Fale Conosco
Adoçantes naturais: açúcar de coco
Adoçantes naturais: açúcar de coco

Adoçantes naturais: confira as opções mais saudáveis

por jasmine
em 21/03/2017

Logo que surgiram no mercado, os adoçantes eram restritos a pessoas com distúrbios orgânicos como o diabetes. Mas, com o passar do tempo, eles ganharam as prateleiras dos mercados e as mesas de uma grande parcela da população. Acontece que a maioria dos adoçantes é artificial (produzido em laboratório) e traz consigo uma lista bem grandinha de malefícios à saúde. Além de esses edulcorantes artificiais terem substâncias sintéticas ainda não estudadas, as que já foram estudadas estão relacionadas problemas que vão do aumento de peso até o surgimento de câncer.

A opção a esses produtos são os adoçantes naturais, obtidos a partir de plantas ou alimentos de origem animal e que não passam por nenhum tipo de reação química. Veja abaixo boas opções:

Adoçantes naturais

Stevia é 300 vezes mais doce que o açúcar refinado (foto: istock)

Stevia é 300 vezes mais doce que o açúcar refinado (foto: istock)

Estevisídeo (Stévia)

O Estevisídeo é extraído de uma planta chamada Stévia Rebaudiana e é cerca de 300 vezes mais doce que a açúcar. consumo desse adoçante natural não gera nenhum efeito colateral.  Como é resistente a altas temperaturas, pode ser usado em alimentos que vão ao fogo. O único fator contra é o gosto residual amargo. Além do pó, do extrato ou da folha, o stevia também é comercializado como extrato purificado e vendido em embalagens similares às dos adoçantes artificiais. Só  é preciso cuidado para não comprar a stévia associada a outro adoçante artifical, como, por exemplo, o ciclamato de sódio.

LEIA MAIS
Stevia: Conheça este adoçante natural
LEIA MAIS
Mel ou calda de agave: qual é a melhor opção?

Mel

O mel de abelha, além de adoçar 25 vezes mais que o açúcar, é um alimento muito nutritivo e com características terapêuticas, dentre as quais podemos citar: antissépticas, fortificantes, calmantes, laxantes, diuréticas e antibacterianas. É recomendável tomar uma colher de chá por dia, sozinha ou misturada com suco, iogurte e infusões. É importante consumir um mel ecológico e cru, para que realmente seja possível aproveitar todas as suas propriedades.

Agave Azul

A agave não é indicada para diabéticos devido à alta concentração de frutose (foto: istock)

A agave não é indicada para diabéticos devido à alta concentração de frutose (foto: istock)

Planta suculenta de origem mexicana, o agave azul fornece um adoçante natural e orgânico que apresenta maior poder de adoçar do que o açúcar comum. Rico em açúcares mais nobres, como frutose e dextrose, o agave possui baixo índice glicêmico. A calda de agave pode ser utilizada em qualquer receita de forma natural e saudável, mas não é indicada para diabéticos devido à alta concentração de frutose.

Açúcar de coco

É extraído da seiva das flores do coco por meio da evaporação.  É rico em polifenóis, ferro, zinco, cálcio, potássio, antioxidantes, fósforo e outros fitonutrientes. O bom é que esse produto possui metade do índice glicêmico do açúcar branco, o que significa que é absorvido mais lentamente pelo organismo, alterando gradativamente os níveis de glicose no sangue e, consequentemente, a produção de insulina. Portanto, para os diabéticos, é uma boa opção para ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue.

Adoçantes Jasmine

Na linha de adoçantes Jasmine você encontra somente adoçantes naturais, como o Stevine, feito a base da folha da Stévia, e a Calda de Agave Azul, que é obtida a partir da própria Agave Azul. Além disso, todos os nossos produtos Diet são adoçados com edulcorantes naturais.

Veja receitas Jasmine com adoçantes naturais:

Receita de Panqueca de Banana 100% Integral
Receita de bolo de chia, aveia e castanha: sem glúten e com muito sabor
Receita de Suco Refrescante de Chia

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade