abóbora
abóbora

Conheça os benefícios da semente de abóbora para a sua saúde

por Redação
em 24 de fevereiro de 2017

A semente de abóbora tem vários nutrientes e benefícios que fazem dela uma boa candidata para compor o cardápio do dia a dia. Segundo a nutricionista Andréa Barducco, o alimento colabora para a manutenção da saúde do intestino, do coração, dos rins e dos ossos, além de regular o sono, aumentar a imunidade, prevenir e combater infecções bacterianas, virais e fúngicas. E ainda é uma opção para quem quer perder peso, já que aumenta a sensação de saciedade.

LEIA MAIS
Os benefícios das sementes para a saúde

“É difícil calcular as quantidades exatas de vitaminas e minerais de tudo que consumimos, então a dica é procurar alimentos naturais e com cores variadas. E a abóbora é ideal para isso”,  explica a nutricionista.

A semente de abóbora é pouco calórica: uma colher de sopa tem 54 calorias (foto: istock)

A semente de abóbora é pouco calórica: uma colher de sopa tem 54 calorias (foto: istock)

Dentre os nutrientes da semente de abóbora, destacam-se os macrominerais (enxofre, fósforo, magnésio, cálcio e potássio); os microminerais (cobre, zinco, manganês, ferro); e as fibras (polissacarídeos vegetais da dieta, como celulose, hemiceluloses, pectinas, gomas, mucilagens e a lignina).

Pesquisas mostram que as propriedades das sementes de abóbora e do óleo extraído das mesmas são benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata). A semente contêm componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.

Como incluir a semente de abóbora no cardápio

A semente de abóbora pode ser consumida de inúmeras formas, tais como: assada, cozida, tostada e caramelizada; em forma de farinha para enriquecer pães, bolos e tortas; ou ser acrescentada a sucos ou vitaminas.

LEIA MAIS
Salada no pote com soja e sementes Jasmine

Uma boa notícia é que essa semente tem bem poucas calorias: uma colher de sopa tem 54 calorias, sendo a opção menos calórica se comparada com  outras sementes (a mesma quantidade de linhaça tem 80 calorias).

Sugestão Jasmine

Falando nessa sementinha supersaudável para o nosso organismo, ela também faz parte da nossa linha de produtos! Além da Semente de Abóbora, você também pode incluir na sua alimentação a Semente de Girassol, o Mix de Sementes + Nuts, Mix de Sementes + Frutas, ou o Mix de Sementes Tradicional.

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!