alimentos bons para os cabelos
alimentos bons para os cabelos

Alimentos bons para o cabelos, unhas e pele

por Redação
em 10 de maio de 2017

Quando se fala que beleza é algo que vem de dentro para fora, essa é uma grande verdade em diferentes sentidos. Quando o nosso emocional e o físico estão bem, não tem como isso não ser refletido também na nossa estética. E para que o corpo esteja forte e saudável, não tem mistério: uma dieta nutritiva é essencial. Por isso, alguns alimentos são considerados verdadeiros tratamentos de beleza, sejam para a pele, para os cabelos ou para as unhas.

Um rosto cheio de acnes, aquelas indesejadas celulites, fios quebradiços e unhas fracas podem ser sinais que o seu corpo envia de que você está investindo em uma alimentação pobre e que faltam nutrientes essenciais para o funcionamento dele em perfeitas condições. Não à toa dizem que você é o que você come. Por isso, saiba que alimentos merecem entrar no cardápio para que você fique bela em todos os sentidos.

Alimentos que são como tratamentos de beleza

Confira alguns alimentos que, entre diversos outros benefícios, colaboram para uma aparência mais jovem da pele:

Chia: A semente de chia é fonte de fibras, que têm como principal função regular o intestino. Com isso, as toxinas são liberadas por meio das fezes e não da pele, o que evita o surgimento da acne e da celulite.

Soja: Esse alimento possui uma substância chamada aglicona, que melhora a elasticidade da pele e evita o surgimento de rugas e flacidez. O consumo regular da soja ainda é eficiente para reduzir escamações e a aparência craquelada.

Maçã: Possui colágeno, que confere uma pele mais vistosa e rejuvenescida. A maçã contém também partículas que protegem das ações dos raios ultravioletas que causam queimaduras e descamação. A fruta ainda estimula a circulação de sangue na superfície da pele e equilibra os níveis de pH.

Linhaça: Fonte de ácidos graxos, minerais e fibras, a linhaça atua em áreas naturalmente mais secas e propensas a rachaduras, como os pés e cotovelos.

Os cabelos também se beneficiam de uma dieta rica e diversificada. Saiba o que vale a pena inserir na dieta para conquistar fios mais fortes, hidratados e com brilho:

Aveia: A aveia é um aliado para quem deseja cabelos longos e bonitos. Isso porque o cereal é fonte de uma combinação de nutrientes essenciais para a saúde dos fios. O cálcio colabora para deixa-los mais fortes; o magnésio é importante na produção da proteína queratina, que constitui os fios; e o zinco confere força e flexibilidade.

Arroz integral: O arroz integral contém diversos nutrientes necessários para a saúde dos fios, como a vitamina B1, vitamina B3, Vitamina B6, Vitamina E, folacina, potássio e grande quantidade de fibras. O alimento também é benéfico para a pele, uma vez que é fonte de selênio, que ajuda a manter a elasticidade e a reduzir inflamações.

alimentos para os cabelos

Foto: Istock/Getty Images

Quinoa: Os aminoácidos presentes na quinoa ajudam na reparação dos danos causados na estrutura do cabelo. Já as proteínas fortalecem e protegem os fios. A vitamina E, presente também, tem papel importante na saúde capilar, já que equilibra a produção de óleo natural, o que mantém os fios mais hidratados. Uns nutrientes importantes e que fazem toda diferença, especialmente para quem mora nos grandes centros, são os umectantes, que protegem os cabelos dos efeitos da poluição.

Trigo integral: Um poderoso mineral presente nesse grão o torna altamente benéfico para os cabelos: o zinco. O nutriente faz com que os fios não sintam os efeitos causados pelo meio ambiente e fiquem mais saudáveis e brilhantes.

LEIA MAIS
Alimentos que ajudam nos cuidados com os cabelos no verão
LEIA MAIS
Cuidados com a pele: alimentos que rejuvenescem

Por fim, as unhas também são beneficiadas pelo consumo de alguns alimentos. Saiba o que inserir na rotina para mantê-las grandes e fortes:

Castanha-do-pará: As oleaginosas, como a castanha, são fontes ricas em ômega 3. Esse ácido graxo é importante no tratamento de unhas fracas, assim como de queda de cabelo. Só não vale exagerar na porção, pois além de ter o efeito contrário, ainda pode causar problemas como constipação, uma vez que a semente contém muitas fibras, além de um ganho de peso.

Amaranto: Sabe quando surgem listras brancas e manchas nas unhas? Isso é sinal de deficiência de zinco, mineral presente no amaranto e que é essencial para a imunidade do corpo, o que também reflete na saúde das unhas.

Goji berry: Essa superfruta é fonte de vitamina C, que é fundamental para a produção de colágeno no nosso organismo. O colágeno é essencial para manter as estruturas das unhas fortes e saudáveis.

Cranberry: A Vitamina C também está presente no cranberry. O nutriente é produz os aminoácidos hidroxiprolina e hidroxilisina, que são necessários para a produção de Colágeno. Além de beneficiar o crescimento das unhas, o colágeno também é responsável por manter a pele lisa, saudável e com aspecto mais jovem.

Sugestão Jasmine

Quer apostar nesses alimentos para manter a sua beleza em dia? A Jasmine possui uma série de produtos que te ajudam nesse objetivo. A Soja em Grãos Orgânica pode ser utilizada cozida, em substituição ao feijão, em saladas ou no preparo do tofu. A Aveia Orgânica, além de ser um dos cereais mais completos por seu alto teor de proteínas e bom balanceamento de aminoácidos. A Quinoa Real em Grãos e em Flocos é considerada o melhor alimento proteico de origem vegetal disponível. O Arroz Agulhinha Integral Orgânico Jasmine preserva intacto o germe, a camada interna e a externa do grão, onde se concentram a maior parte dos nutrientes. O Amaranto em Flocos Orgânico está pronto para ser consumido e pode ser adicionado ao café da manhã, acompanhando frutas, cereais e iogurtes.

Temos também Farelo de Aveia, Aveia em Flocos Grossos, Aveia em Flocos Finos, Linhaça, Chia, Extrato de Soja, Superfrutas e diversos outros alimentos para você apostar em uma dieta muito mais saudável para toda a família!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!