Receita de pão integral com linhaça

por Redação em 8 de março de 2017

Vai um pãozinho aí? Unanimidade nacional, quem não fica com desejo só de imaginar o aroma daquela fornada de pães quentinhos que fazem derreter a manteiga? O problema é que tanta gostosura costuma vir sempre acompanhada daquela culpa por consumir um alimento pobre em nutrientes – praticamente só carboidrato branco, sem fibras em sua composição.

LEIA MAIS
Linhaça: benefícios e a diferença entre a dourada e a marrom
LEIA MAIS
Farinha integral: mais fibras e vitaminas

Mas isso pode mudar. O seu café da manhã e o lanche da tarde podem ficar ainda mais saudáveis com essa receita de pão integral com linhaça. Além dos nutrientes da farinha integral, a linhaça é uma semente rica em proteínas, fibras e ácidos graxos poli-insaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que faz bem para o coração, garante um bom funcionamento intestinal, ajuda a previne o envelhecimento precoce e prolonga a sensação de saciedade. Confira a receita e bom apetite!

Receita de pão integral com linhaça

Ingredientes
• 4 copos de Farinha de Trigo Integral Jasmine
• 2 copos de farinha de trigo branca especial
• 1 copo de Farinha de Linhaça Dourada Estabilizada
• ½ copo de Linhaça Dourada em Grãos Jasmine
• 1 tablete de fermento biológico fresco
• ½ colher rasa (sobremesa) de Sal Marinho Atlantis Jasmine
• 5 colheres (sobremesa) de óleo de milho
• ½ copo de água ou até a massa ficar firme

Modo de preparo
Peneire as farinhas e o sal. Misture. Adicione o óleo de milho. Dissolva o fermento na água morna e acrescente à massa. Amasse até alisar. Deixe crescer em ambiente aquecido até dobrar de tamanho, durante aproximadamente 60 minutos. Coloque um pano úmido sobre a massa para não secar. Divida a massa em duas partes. Enrole e coloque em formas.

Deixe descansar por uma hora e meia ou até dobrar de tamanho. Em seguida, leve ao forno pré-aquecido a 150ºC por cerca de 50 minutos.

Dica: Em dias frios, a demora é maior. Não coloque no forno antes de atingir o ponto ideal, pois a massa pode abrir nas laterais ou formar uma crosta muito dura. Passe ovo ou clara, salpicando os grãos de linhaça em cima.

Rendimento: Dois pães grandes

Confira outras receitas Jasmine:

Receita de bolo de chia, aveia e castanha: sem glúten e com muito sabor
Receita de bolinho de milho e soja
Receita de farofa de aveia


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!