Fale Conosco

Não sabe o quanto comer? Suas mãos podem te ajudar!

por jasmine
em 16/04/2020

Em sites especializados você encontra muita informação sobre quais alimentos são saudáveis e qual é a porção recomendada para consumo diário. Porém, como estipular exatamente o que é uma porção se não houver nenhum instrumento de medida por perto?

Um modo prático de descobrir quanto é uma porção adequada é olhando para as suas próprias mãos. O tamanho das mãos varia de pessoa para pessoa e, da mesma forma, varia também a quantidade de alimentos que cada um deve ingerir. A fórmula simples para mensurar alimentos foi publicada no jornal britânico Daily Mail.

Usando as mãos para medir quantidades de alimentos

A sugestão de abordagem foi dada pela nutricionista Sian Porter ao jornal britânico. Trata-se de uma maneira simples e prática de definir quanto é exatamente “uma porção”, de acordo com o tipo de alimento. Veja quais são as sugestões:

Castanhas: o equivalente a uma mão em concha

porções de alimentos

Peixe: o equivalente a uma mão aberta inteira

porções de alimentos

Bolo: o equivalente a dois dedos (indicador e médio)

porções de alimentos

Manteiga de amendoim: o equivalente a um dedão

porções de alimentos

Chocolate: o equivalente ao dedo indicador

porções de alimentos - chocolate

Folhas verde-escuras: o equivalente às duas palmas das mãos

porções de alimentos com as mãos

Carboidratos: o equivalente a um punho fechado

porções de alimentos

Mãos como referência: essa técnica funciona?

Embora não exista nada absolutamente científico em relação ao tamanho das mãos e a porção que devemos comer de cada alimento, essa técnica é uma velha conhecida das donas de casa. Na prática, ela encontra respaldo em referências de profissionais de nutrição e gastronomia e pode ser utilizada por qualquer pessoa que não saiba ao certo quanto é uma porção “ideal”.

Para aqueles que fazem dietas mais restritivas, essa técnica não substitui de forma alguma os equipamentos de medição, como balanças e copos de medidas. Entretanto, essa pode ser uma alternativa inteligente para adotar não apenas na hora de cozinhas, mas também em buffets e restaurantes.

O ideal é que, a partir do seu primeiro teste, você memorize a referência para futuras refeições. Por exemplo, algumas pessoas podem se sentir melhor se comerem o equivalente a dois punhos fechados de macarrão, enquanto outras ficarão satisfeitas com uma porção tradicional. O importante aqui é se lembrar que as suas mãos podem ser utilizadas também para essa finalidade.

Alimentação saudável independe do tamanho das porções

É importante salientar que quantidade não significa, necessariamente, qualidade. Utilizar como regra a “medida das mãos” para consumir alimentos que não são considerados saudáveis não é nenhum tipo de chancela que o libere de ingerir comida de melhor qualidade. Nem mesmo a quarentena pode ser um pretexto para você se alimentar mal.

Uma dieta equilibrada e saudável é aquela que contém todas as vitaminas, sais minerais e fibras necessárias para a manutenção da boa forma física. Em geral, quando se fala em dietas o maior problema que se percebe não está na quantidade de alimentos consumidos, mas sim na qualidade. Sempre é tempo para iniciar uma reeducação alimentar e aumentar a ingestão de comidas que sejam mais benéficas para o organismo.No site da Jasmine você encontra dezenas de receitas saudáveis para variar o cardápio e deixar o café da manhã ainda mais gostoso. Reduzir o consumo de sal e açúcar é também outra boa pedida. Se possível, privilegie alguns desses 17 superalimentos no seu dia a dia e evite aqueles que são considerados os piores alimentos para a saúde.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade