torta fit

Receita de mini torta fit com creme de baunilha, mirtilos e figos

por tatiana.barros em 4 de dezembro de 2017

Não dá para pensar em festas de fim de ano sem sonhar com todas as delícias gastronômicas que não podem faltar nessas celebrações. E é claro que as sobremesas merecem uma atenção e destaque especiais. Para te ajudar na missão de preparar um doce que exale sabor, mas sem pesar na balança, selecionamos uma receita de mini tortas funcionais com creme de baunilha, mirtilos e figos.

Aprenda a fazer a mini torta fit

Massa

Pudim de baunilha

Cobertura

  • 250 g de mirtilos
  • 3 figos

Modo de preparo

Misture farinha, açúcar mascavo e sal. Coloque a manteiga fria e amasse rapidamente com a mistura de farinha com o ovo. Envolva a massa em filme plástico e deixe na geladeira por no mínimo 1 hora. Prepare o pudim de baunilha: adicione a maizena no leite vegetal ainda frio, o açúcar, a fava e a essência de baunilha. Leve ao fogo e mexa até engrossar no ponto de pudim

Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte as formas. Retire a metade da massa da geladeira e abra com um rolo. Faça a base da torta nas formas e corte fora as bordas. Asse por 15 minutos. Preencha com o pudim, coloque por cima os mirtilos e asse por mais 10 minutos. Adicione os figos e asse por mais 5 minutos. Deixe esfriar um pouco, então sirva morno.

LEIA MAIS
Blueberry: a fruta da juventude e que faz bem para a visão
LEIA MAIS
Dicas para uma ceia de Natal simples, saudável e nutritiva

O destaque da cobertura é o mirtilo, fruta da família dos berries, da qual também fazem parte o goji berry, o açaí, a framboesa e o morango, entre outros. Também conhecida como blueberry, o mirtilo é rico em antioxidantes, o que faz com que seja considerado a fruta da longevidade. O teor dessas substâncias ultrapassa, até mesmo, o de vegetais como o espinafre, o repolho e o brócolis. Essa frutinha também tem ação anti-inflamatória, por ser rica em vitamina C, e protege o cérebro das doenças degenerativas. Para quem está de dieta, essa é uma ótima opção para entrar na sua rotina, uma vez que possui baixo índice de açúcar e cada 100 gramas da fruta têm apenas 32 calorias.

Outro ingrediente que faz toda diferença na receita é o leite de aveia. A bebida vegetal tem alta concentração de cálcio, que chega a ser tão elevada quanto a encontrada no leite de vaca. Também é fonte de fibras, que conferem saciedade e ajudam na digestão. Seus fitoquímicos ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares. Por conter glúten, o leite de aveia não deve ser consumido por pessoas celíacas.

Receitas Jasmine

Confira outras sugestões de sobremesas saudáveis para deixar suas festas de fim de ano mais saborosas:

Mousse de chocolate vegana

Cheesecake vegano

Paçoca de gergelim com linhaça dourada

Cocada integral com açúcar mascavo


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!