terrine de quinoa

Receita de Natal: terrine de quinoa, nuts e cranberries

por tatiana.barros em 3 de dezembro de 2017

Estamos a poucos dias do Natal e chegou a hora de começar a planejar a ceia da celebração. Embora as delícias que compõem a data sejam sempre esperadas com grande expectativa, elas não precisam ser verdadeiras bombas calóricas. É super possível preparar pratos leves, nutritivos e, claro, cheios de sabor. Um bom exemplo disso é o terrine de quinoa, nuts e cranberries.

Como fazer um terrine de quinoa

Essa é uma receita diferente que, certamente, chamará atenção na ceia e irá surpreender os convidados. Ela pode ser um pouco trabalhosa, mas garantimos que o resultado compensará. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

  • 600 g de abóbora de pescoço, descascada, sem sementes e cortada em pequenos pedaços (cerca de 1 cm)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 3 ramos de alecrim (só as folhinhas)
  • 8 ramos de tomilho (só as folhinhas)
  • 250 gramas de Quinoa Real em Grãos Jasmine
  • 250g de cogumelos paris, picados em pequenos pedaços
  • 2 pequenas cebolas roxas, finamente picadas
  • 60 g de pistaches, torrados e grosseiramente picados
  • 250 g de Cranberries Jasmine 
  • Suco de ½ laranja
  • Raspas da casca de ½ laranja
  • 1 colher de chá de Calda de Agave Jasmine
  • 2 ovos grandes
  • 150g Mix de Sementes e Nuts Jasmine batidas grosseiramente

Modo de preparo:

Leve a abóbora ao forno aquecido a 180o C com 1 colher de sopa de azeite, metade das folhas de tomilho e alecrim. Asse por 30 minutos ou até a abóbora ficar mole e caramelizada nas bordas.

Coloque a quinoa em uma panela com 275 ml de água fria e leve ao fogo até levantar fervura, depois cubra e abaixe o fogo. Cozinhe de 5 a 10 minutos ou até a quinoa absorver toda a água. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.

Aqueça 1 colher de sopa de azeite em uma frigideira antiaderente. Adicione as cebolas, o restante do tomilho e do alecrim e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Adicione os cogumelos e frite por mais 5 minutos.

Em uma panela, adicione as cranberries, as raspas e o suco de laranja e a calda de agave. Cozinhe por 2-3 minutos.

LEIA MAIS
Como consumir quinoa? Saiba tudo sobre esse supergrão rico em ferro e cálcio
LEIA MAIS
O que é Goji Berry? Conheça seus benefícios, nutrientes e formas de consumo

Quando estiver tudo pronto, aqueça o forno a 180°C. Utilize uma forma de pão retangular. Coloque as cranberries no fundo da lata. Em uma tigela grande, junte a quinoa, a abóbora, os cogumelos, as nuts e os pistaches. Bata os ovos e a castanha juntos e acrescente na mistura. Coloque a mistura em cima dos cranberries e empurre suavemente para baixo.

Cubra a lata com papel de alumínio e leve ao forno durante 1 hora. Deixe esfriar por 10 minutps e retire da forma para servir em seguida.

Dicas para economizar tempo: faça a mistura de quinoa no dia anterior, deixando de fora o ovo e a castanha. Cubra e deixe na geladeira. Os cranberries também podem ser cozidos no dia anterior, cobertos e mantidos na geladeira. Quando estiverem prontos para cozinhar, misture a castanha e o ovo na quinoa, monte e leve para assar.

O destaque da receita é a quinoa. O “grão materno” concentra todos os aminoácidos essenciais que o organismo necessita, além de ser rico em fibras, proteínas e vitaminas do complexo B, cálcio e ômega 3 e 6. Para completar, cem gramas de quinoa concentra 10,9 mg de ferro, quantidade superior a do feijão, que possui 3,7 mg.

O toque de cor (e, claro, sabor) do terrine fica por conta da cranberry, uma superfruta bem comum na América do Norte. Essa é uma frutinha funcional, rica em vitamina A, C e D, fibra dietética, manganês e fitoquímicos. O seu grande trunfo é a alta concentração de antioxidantes (9.584 unidades para cada 100g). Por isso, ela tem efeito antibacteriano e fortalece o sistema imunológico.

Receitas Jasmine

Gostou dessa sugestão de prato para a ceia de Natal? Confira outras receitas saudáveis que darão um sabor todo especial à celebração:

Bolo Natalino Zero Açúcar

Farofa Natalina com Trail Marroquino

Bolo Natalino com Nozes e Blueberries


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!