Alimentos bons e ruins para a absorção do cálcio

por Redação
em 31 de agosto de 2016

Saiba quais alimentos podem colaborar ou prejudicar a absorção do cálcio no organismo

O cálcio é um mineral importante para o nosso organismo por ser essencial na formação e manutenção dos nossos ossos e dentes. Além disso, segundo a nutricionista Adriana Mansi, o cálcio também atua na contração muscular e condução de impulsos nervosos. Por isso, o consumo de alimentos que são fontes de cálcio deve ser priorizado desde a infância até a fase adulta, pois a falta desse nutriente em nosso corpo pode causar doenças como o raquitismo em crianças e a osteoporose em adultos.

ALIMENTOS QUE AJUDAM NA ABSORÇÃO DO CÁLCIO
Para tornar mais eficiente a absorção do cálcio pelo nosso organismo, são alimentos bem-vindos em nosso cardápio: folhas verdes, castanhas, cereais integrais e frutas cítricas, além da exposição ao sol que também contribui para aumentar os níveis de vitamina D. Outros alimentos que podemos incluir em nossas refeições do dia a dia, são: tofu, soja, amêndoa, grão de bico, gergelim, linhaça e chia.

Dica de consumo:
• Iogurte desnatado;
• 1 a 2 fatias de queijo branco;
• Folhas verdes no almoço e no jantar ou até em lanches nos intervalos das grandes refeições;
• 1 colher de sopa de castanhas e amêndoas junto aos lanches ou refeições;
• Cereais integrais, linhaça, chia, gergelim podem ser consumidos de 2 a 3 colheres de sopa junto às frutas e iogurtes.

ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A ABSORÇÃO DO CÁLCIO
Não adianta comer um quilo de Tofu e depois exagerar no refrigerante, certo? Existem alimentos que prejudicam a absorção do cálcio, sendo eles: café, refrigerante, chá preto, alimentos com alto teor de sódio, como os industrializados e alimentos ricos em ferro (carne vermelha e feijão), por exemplo. Esses alimentos não devem ser consumidos nas mesmas refeições que os alimentos ricos em cálcio.

SUGESTÃO JASMINE
Para ajudar você a montar um cardápio saudável e rico em alimentos fontes de cálcio, nós sugerimos os produtos das linhas: Biov Orgânicos, que traz todos os benefícios do arroz e da aveia orgânicos prontos para beber; Soylait, uma bebida à base de extrato de soja, naturalmente isento de lactose e colesterol, adicionado de cálcio, vitaminas e zinco. Além das sementes Chia, Linhaça, Gergelim e Soja. Conheça toda nossa linha de produtos!

Leia mais:
Alergia ao Leite x Intolerância à Lactose
Temperos naturais para um cardápio mais saudável
Bebidas Vegetais x Bebidas Animais
Qual a diferença entre alergia e intolerância?

Saiba onde encontrar os nossos produtos na sua região.

Fonte: nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade Mansi – CRN 3 19926


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!