Receita de massa de torta sem glúten

por Redação em 6 de março de 2017

Receber o diagnóstico de doença celíaca é saber que o consumo de glúten está definitivamente vetado. No início, bate o medo de nunca mais encontrar nada que se possa comprar no mercado, mas um tempo depois a pessoa já fica craque em ler rótulos e em achar pães e outras massas sem glúten espalhadas por prateleiras. Mas e aquelas guloseimas preparadas em casa? Com um pouco de paciência e disposição, dá para aprender a preparar receitas sensacionais e livres de glúten.

LEIA MAIS
Glúten: 8 coisas que você precisa saber antes de tirá-lo da dieta
LEIA MAIS
Arroz integral: muito mais saudável que o branco

A sugestão que apresentamos abaixo é uma receita simples de Massa de Torta Sem Glúten, que serve de base para diversas tortas salgadas. Para rechear você pode usar legumes picados, frango desfiado, atum, palmito, milho, ervilha, tomate e cebola, temperados a gosto.

Receita de massa de torta sem glúten

Ingredientes
• 1 xícara (chá) de Farinha de Arroz Integral Suply
• 1 colher (sopa) de amido de milho
• 3 ovos
• 1 xícara (chá) de água
• ½ xícara (chá) de óleo vegetal
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
Sal Jasmine Marinho Atlantis a gosto

Modo de Preparo

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador por 2 minutos ou até formar uma mistura líquida e homogênea. Despeje a massa em uma forma pequena untada e enfarinhada com farinha de arroz e espalhe o recheio de sua preferência por cima. Leve ao forno pré-aquecido a 205°C por aproximadamente 50 minutos ou até dourar. Sirva quente ou fria!

Atenção!

Apesar de estar na moda uma dieta sem glúten, tirar o nutriente da alimentação é indicado apenas para quem, de fato, é celíaco. Dados da Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil – Fenacelbra mostram que  cerca de 1% da população mundial é celíaca.

A doença celíaca é uma doença autoimune, isto é, leva o nosso organismo a produzir um ataque contra si próprio. Nesse caso, o corpo provoca um processo inflamatório crônico do intestino delgado sempre que algum produto que contém glúten na composição ou no processo de fabricação é consumido. Ou seja, quando em contato com qualquer quantidade de glúten, o organismo estimula a linha de defesa a produzir anticorpos para combater a proteína e acaba por atacar a si mesmo.

A sensibilidade ao glúten é uma forma branda de intolerância a essa proteína, quando o organismo apresenta uma dificuldade para digeri-la, causando sintomas gastrointestinais, como desconforto abdominal, diarreia e constipação. Em pessoas com sensibilidade ao glúten, o consumo da proteína desencadeia esses sintomas clínicos, mas o sistema imune permanece inato, ou seja, o organismo não produz anticorpos para combatê-lo, como acontece na doença celíaca.

Sugestão Jasmine

Entre os nossos produtos, oferecemos algumas opções sem glúten, como os Cookies Integrais Sem Glúten e os Biovs de Arroz e Arroz com Quinoa. Além disso, também oferecemos produtos que são naturalmente sem glúten, como o Amaranto em Flocos, o Tahine, o Arroz Integral e alguns produtos da Linha Gourmet Integral. Eles são produzidos em maquinário separado e com todo o cuidado necessário para evitar qualquer tipo de contaminação, garantindo opções seguras para o cardápio de celíacos ou pessoas com algum grau de sensibilidade ao glúten.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!