Receita de Risoto Integral

por Redação em 2 de março de 2017

Um risoto bem elaborado e suculento é sempre uma excelente opção para servir no almoço ou jantar. Se for preparado com ingredientes integrais e saudáveis, melhor ainda! Por isso, a nossa dica é esta deliciosa e prática receita de risoto integral, feita com dois ingredientes que fazem parte do nosso portfólio de produtos, o arroz integral e a proteína texturizada de soja (PTS).

O arroz integral, diferentemente do branco, não passa pelo processo de refinamento. Isso preserva a sua casca externa e faz com que o alimento mantenha suas propriedades nutricionais, isto é, ele possui maior concentração de fibras e vitaminas. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino, para a diminuição de colesterol e para o aumento de saciedade.

Classic Risotto with mushrooms and vegetables served on a white plate.

Receita de risoto com arroz integral e proteína texturizada de soja rende 11 porções (foto: istock)

Já a proteína texturizada de soja (PTS) é conhecida como “carne vegetal” ou “carne de soja”. Ela é obtida a partir de um processo em que o grão de soja é submetido a um tratamento térmico com umidade, tempo e temperatura controlados. Esse processo promove mudanças na forma e na estrutura dos grãos, além de influenciar também nas características funcionais e nutricionais do alimento. Naturalmente isenta de colesterol, a PTS é rica em fibras, proteínas, ferro e cálcio.

LEIA MAIS
Arroz integral: muito mais saudável que o branco
LEIA MAIS
Inclua a Proteína Texturizada de Soja (PTS) na sua alimentação

Receita de risoto integral

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Arroz Integral Jasmine cozido
½ xícara (chá) de PTS Média Jasmine hidratada por 15 minutos em 1 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de óleo
2 cenouras médias picadas
200g de vagem picada
1 cebola média picada
1 colher (chá) de alho picado
½ xícara (chá) de azeitonas picadas
½ xícara (chá) de champignon picado
1 colher (chá) de Sal Marinho Atlantis Jasmine
Cheiro verde a gosto
Omelete de 2 ovos picados

Modo de Preparo

Refogue o alho a cebola e a proteína texturizada de soja (PTS), junte a cenoura e o sal. Tampe a panela e deixe refogar, mexendo sempre. Acrescente a vagem e deixe refogar. Desligue o fogo, junte o arroz ao restante dos ingredientes e, por último, acrescente o cheiro verde. Unte uma refratária com azeite de oliva, coloque o risoto e sirva.

Rendimento: 11 porções

Sugestão Jasmine

Gostou da nossa receita de risoto com arroz integral e proteína texturizada de soja? Acompanhe o nosso portal para ver outras receitas com esses alimentos tão saudáveis ao organismo. Entre os nossos produtos, oferecemos a soja em diversos formatos, como a PTS – Proteína Texturizada de Soja, o Soylait, o Extrato de Soja, a Farinha de Soja Integral Orgânica, a Soja em Grãos Orgânica e os deliciosos Soytoast.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!