ou seja, a água que está em estado líquido passa para o estado gasoso devido ao recebimento do calor. O resultado é parecido com o obtido na liofilização, com a desvantagem de que o calor pode interferir na qualidade nutricional do alimento, já que pode ocorrer o rompimento das fibras alimentares na fruta desidratada, por exemplo.

Benefícios do processo
1. Fácil digestão.
2. Impede o crescimento de microrganismos.
3. As frutas ficam leves e não precisam de refrigeração.
4. O tempo de armazenamento é maior.

Sugestão Jasmine

Entre os nossos produtos, oferecemos as deliciosas Frutas Crocantes, que são 100% naturais e sem adição de açúcares ou conservantes, além de serem opções super práticas para um lanche rápido e saudável ao longo do dia.

Saiba onde encontrar os nossos produtos na sua região.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!