torta vegana

Receita de Torta Vegana de Mirtilo, Castanhas e Chia

por tatiana.barros em 16 de outubro de 2017

Adotar uma dieta vegana funciona como um convite para experimentar novos sabores e possibilidades na cozinha. Você já pensou em preparar, por exemplo, uma torta que leve tâmaras na massa e tenha recheio de nuts e mirtilos? A preparação pode parecer inusitada, mas garantimos que é repleta de sabor.

Receita de Torta Vegana de Mirtilo, Castanhas e Chia

Confira o passo a passo dessa preparação e surpreenda seus familiares com uma sobremesa nutritiva e funcional.

LEIA MAIS
Conheça melhor a linhaça, suas propriedades e benefícios
LEIA MAIS
Chia: benefícios desse superalimento que ajuda emagrecer

Massa

Ingredientes

Modo de preparo

Bata as tâmaras cortadas no liquidificador. Em uma tigela, amasse com as mãos as tâmaras batidas, a farinha de linhaça e as sementes de chia. Unte uma forma redonda e pressione a mistura por toda a base. Leve à geladeira.

Recheio

Ingredientes

Modo de preparo
Deixe as nuts de molho em água por seis horas. Misture com o creme de coco, o óleo de coco derretido, a calda de agave e os mirtilos. Bata em alta velocidade no liquidificador até adquirir consistência. Coloque o recheio na crosta e deixe no congelador por pelo menos quatro horas. Decore a torta depois de congelada. Deixe em temperatura ambiente por dez minutos antes de servir.

Dicas Jasmine

O destaque desta receita são as frutas. A tâmara medjool é uma das frutas mais doces existentes, com uma polpa bem cremosa. Esse tipo é maior do que a tradicional e concentra muitos nutrientes. É fonte de vitaminas A, B e K, de minerais como cálcio, potássio, ferro, magnésio, zinco, manganês e sódio e de fibras, que fazem com que o açúcar seja liberado de forma mais lenta e evita os picos de insulina.

Já o mirtilo (ou blueberry) é conhecida como a “fruta da longevidade”, graças às quantidades de antioxidantes que possui, como flavonoides, antocianidinas e resveratrol, que combatem o ataque dos radicais livres nas células. Para ter uma ideia, a casca do mirtilo concentra mais antioxidantes do que vegetais como o espinafre, o repolho e os brócolis. A fruta ainda é uma aliada da dieta, por ser pouco calórica. Cada 100 gramas têm apenas 32 calorias.

Outra riqueza nutricional da torta fica por conta do mix de sementes e nuts Jasmine. O snack é composto por soja tostada, amendoim, flocos de cereais, castanha-de-caju e do Pará, amêndoas, linhaça dourada e quinoa em grãos. Essa combinação faz com que ele seja fonte de fibras, proteínas, fósforo, magnésio, manganês, zinco, ácido fólico e ômega 3 e 6.

Além da tâmara, a massa da torta leva dois ingredientes versáteis, considerados “superalimentos”: a linhaça e a chia. A linhaça é uma semente que se destaca por sua riqueza de ácidos graxos ômega 3 e 6, importantes para o controle do colesterol e dos triglicérides. Também é rica em fibras, proteínas, minerais e vitaminas C, E e do complexo B.

Já a chia é rica em substâncias essenciais para o funcionamento do organismo, como ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, especialmente as compostas por aminoácidos essenciais, e fibras.

Receitas Jasmine

Gostou dessa receita vegana e deseja preparar outras tão nutritivas e saborosas quanto essa? Confira algumas das nossas sugestões.

Bolo de chocolate vegano

Hambúrguer vegano de beterraba

Cheesecake vegano simples e saudável

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!