pulmões
pulmões

Alimentos que ajudam a prevenir problemas respiratórios

por Redação
em 28 de outubro de 2016

Confira quais são os nutrientes que ajudam a melhorar a saúde dos pulmões e prevenir problemas respiratórios!

O pulmão é um órgão que realiza intensas trocas gasosas imprescindíveis à vida e, por isso, precisa de uma nutrição adequada para seu bom funcionamento. Para manter a saúde dos pulmões, é fundamental uma alimentação saudável rica em macronutrientes, como as proteínas, gorduras saudáveis e carboidratos preferencialmente integrais, em fibras alimentares, e em micronutrientes, como as vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e poliinsaturados, fitoquímicos e antioxidantes.

Alimentos saudáveis para os pulmões
Segundo o médico Roberto Debski, a alimentação deve ser a mais natural possível, contendo porções diárias de frutas, legumes, verduras, vegetais coloridos e frescos, gorduras saudáveis (do azeite, das castanhas e oleaginosas), fibras alimentares, carnes magras, temperos frescos e naturais, gengibre, além de muita água, sucos de frutas, e chás como o preto.

Como o nosso sistema respiratório é influenciado por esses alimentos e seus nutrientes?
As frutas, os legumes e as verduras são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes, necessários para o funcionamento metabólico e enzimático do sistema imunológico. Eles possuem propriedades antiinflamatórias, broncodilatadoras e mucolíticas.

As gorduras saudáveis do azeite, peixes, castanhas e oleaginosas fazem parte das membranas celulares e fornecem energia. Já as fibras alimentares facilitam o funcionamento intestinal e reduzem o risco de desenvolver doenças pulmonares crônicas.

Os temperos frescos e naturais têm propriedades anti-inflamatórias e fornecem micronutrientes, os líquidos hidratam e facilitam a eliminação do muco. E o chá preto possui a teofilina, uma xantina com propriedades broncodilatadoras.

Mito ou verdade: alimentos antioxidantes são os que mais beneficiam o sistema respiratório?
“Os alimentos antioxidantes são comprovadamente essenciais para a boa função e metabolismo celular, tem propriedades nutricionais e anti-inflamatórias, estimulando o funcionamento pulmonar e as trocas gasosas”, explica o médico Roberto Debski.

Fica a dica
“A refeição deve ser preparada com atenção e calma e desfrutada na companhia dos entes queridos, sem a distração de TV ou outros aparelhos eletrônicos, sem pressa, num clima de respeito, compartilhamento e afeto”, acrescenta.

Sugestão Jasmine
Falando em dica saudável, nós também temos a nossa! Para desenvolver esse hábito alimentar saudável que traz bastante benefícios para a saúde do nosso sistema respiratório, nós indicamos entre os produtos Jasmine: Arroz Integral, Super Frutas e Frutas Crocantes, além dos Ativos Jasmine, em especial o Ativo Fibras. Conheça todos os nossos produtos!

Leia também
Conheça os alimentos que ajudam a melhorar a produtividade
Dicas de alimentos para unhas e cabelos mais saudáveis
Alimentos bons e ruins para a absorção do cálcio
5 sementes incríveis para saúde

Saiba onde encontrar os nossos produtos.

Fonte: Roberto Debski – Médico – CRM 58806


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!