Extrato de Soja
Extrato de Soja

Extrato de Soja: substitui o leite animal, sem colesterol e sem lactose

por Redação
em 31 de março de 2017

Embora o Brasil seja o segundo maior produtor de soja do mundo, muita gente ainda apresenta resistência em incluir o grão na dieta. Talvez porque, por muitos anos, sempre que se falava de soja, a única referência parecia ser a carne de soja. Hoje, felizmente, sabe-se que o grão, rico em nutrientes, também é muito versátil. Tem o leite, a farinha e até o extrato de soja. O que você sabe sobre esse último?

O que é o extrato de soja?

O extrato de soja é um ingrediente natural obtido com a moagem dos grãos da soja. O produto é considerado um dos melhores substitutos do leite de origem animal, sendo assim uma ótima alternativa para quem possui intolerância à lactose ou ainda alergia às proteínas presentes no leite de vaca. Naturalmente sem colesterol, de boa digestibilidade, o extrato de soja é fonte de cálcio e possui alto teor de proteínas e fibras.

Qual a sua composição nutricional?

A soja é considerada um alimento funcional, o que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), significa que o ingrediente possui uma grande quantidade de nutrientes que, além de exercerem funções nutricionais básicas, ainda produzem efeitos benéficos à saúde.

 

LEIA MAIS
Soja: muito mais do que um simples grão
LEIA MAIS
Inclua a Proteína Texturizada de Soja (PTS) na sua alimentação

O grande da soja é o fato de ser uma proteína completa, com aminoácidos essenciais, sendo o único alimento vegetal com essa característica. Os aminoácidos essenciais são aqueles que o organismo humano não é capaz de produzir e precisam ser obtidos por meio da alimentação, uma vez que são necessários para o funcionamento do organismo. Para se ter ideia, o nosso corpo precisa de 20 aminoácidos para funcionar bem, sendo que 11 deles ele mesmo produz. Os outros 9 estão presentes na soja e no seu extrato.

Além disso, a soja possui vitaminas do complexo B, minerais como cálcio, ferro, potássio e zinco, gorduras boas para o organismo, como o ômega 3 e 6, e fibras. As gorduras boas são essenciais para a saúde, por fornecerem energia, ajudarem no equilíbrio da temperatura corporal, protegerem os órgãos de quedas, traumas ou impactos e colaborarem na produção de hormônios.

O extrato de soja ainda é livre de colesterol e lactose.

Quais os seus benefícios para a saúde?

Por serem ricos em fitoquímicos, a soja e seus subprodutos, como o extrato, ajudam a aliviar os sintomas da menopausa, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, fortalecem os ossos (o que evita a osteoporose), evitam a diabetes, controlam o colesterol, reduzem a absorção de glicose no sangue, colaboram para diminuir o risco de tumores malignos relacionados a hormônios e apresentam poder antioxidante (o que quer dizer que protegem as células dos radicais livres, que provocam doenças e o envelhecimento precoce).

Como usar o extrato de soja?

Quando diluído em água, o extrato de soja é um substituto saudável do leite de origem animal. Assim, ele pode ser usado para o preparo de bebidas, como vitaminas e shakes, e ser ingrediente no preparo de bolos, sobremesas, tortas e massas. Quando utilizado como creme, o produto pode, até mesmo, substituir a manteiga e a margarina em algumas receitas.

Ao escolher o extrato de soja no mercado, é importante optar por aquele feito a partir de soja não transgênica, sem corantes ou aromatizantes.

extrato de soja

Foto: Istock/Getty Images

O extrato de soja supre a quantidade necessária de ferro?

O extrato de soja é uma das melhoras opções para substituir a proteína animal, no entanto, o alimento não possui a quantidade de ferro suficiente para o bom funcionamento do organismo. Por essa razão, para quem possui uma dieta restrita e não consome carnes, é importante consultar um especialista para que ele oriente sobre qual a melhor forma de suprir essa ausência do ferro e de outros nutrientes no corpo.

O derivado da soja é boa opção para lanche pós-treino?

Para repor a energia gasta durante o treino, é essencial fazer um lanche rico em proteínas e carboidratos, de 30 a 60 minutos após os exercícios. E, para isso, o extrato de soja é uma boa opção por ser fonte rica de proteínas. A dica é bater o produto com frutas. Essa reposição de nutrientes ajuda ainda a promover o reparo e a cicatrização de microlesões e a construção dos tecidos musculares.

Qual diferença do extrato de soja para a proteína isolada da soja?

A proteína isolada da soja é extraída da farinha de soja desengordurada e possui cerca de 90% de proteína. Portanto, a grande maioria dos nutrientes é eliminada durante a sua fabricação. Por outro lado, o extrato de soja mantém as proteínas, parte dos carboidratos, gorduras boas, vitaminas e minerais e, por isso, é um alimento mais funcional e completo.

Qual a diferença do extrato de soja para o leite de soja?

O extrato de soja também é conhecido como leite de soja. Ele pode ser vendido tanto em versão líquida, quanto em pó (que pode ser diluída na água). No entanto, as duas formas se equivalem, pois passam pelo mesmo processo de fabricação e possuem os mesmos valores nutricionais. Em resumo: o leite de soja é o extrato de soja depois de diluído em água.

Há contraindicações para o uso do extrato de soja?

Por conter glúten em sua composição, o extrato de soja não deve ser consumido por pessoas com doença celíaca ou intolerância a essa substância. Além disso, crianças até seis meses não devem ingerir produtos à base de soja e, após essa idade, apenas sob orientação médica. Isso porque suspeita-se que o alimento pode comprometer o desenvolvimento quando consumido em grande quantidade, embora ainda não haja um consenso médico sobre o assunto.

Receitas Jasmine com extrato de soja:

Receita de Creme de Extrato de Soja
Receita de bolinho de milho e soja
Receita de Coxinha de Soja

Sugestão Jasmine

O extrato de soja é ótima alternativa ao leite de origem animal e pode ser usado no preparo de diversas receitas. Gostou de saber sobre os benefícios do produto para a saúde? Aproveite para incluir o produto de diferentes formas no cardápio diário. Temos em nosso portfólio o Extrato de Soja, produzido a partir de soja não transgênica, e outros produtos derivados do grão, tais como a PTS – Proteína Texturizada de Soja, o Soylait, a Farinha de Soja Integral Orgânica, a Soja em Grãos Orgânica e os deliciosos Soytoast. Conheça a nossa linha completa de produtos!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!