risoto de abóbora

Receita de risoto de abóbora com cenouras e couve-flor caramelizadas

por tatiana.barros em 2 de dezembro de 2017

Dezembro é uma época repleta de celebrações que marcam o fim do ano, seja Natal ou Ano Novo. Quem não tem, por exemplo, pelo menos um amigo oculto para participar? É a ocasião perfeita para reunir a turma, colocar o papo em dia e relembrar os acontecimentos do ano que está se encerrando. E é claro que todo esse esforço de encontrar as pessoas pede um jantar especial, com menu caprichado. Nossa sugestão é um risoto de abóbora com cenouras e couve-flor caramelizadas que agrada todos os paladares.

Receita de risoto de abóbora

Confira o passo a passo e aprenda essa receita que irá surpreender os seus convidados:

LEIA MAIS
Comidas natalinas: opções saudáveis e tradicionais
LEIA MAIS
Arroz integral: muito mais saudável que o branco

Ingredientes do risoto:

  • 300 g de arroz de risoto
  • 700 g de abóbora moranga (sem sementes)
  • 4 dentes de alho
  • 1 cebola média
  • 5 colheres de sopa de azeite
  • 1 pedaço pequeno de gengibre fresco ralado
  • 1L de caldo de vegetais (preferencialmente feito em casa)
  • 1 pitada de noz-moscada
  • 1 pitada de pimenta em pó
  • 2-3 galhos de manjericão
  • 150 g de queijo de cabra ou outro queijo favorito
  • 1 colher de Ativo Fibras Jasmine

Couve-flor e mini-cenouras:

Modo de preparo do Risoto de abóbora

Remova a pele e as sementes da abóbora e corte em pequenos quadrados. Pique a cebola e o alho, refogue com o azeite até fica translúcido, adicione o arroz de risoto e os pedaços de abóbora e refogue por 2 minutos. Depois, regue com um pouco de caldo de vegetais e mexa novamente. Quando o caldo for absorvido, adicione mais caldo. Repita esse processo até que o arroz esteja macio – mexa com frequência e adicione a noz-moscada, o gengibre, a pimenta em pó e o Ativo Fibras enquanto isso. Adicione o manjericão quase no final. Rale o queijo e misture no risoto.

Modo de preparo da couve-flor torrada e mini cenouras

Pré-aqueça o forno a 220° C. Misture um pouco de azeite com a páprica, o sal marinho, a pimenta, o gergelim e a linhaça. Coloque os vegetais e deixe marinar. Coloque tudo em uma assadeira coberta com papel alumínio e asse por 15-20 min até ficarem dourados. Espalhe a calda de agave um pouco antes de retirar do forno e volte por mais 3 min.

Ativo Fibras

O Ativo Fibras, presente nessa receita, é um produto da Jasmine composto por 18 alimentos selecionados: farinha de linhaça dourada integral, aveia em flocos, extrato de soja, farelo de aveia, fibra de trigo, cacau em pó, gérmen de trigo, amaranto orgânico em flocos, quinoa real orgânica em flocos, farinha de arroz, cálcio e vitaminas (C, E, A e D), fibra natural solúvel inulina, farinha de maracujá, linhaça dourada em grãos, gergelim integral, fibra natural solúvel, levedo de cerveja e guaraná em pó. O Ativo Fibras não tem adição de açúcares e ainda é rico em ômega 3 e vitaminas A, C, D e E.

Receitas Jasmine

Gostou desse risoto? Confira outras opções de receitas para você preparar um jantar completo e assim receber seus amigos em casa com ajuda de produtos Jasmine.

Gnocchi de batata doce roxa

Queijo brie no forno

Rolinhos arco-íris de verão

Pudim de chia e spirulina


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!