Receita de tabule com painço: clássico árabe reinventado

por Redação em 5 de janeiro de 2018

O tabule é um clássico da culinária árabe, uma espécie de salada que teve origem no Líbano e ganhou fama no Brasil. Tradicionalmente, o prato é feito à base de trigo para quibe e legumes. Mas, para dar aquele toque gourmet ao cardápio, que tal substituir o trigo para quibe pelo Painço e preparar uma saborosa receita de Tabule com Painço?

Além de inovar, você também vai levar à mesa todos os benefícios desse grão que é não apenas nutritivo, como também extremamente versátil, o que faz com que possa ser adicionado em diversas receitas.

LEIA MAIS
Painço: pequeno no tamanho, grande nos benefícios
LEIA MAIS
Os benefícios dos grãos e sementes na dieta vegetariana

Receita de tabule com painço

Essa é uma daquelas receitas rápidas e práticas de se fazer e que ainda assim causa uma ótima impressão à mesa. Que tal surpreender seus convidados com essa preparação? Confira o passo a passo e aprenda a fazer:

Ingredientes
•  1 xícara (chá) de painço em grãos (previamente cozido)
•  1 cenoura ralada
•  1 cebola pequena cortada em cubos
•  1 tomate cortado em cubos
•  1 pepino cortado em cubos
•  Suco de 1 limão
•  Sal marinho, azeite de oliva e cebolinha a gosto

Modo de preparo

Em um recipiente coloque o painço cozido e junte a cenoura ralada, a cebola, o tomate e o pepino cortado em cubos. Adicione o suco de limão e os demais temperos, misture bem e sirva!

Rendimento: 4 porções

Dica: Se preferir, adicione ½ pimentão verde.

O painço é um cereal de grãos pequenos e arredondados, cultivado na China desde 7000 a.C. Essa é uma ótima opção para pessoas celíacas, uma vez que é livre de glúten e ainda ajuda a suprir as necessidades nutricionais de magnésio no organismo, uma vez que contém 25% das necessidades diárias de um adulto. Esse é um mineral importante para auxiliar no equilíbrio hormonal, fortalecer o sistema nervoso e promover a sensação de relaxamento.

Essa é ainda uma ótima fonte de fibras, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Isso sem falar da proteína, cujo teor chega a ser maior que o do feijão, o que torna esse cereal uma boa opção para os vegetarianos.

Receitas Jasmine

Quer aprender outras receitas nutritivas, saborosas e práticas para preparar em casa? Confira outras sugestões de passo a passo:


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!