Fale Conosco

Dicas para ajustar o relógio biológico e viver de forma mais saudável

por Forte Apache
em 30 de julho de 2021

Você sabia que a maioria dos seres vivos possui o seu próprio “relógio biológico”? É isso mesmo! Essa não é só uma característica dos seres humanos, animais e plantas também possuem um ritmo celular e um ciclo que regula o funcionamento do organismo no dia a dia.

Para esse fenômeno, dá-se o nome de ciclo circadiano, que é o mecanismo que o corpo desenvolve para dividir suas tarefas entre o dia e a noite e funcionar de maneira completa, saudável e equilibrada.

Existem tarefas que nosso corpo costuma executar durante o dia, como a produção de melanina, o gasto calórico e de energia, e muitas dessas atividades são para aproveitar a luz do sol.

Em contraponto, durante a noite o relógio biológico funciona em um ritmo diferente, quando o corpo se dispõe a conservar energia, regular os níveis de enzimas e “relaxar” de modo geral.

COMO REGULAR O RELÓGIO BIOLÓGICO?

É por isso que o sono e a alimentação corretos são tão importantes para a saúde! Isso contribui com o funcionamento natural do organismo e mantém a sua máquina biológica regulada.

O ciclo circadiano permite que o corpo antecipe certos eventos, como a noite e o dia, o inverno e o verão, e estar preparado para eles. É por isso que muitas pessoas, por exemplo, sentem dificuldade em se adequar a uma rotina de exercícios quando muda a estação, ficando mais cansadas ou com menos disposição. É porque o seu ciclo não está acostumado e precisa ser regulado

No entanto, sabemos que cada “máquina” funciona de um jeito e há quem não sinta diferença alguma, mas também é normal sentir-se indisposto ou ter alterações biológicas durante essas mudanças.

Assim, é preciso se antecipar e ajudar o seu corpo a se adaptar a um novo ciclo. Como? Com boas práticas em busca de uma rotina mais saudável e regulada!

  • Boa alimentação é uma das principais necessidades do organismo para controlar o relógio biológico; por isso, é importante se alimentar de forma leve e respeitar os horários das refeições para não sentir desconfortos.
  • O sono é uma das principais funcionalidades que ajudam o corpo a produzir serotonina (hormônio do humor) e preparar a mente para o dia seguinte. Estresse, irritabilidade, falta de memória e até sintomas de intestino irritável podem ser resultado de noites mal dormidas.
  • Aproveite a luz do sol. Além de aquecer o corpo, a luz solar estimula a produção de vitamina D e de endorfina pelo cérebro, substância antidepressiva natural que ajuda a dar sensação de bem-estar e tranquilidade.

Dessa forma, você estará ajudando o seu organismo a ajustar os ponteiros ao definir uma rotina com tempo de ação e descanso corretos, estimulando o seu cérebro da melhor maneira para se sentir mais disposto(a) e saudável no dia a dia, seja no verão, no inverno ou em qualquer estação.

O importante é se sentir bem e entender como o seu corpo funciona! Gostou de saber mais sobre o ciclo circadiano e a ideia por trás do relógio biológico? Continue acompanhando nossos conteúdos exclusivos e fique sempre informado(a) para cuidar do que mais importa: a sua saúde!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!