Arroz Integral x Arroz Orgânico

por Redação
em 17 de fevereiro de 2017

Na mesa de todo o brasileiro e…. de metade da população do mundo. Isso mesmo! Mais de 3,5 bilhões de pessoas do planeta consomem arroz, esse cereal que combina bem com uma infinidade de outros alimentos. Além de saboroso, o arroz traz muitos benefícios para a saúde, principalmente nas versões integral e orgânica. Quer saber quais os benefícios e as diferenças entre eles? Leia abaixo as informações da nutricionista Viviane Kim.

Como não passa pelo processo de refinamento, o arroz integral preserva sua concentração de fibras, importantes para o funcionamento do intestino (foto: istock)

Como não passa pelo processo de refinamento, o arroz integral preserva sua concentração de fibras, importantes para o funcionamento do intestino (foto: istock)

Diferenças entre arroz integral e arroz orgânico

1. Cultivo

Diferentemente do arroz branco, o arroz integral não passa pelo processo de refinamento. Isso preserva a sua casca externa e faz com que mantenha suas propriedades, isto é, ele possui maior concentração de fibras e nutrientes. Já o arroz orgânico é obtido por meio do cultivo sustentável e, como precisa sobreviver às pragas sem auxílio de pesticidas, pode produzir uma quantidade maior de nutrientes para autoproteção e funcionar como um antioxidante.

2. Nutrientes

O arroz integral possui maior quantidade de fibras, importantes para o bom funcionamento do intestino, diminuição de colesterol e aumento de saciedade. Como seus grãos estão intactos, eles são mais ricos também em vitaminas, principalmente as do complexo B que, entre outras coisas, são responsáveis pelo metabolismo dos nutrientes.

3. Preço

O arroz orgânico é ainda um pouco mais caro. Isso se deve a algumas razões, como a escala de produção ser baixa, e o cultivo, sem o uso de agrotóxicos, demandar um volume maior de mão de obra.

4. Certificação

O produto orgânico é certificado. A qualidade é assegurada por um Selo de Certificação fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, que verificam e fiscalizam a produção de alimentos orgânicos desde a sua produção até a comercialização.

Dois em um: conheça o arroz integral orgânico

Você sabia que existe arroz integral orgânico? Sim, você pode ter os dois em um só, com nutrientes e fibras que enriquecem a refeição e fortalecem a saúde. É uma boa opção para quem gosta dos dois tipos de arroz aproveitar ao mesmo tempo os benefícios que cada um deles oferece.

Dicas de consumo

Você pode utilizar o arroz integral orgânico em preparações com vegetais, como no famoso arroz à grega. Outra boa opção é preparar o arroz com castanhas, pois, além de dar mais cor ao prato, aumenta a quantidade de nutrientes e fibras na refeição.

Sugestão Jasmine

E não é que a gente tem essa opção de produto para você provar? Além do Arroz Integral Orgânico, você também pode experimentar separadamente o Arroz Orgânico ou o Arroz Integral. Fique à vontade para conferir todas as opções. Aproveite e conheça toda a nossa linha de produtos!

Leia também

Como fazer Arroz Integral?
Arroz Branco e Parboilizado x Arroz Integral
Receita de Arroz Doce Integral Sem Lactose
Receita de Arroz com Quinoa e Castanhas

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!