Receita de Barrinha de Chocolate Saudável

por tatiana.barros em 27 de novembro de 2017

Durante o dia, é essencial tirar um momento para fazer lanches intermediários. São eles que garantem energia para realizar todas as atividades cotidianas, além de evitar que se coma demais na hora das refeições principais. Mas para isso, é necessário escolher opções saudáveis, que sejam fontes de fibras. É o caso desta barrinha de chocolate saudável.

Se você pensa que isso é sinônimo de comida sem graça, está muito enganado.  Um bom chocolate, por exemplo, pode ser muito nutritivo e esta barrinha é fácil de preparar e prática para levar a qualquer lugar e sempre ter na bolsa.

LEIA MAIS
Cacau: benefícios do principal ingrediente do chocolate
LEIA MAIS
Lanches integrais: Por que investir em pequenas refeições durante o dia?

Como fazer barrinha de chocolate saudável

Confira o passo a passo desta receita.

Ingredientes

2 barras de chocolate amargo (cerca de 300g – quanto maior o teor de cacau, melhor)

Red berries Jasmine

Mix de sementes e frutas Jasmine

Maçã crocante Jasmine

Modo de preparo

Abra um pedaço de papel manteiga ou de papel alumínio.

Corte o chocolate em pequenos pedaços e coloque em uma tigela de vidro. Leve ao micro-ondas por 60 segundos e mexa bem. Coloque no micro-ondas por mais 30 segundos e mexa novamente para derreter completamente o chocolate. Repita o processo até o chocolate estar totalmente derretido. Use uma colher para fazer pequenas rodelas de chocolate no papel manteiga. Deixe o chocolate cair da colher e, naturalmente, irá ficar com um formato mais ou menos redondo. Você pode empurrá-lo com a colher. Polvilhe cada rodela com as frutas e sementes, enquanto ainda está quente.

Deixe o chocolate resfriar em temperatura ambiente ou coloque na geladeira para acelerar o processo.

Dica: Se você planeja refrigerar as barrinhas, uma coisa que ajuda é colocar um papel diretamente em uma assadeira ou bandeja para que possa transferi-los para a geladeira.

Dicas Jasmine

É preciso enfatizar que, quando se fala em chocolate, quanto mais amargo, melhor. Isso quer dizer que ele deve ter, pelo menos 70% de cacau em sua composição.  Há algumas versões que podem chegar a até 90%.  Mas por que esses são mais saudáveis?  É que, quanto menor a quantidade de cacau no produto, maior a quantidade de açúcar e gorduras, o que o torna mais prejudicial à saúde.

O valor nutricional do chocolate se encontra, justamente, no cacau. Esse é um fruto rico em flavonoides, um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres e, consequentemente, o envelhecimento precoce. Ele também tem boas quantidades de vitaminas e minerais, como o potássio, o cobre, o cálcio, o magnésio e o ferro.

Sabe aquela sensação de prazer que comer chocolate provoca, especialmente nas mulheres? Isso é graças a um aminoácido chamado triptofano, essencial para a produção de serotonina, que é o neurotransmissor que promove o bem-estar. O cacau ainda possui dopamina e feniletilamina e aumenta a endorfina, substâncias que melhoram o humor.

Receitas Jasmine

Gostou dessa opção de lanche? Confira outras receitas saudáveis que têm o chocolate como protagonista.

Mousse de chocolate vegana

Bolo integral orgânico de chocolate, amaranto e linhaça

Bolo de chocolate vegano

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!