barrinha de granola

Receita de barrinhas de granola e tâmaras para o lanche

por tatiana.barros em 6 de dezembro de 2017

Alimentar-se de três em três horas é um dos segredos para manter uma rotina saudável. Mas de nada adianta investir em lanches industrializados, processados, ricos em açúcar, gordura e sódio. Para que a dieta seja de fato benéfica para o corpo é essencial que ela seja composta por alimentos funcionais, fonte de nutrientes naturais. Barrinhas de granola são uma ótima opção de lanche.

LEIA MAIS
Lanches integrais: Por que investir em pequenas refeições durante o dia?
LEIA MAIS
Granola: veja os benefícios, por que emagrece e como inserir na dieta

Receita de barrinhas de granola

Para te ajudar na missão de sempre ter na bolsa uma opção de lanche saudável e gostosa, selecionamos uma receita prática de se fazer em casa: barrinhas de granola e tâmaras. Confira o passo a passo:

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de tâmaras picadas
4 colheres de sopa de calda de agave Jasmine
1 xícara de chá de granola Jasmine
3 a 4 figos cortados em fatias
1/2 colher de chá de essência de baunilha
3 bananas congeladas amassadas
4 polpas de coco

Modo de preparo:

Em um bowl coloque as tâmaras, a calda de agave, a granola, a baunilha e as bananas e misture. Espalhe a mistura em um papel filme. Coloque por cima da mistura a polpa de coco e depois os figos. Leve ao freezer por cerca de 3 a 4 horas. Retire, corte em barrinhas e sirva.

Essas barrinhas contam com um ingrediente que faz toda diferença no sabor: a tâmara. Essa frutinha doce é fonte de fibras e concentra vitaminas, como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido fólico, A e K, além de minerais, como o potássio, o ferro e o cobre. Por ser rica em açúcares naturais, as tâmaras fornecem energia instantânea, o que reduz a sensação de fadiga e cansaço. Por isso, é ótima opção para quem pratica atividades físicas.

Outro item presente nessa receita é a granola, uma mistura de cereais (aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo, floco de arroz e floco de milho), grãos integrais (amendoim, linhaça e gergelim e soja), frutas secas (uva e banana passa) e oleaginosas (nozes, castanhas e amêndoas). Por tudo isso, o alimento possui grandes quantidades de carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras importantes para o bom funcionamento do organismo, especialmente do coração e do intestino.

Mas é preciso ter atenção com a granola que se consome: a versão saudável é aquela que é rica em fibras e que possui poucas quantidades de calorias e açúcar. É essencial ficar atento às embalagens e ter a certeza de que não foram adicionados esses itens na composição.

As granolas da Jasmine têm 0% de gordura trans, não conta com adição de açúcares e é enriquecido com fibras, 10 vitaminas e minerais e cálcio.

Receitas Jasmine

Confira outras opções de receitas para o seu lanche:

Barrinha de chocolate saudável

Rolinhos arco-íris de verão

Pão de frigideira integral

Crepe de quinoa com frango ao molho de espinafre


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!