receita de torta de shiitake

Receita de Torta de Shiitake com Fibras

por tatiana.barros em 11 de outubro de 2017

Quando o assunto é dieta, é impossível não mencionar as fibras. Por que? Elas atuam de diversas formas que contribuem para a perda de peso:  são processadas de forma mais lenta pelo organismo, o esvaziamento gástrico é retardado e a sensação de saciedade é prolongada. Além disso, geralmente os alimentos naturais ricos em fibras possuem baixa densidade calórica.

LEIA MAIS
Fibras alimentares: ajudam no emagrecimento e na digestão
LEIA MAIS
O que é constipação e a importância das fibras na prevenção

Felizmente, não é preciso abrir mão de pratos saborosos para investir em uma alimentação rica em fibras e muito saudável.  Não faltam receitas para garantir um cardápio bem diversificado e, claro, agradar o paladar. É o caso desta torta de shiitake, que tem muitas fibras e sabor.

Torta de shiitake com fibras

O shiitake é um tipo de cogumelo usado há mais de 6.000 anos na tradicional medicina chinesa e que, cada vez mais, tem conquistado espaço na gastronomia ocidental. O que é uma ótima escolha: além de ser fonte de fibras, possui baixo nível calórico e ainda é uma ótima opção para vegetarianos, por fornecer boa quantidade de proteínas.

Massa

Ingredientes

Modo de preparo

Misture e amasse todos os ingredientes. Forre uma assadeira com fundo removível e reserve.

Recheio

Ingredientes

160g de alho-poró

½ limão siciliano espremido

200g de cogumelos shiitake

250g de ricota

2 colheres (sopa) de azeite

2 xícaras  (chá) de Bebida vegetal orgânica de aveia com cálcio Jasmine

2 colheres (sopa) de farinha de trigo branca

1 ramo de alecrim

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

receita de torta de shiitake

Modo de preparo

Corte o alho poró em tiras e reserve. Corte os cogumelos em tiras, refogue no azeite com algumas gotas de limão siciliano e o ramo de alecrim inteiro, sal e pimenta. Adicione a farinha até formar uma massa e vá adicionando leite de aveia aos poucos, mexendo com um fuê sem parar. Esfarele a ricota e adicione os cogumelos e o alho poró. Ajuste o sal e a pimenta a gosto. Adicione uma pitada de noz-moscada.

Coloque o recheio sobre a massa e asse em forno médio (180ºC) por cerca de 30 minutos.

Dicas Jasmine

Um dos ingredientes presentes nessa receita é o Biov de aveia. É um leite vegetal, livre de colesterol e lactose. Ele possui  elevada concentração de cálcio, maior até mesmo do que a do leite de vaca. Também é fonte de fibras e contém uma substância chamada fitomelatonina, que melhora a qualidade do sono. Seus fitoquímicos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, derrames e, até mesmo, de alguns tipos de câncer. Mas atenção: por conter glúten, o leite de aveia não deve ser consumido por pessoas celíacas.

Receitas Jasmine

Gostou dessa receita? Confira outras opções deliciosas e saudáveis para você preparar em casa!

Massa de pizza integral

Risoto de arroz integral com cogumelos

Massa de torta sem glúten


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!