linchia
linchia

Conheça os benefícios da Linchia: Linhaça + Chia!

por Redação
em 4 de agosto de 2016

Quando o assunto é alimentação saudável, algumas sementes e grãos não só podem, como devem fazer parte do cardápio diário. Como é o caso da chia e da linhaça, por exemplo, que são dois grãos ricos em fibras e vitaminas importantes e indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. E se esses dois grãos, individualmente, já oferecem vários benefícios para a saúde, imagina, então, o resultado da união deles em um só produto: a Linchia!

Como é a linchia, combinação da linhaça e da chia

A Linchia é um composto feito com as farinhas estabilizadas de sementes de linhaça dourada e de chia, que já vem pronto para o consumo. Segundo o nutricionista Ricardo Freire, pelo estudo das propriedades desses grãos, podemos observar muitas semelhanças. Porém, a Linhaça possui quantidades menores de alguns minerais como o Magnésio, o Fósforo e o Cálcio. Já a Chia possui quantidades mais generosas por porção desses nutrientes. Desta forma, balancear os dois grãos, como acontece na Linchia, proporciona equilíbrio ao organismo.

LEIA MAIS
Linhaça: benefícios e a diferença entre a dourada e a marrom
LEIA MAIS
Chia: benefícios desse superalimento que ajuda emagrecer

“Ao unir as duas sementes, o poder de ácidos graxos se torna maior, com a presença de ômegas 3, 6 e 9, totalmente ligados ao controle do colesterol. Se há diminuição do LDL (colesterol ruim), que participa de processo inflamatório nas artérias, e aumento do bom colesterol (HDL), que limpa o lúmen arterial, consequentemente, há a prevenção e diminuição dos riscos de doenças ligadas ao sistema cardiovascular”, afirma o nutricionista Ricardo.

Benefícios da chia

Os grãos de Chia possuem alto valor nutricional com alto teor de ácido α-linolênico (ômega-3) e linoleico (ômega-6), proteínas, fibras e antioxidantes. Eis os principais benefícios:

• Diminui a ocorrência de doenças cardiovasculares;
• Diminui o LDL (colesterol ruim);
• Aumenta a produção de HDL (bom colesterol);
• Aumento da imunidade e controle da resistência à insulina;
• Aumenta a saciedade, já que absorve água e se torna uma espécie de gel que retarda o surgimento da fome.

Benefícios da linhaça

A linhaça é um grão rico em nutrientes como ômega 3, ômega 9, fibras, lignanas e compostos fenólicos. Os estudos mostram que uma boa oferta na dieta de ácidos graxos insaturados (ômegas 3 e 9) parecem exercer papel importante na melhoria do perfil lipídico (controle do colesterol e triglicérides). Eis os principais benefícios:

• Melhora o funcionamento do intestino;
• Controla os lipídeos sanguíneos;
• Funciona como antioxidantes;
• Preserva os ácidos graxos (ômega 3 e 9).

Dicas para consumo

Para obter os benefícios da Linchia, é recomendado o consumo de 1 a 2 colheres de sopa por dia. A Linchia possui uma associação ideal de fibras solúveis e insolúveis que pode ser utilizada pura ou misturada em saladas de fruta, sopas, vitaminas, sucos, iogurtes, cereais matinais, no preparo de pães, bolos e biscoitos, entre outros!

É preciso ressaltar a importância da ingestão de água e outros líquidos associada ao consumo de fibras. Além disso, lembre-se de sempre consultar um nutricionista e/ou médico.

Sugestão Jasmine

A Linchia é um produto Jasmine, uma junção entre a linhaça e a chia em uma farinha estabilizada pronta para consumo. Além dessa farinha, você também pode incluir no seu cardápio a Farinha de Chia Estabilizada, Chia em grãos, ou a Farinha de Linhaça Dourada Estabilizada, Farinha de Linhaça Marrom Estabilizada e a Linhaça Marrom em Grãos. Conheça todos os nossos produtos!

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!