Fale Conosco
Ciclismo
Ciclismo

Ciclismo esportivo: aposte nesta prática para viver bem!

por jasmine
em 26/07/2017

A bicicleta é um dos meios de transporte mais eficientes e menos poluentes e uma excelente alternativa ao trânsito caótico das grandes cidades. Mas o ciclismo também é uma atividade física que traz muitas vantagens para a saúde. Entre elas, melhora a circulação e a oxigenação do sangue, atua na prevenção de doenças cardiovasculares, contribui para o controle do diabetes, diminui a ocorrência de doenças crônicas e ajuda a combater o estresse.

Fabiano Barbosa, educador físico e praticante de triatlo há 11 anos, reforça os benefícios das pedaladas para a saúde física. “Pedalar também fortalece os membros inferiores, aumenta a capacidade pulmonar e gera alta queima calórica, dependendo da intensidade e frequência da prática”, aponta. Segundo ele, a cada hora de treino pode-se queimar de 600 a 800 kcal.

Muito procurado por quem quer ganhar condicionamento físico, o ciclismo é uma prática saudável que trabalha todas as partes do corpo, movimentando pernas, glúteos, abdômen e músculos da região lombar. Melhora, inclusive, a postura dos praticantes.

Primeiras pedaladas

Para quem vai começar nas pedaladas, o passo inicial é verificar se a saúde está em dia. “Primeiramente, é preciso realizar exames médicos e cardiológicos. Depois, recomendamos a instrução de um educador físico com experiência, que fará a iniciação ao esporte e indicação de equipamentos e acessórios adequados”, recomenda Fabiano.

Acessórios e segurança

Utilizar todos os aparatos necessários para garantir uma prática esportiva segura é fundamental. O CONTRAN prevê no Artigo 105 do Código de Trânsito a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção. Eles são essenciais para proteger o ciclista em casos de acidentes. Os principais itens são:

  • Capacete com protetor de nuca;
  • Óculos de proteção de qualidade;
  • Luva resistente, acolchoada e com um tecido funcional ventilado;
  • Joelheira, especialmente para quem pratica mountain bike;
  • Coxal compressor, para evitar lesões na coxa.
LEIA MAIS
Mountain Bike: exercícios e aventura sobre duas rodas!
LEIA MAIS
8 benefícios de andar de bicicleta

A sinalização é outro ponto importante para garantir a segurança, especialmente para pedaladas noturnas. Confira os itens que não podem faltar.

  • Campainha posicionada no guidão da bicicleta;
  • Refletores fixados o mais baixo possível para refletir a luz que vem dos faróis de outros veículos;
  • Lanternas com luz própria, fixadas na traseira da bicicleta, atrás do selim;
  • Farolete fixado próximo do guidão, entre ele e suspensão da roda dianteira, na ferradura que une as duas peças;
  • Espelho retrovisor, para proporcionar uma visão traseira.

É essencial também escolher roupas confortáveis e adequadas ao tipo de modalidade de ciclismo que irá praticar. É preciso ainda usar tênis com solas aderentes para que não escorreguem no pedal.

O que fazer antes de montar na bicicleta

A dica vale não apenas para o ciclismo, mas sim para qualquer outra atividade física: fazer o aquecimento e o alongamento.

Aquecimento: É uma técnica de preparação do corpo para uma atividade intensa que ajuda o atleta nos movimentos corporais e na prevenção de futuras lesões.

Alongamento: Engloba exercícios que melhoram a flexibilidade muscular e aumenta o desempenho das articulações. Também é uma forma de corrigir a postura, evitar lesões, relaxar e ativar a circulação sanguínea.

É importante também realizar exercícios de respiração, como forma de preparar os músculos. Eles promovem relaxamento e ajudam a estabelecer um bom ritmo de pedaladas.

Principais Modalidades do Ciclismo

Quer começar a praticar o ciclismo? Confira as principais modalidades que fazem parte desse esporte.

Speed: É a modalidade mais convencional para corridas internacionais e também conhecida como “ciclismo de estrada”. Usa uma bicicleta apropriada para a estrada e o asfalto, mais leve e mais veloz, com selim mais alto do que o guidão. Não é uma prática indicada para iniciantes, uma vez que os pneus finos com alta pressão diminuem a aderência ao solo.

Mountain Bike: A modalidade mais popular no Brasil. Ela proporciona um contato maior com a natureza, em diferentes terrenos e paisagens, uma vez que é praticada em trilhas. Usa bicicleta que tem pneus largos com cravos, para oferecer maior estabilidade em terrenos irregulares. A bike conta com sistema de amortecimento, suspensão dianteira e traseira. Em alguns casos, não tem suspensão.

Passeio: Essa é a prática urbana, ideal para quem deseja andar de bicicleta apenas como um hobby ou como meio de locomoção. As bicicletas são mais confortáveis, com pneus mais finos e sem cravos, para oferecer maior eficiência para pedalar no asfalto.

Ciclismo de Pista: Presente nos Jogos Olímpicos, essa modalidade é disputada dentro de um velódromo. A bike para esse tipo de competição é bem diferente: não possui freios e tem o pinhão traseiro fixo. Os pneus são tubulares e isso quer dizer que, quando furam, demoram mais para murchar.

BMX: Existem dois tipos de disputa nessa modalidade. Uma ocorre no terreno acidentado e tem o nome de BMX Racing. A outra é a BMX Freestyle, que se caracteriza por manobras feitas sobre a bicicleta. No primeiro tipo, é utilizada uma bicicleta de aro 20 ou 24, mais leve, para melhor desempenho e velocidade. Já a bike de Freestyle conta com itens de maior durabilidade e resistência, o que a torna mais pesada.

Alimentação ideal para pedalar

A alimentação é essencial para fortalecer os músculos de quem quer fazer do ciclismo seu esporte. Alimentos fontes de carboidratos, gorduras boas e proteínas não podem faltar, lembrando sempre que a proporção desses itens varia de acordo com as necessidades de cada praticante. “Para realizar o movimento muscular, utiliza-se principalmente carboidratos e gordura. Já para a reparação do tecido muscular, as proteínas”, orienta o preparador físico.

Além dos exames de saúde antes de iniciar a atividade física, é recomendado também consultar um nutricionista, que pode indicar a melhor dieta para esse esporte, de acordo com cada perfil.

Sugestão Jasmine

A prática do ciclismo rende mais com uma alimentação saudável, rica em vitaminas, fibras e minerais. Para isso, a Jasmine oferece várias alternativas saudáveis, como os Snacks que, além de dar energia e disposição para os treinos, têm sabor irresistível.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade