Cenoura: garante o bronzeado e a manutenção da sua saúde

por tatiana.barros
em 27 de março de 2018

Com o verão chegando, é hora de colocar o bronzeado em dia. E você já percebeu que muitos produtos bronzeadores levam óleo de cenoura em sua composição? Pois é! Essa raiz é cheia de propriedades que beneficiam a nossa pele, assim como os cabelos. Mas não apenas isso. Ela ainda é importante para a saúde dos olhos, para o sangue, o coração e mais. Entenda por que a cenoura merece fazer parte da sua dieta alimentar diária:

Por que a cenoura faz bem para a pele?

Um dos principais nutrientes presentes na cenoura é o beta-caroteno e é essa substância que estimula a produção de melanina e, por isso, ajuda a manter o bronzeado. O alimento ainda é um poderoso antioxidante, que previne o envelhecimento precoce da pele e assim evita o surgimento de rugas, manchas e outros sinais de envelhecimento. Também protege a pele das agressões causadas pelos raios ultravioletas, o que é ainda mais importante no verão, quando há uma maior exposição ao sol.

LEIA MAIS
Como fazer chips de batata-doce e outros legumes
LEIA MAIS
Beterraba: a raiz que melhora o seu desempenho em treinos

Como os olhos são beneficiados por esse consumo?

Outra função do betacaroteno em nosso organismo é que ele é transformado em vitamina A, presente em nossa retina. Por isso, consumir alimentos que sejam fonte de vitamina A ajuda  a evitar a cegueira noturna e outras doenças que afetam a visão, como a catarata e a degeneração macular associada à idade.

De que forma a cenoura cuida da saúde do coração?

Como já dissemos, a cenoura é rica em antioxidantes. E esses agentes beneficiam o sistema cardiovascular, uma vez que evitam o estresse oxidativo, assim como a elevação do colesterol e da pressão arterial, os principais fatores de risco para as doenças cardíacas.

A cenoura também é fonte de potássio, mineral que age como vasodilatador. Isso quer dizer que ele relaxa a tensão nos vasos sanguíneos, o que garante uma melhor fluidez ao sangue e assim reduz a pressão arterial.

A cenoura é boa opção para perder peso?

É claro que nenhum alimento por si só promove o emagrecimento. Mas ela possui nutrientes que ajudam nesse objetivo de forma saudável, se fizer parte de uma dieta balanceada e bem variada. A vitamina A, por exemplo, colabora para a redução da gordura abdominal, enquanto a vitamina C acelera o metabolismo, o que é importante para a queima de gorduras durante a prática de atividade física. Suas fibras ainda promovem uma maior saciedade, o que faz com que coma menos e, assim, consequentemente, perca peso.

O consumo também ajuda na digestão?

Sim. Como se sabe, as fibras são essenciais para regular o intestino e assim evitar a constipação. Assim, ela promove o bom funcionamento do sistema digestivo, além de melhorar desconfortos gástricos, e acidez. Por isso, se você sofre de gastrite ou úlcera, esse é um bom alimento para entrar na sua dieta.

A cenoura confere mais energia?

Pode-se dizer que sim. O que acontece é que minerais como ferro, fósforo e potássio têm ação energética e revitalizante. Eles fornecem mais oxigênio ao cérebro e incentivam seu funcionamento, com isso, combatem a fadiga e dão um ânimo extra.

Como as unhas e os cabelos também são beneficiados pelo alimento?

A vitamina A presente na raiz também age nas unhas e no cabelo, uma vez eu ajuda na reparação células do corpo que foram danificadas por produtos químicos. Por isso, ela garante unhas mais fortes e cabelos mais hidratados e com brilho (além de ficarem livres das indesejáveis caspas no couro cabeludo).

Por que a cenoura é boa para o leite materno?

Aí está mais um benefício da vitamina A e do betacaroteno. Essas substâncias estimulam a produção e melhoram a qualidade do leite materno. Por isso, durante a gravidez e a lactação, esse é um alimento que não pode ficar de fora da dieta da mulher.

Como consumir a cenoura?

Formas de usar a cenoura na cozinha não faltam. É ingrediente indispensável nas saladas, especialmente no verão, também podem ser petiscos saudáveis, na forma de palito. Ainda é ingrediente de sopas, caldos e purês. Isso sem falar do bolo de cenoura, um dos mais apreciados pelas crianças. O suco de cenoura também é ótima opção para começar o dia com energia e garantia de muitos nutrientes.

A dica para aproveitar o máximo das propriedades nutricionais desse alimento é consumir a cenoura crua. Isso porque as altas temperaturas podem fazer com que alguns de seus nutrientes sejam perdidos. E ao ralar ou centrifugar, não demore para comer, uma vez que a  exposição à luz faz com que a vitamina A sofra uma reação química de decomposição.

 

Receitas Jasmine

Confira algumas receitas especiais que levam cenoura:

Patê de cenoura

Bolo de cenoura simples com calda funcional

Rolinhos arco-íris de verão

Sugestão Jasmine

Conheça também a nossa Rosquinha Zero Açúcar Laranja e Cenoura, feita com polpa de fruta, stévia,  Granfibra e farinha integral elaborada no moinho de pedra da Jasmine. Produto vegan e sem adição de açúcares.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!