Nega maluca

Receita de bolo de chocolate vegano

por tatiana.barros em 25 de setembro de 2017

Para muita gente, não há dieta ou restrição alimentar que faça resistir a um bolo de chocolate. A receita clássica, com água fervente, tem massa bem leve e agrada crianças e adultos de todas as idades. Para quem ama essa opção de lanche, que tal aproveitar para preparar em casa e surpreender toda a família?

 Receita de bolo de chocolate vegano

O grande diferencial dessa receita é que ela pode ser consumida, até mesmo, por quem adota uma alimentação vegana. Isso porque o bolo não leva nenhum item de origem animal.

LEIA MAIS
Cacau: benefícios do principal ingrediente do chocolate
LEIA MAIS
Receita de brownie fácil com farinha de arroz e chia

Ficou curioso para aprender como fazer nosso bolo de chocolate vegano? Confira o passo a passo.

Massa

Ingredientes

2 xícaras (chá) de Farinha de Trigo Integral Jasmine

1 e ½ xícara (chá) de Açúcar Fit Jasmine

1 e ¼ de xícaras (chá) de água fervente

½ xícara (chá) de Biov em Pó Sabor Chocolate

½ xícara (chá) de óleo

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

3 colheres (sopa) de Linhaça Dourada em Grãos Jasmine

6 colheres (sopa) de água fria

Modo de preparo

Deixe a linhaça de molho na água fria por, no mínimo, 30 minutos. Passado esse tempo, bata no liquidificador a linhaça com o açúcar e o óleo até obter um creme homogêneo. Despeje a mistura em uma tigela e adicione a farinha já peneirada com o bicarbonato de sódio e o Biov em pó. Misture bem e adicione aos poucos a água fervente. Unte uma forma com óleo e polvilhe com farinha. Despeje a massa do bolo e leve  para assar em forno médio preaquecido por cerca de 35 minutos.

Recheio

Ingredientes

1 lata de leite condensado de soja

3 colheres (sopa) de cacau em pó

Modo de preparo

Misture os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo mexendo até desgrudar do fundo da panela. Retire do fogo, deixe amornar um pouco e cubra o bolo.

Benefícios da receita

O cacau não é apenas um ingrediente saboroso. Ele traz diversos benefícios para a nossa saúde física e mental. É fonte de triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina, neurotransmissor que promove o bem-estar. Ainda aumenta a energia e a resistência física, é rico em um flavanoide que inibe as enzimas que elevam a pressão arterial e protegem o corpo do ataque de radicais livres.

Outro ingrediente aliado do organismo é a farinha de trigo integral, que possui todos os nutrientes do grão de trigo, como as fibras solúveis e insolúveis, o ferro, o fósforo e o magnésio, que são indispensáveis na alimentação diária.

Por fim, a linhaça dourada também está presente no bolo. É um grão funcional, rico em proteínas, ômega 3 e 6, vitaminas A, B1, B6, B12 e E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Também é fonte de fibras, que conferem saciedade e promovem a saúde intestinal.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!