Receita de hambúrguer vegano de beterraba

por tatiana.barros
em 29 de setembro de 2017

Um hambúrguer caseiro e bem preparado, com acompanhamentos de qualidade, formam um dos mais saborosos lanches que existem. Felizmente, quem é vegano não precisa abrir mão dessa delícia. Hoje não faltam são receitas que substituem a carne por ingredientes vegetais que não deixam nada a dever no sabor. A vantagem extra é que são nutritivos e benéficos para o nosso organismo.

Hambúrguer vegano de beterraba e arroz integral

Esta é uma ótima receita de hambúrguer vegano, que tem como protagonistas a beterraba e o arroz integral. Ficou curioso para conferir essa inusitada combinação? Confira o passo a passo.

Ingredientes:

  • 3 beterrabas médias com casca
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 cebola roxa sem casca cortada em cubos
  • ½ colher (chá) de Sal Marinho Jasmine
  • 1 colher (sopa) de vinagre de vinho tinto
  • 1½ xícara (chá) de feijão-preto ou roxinho cozido
  • 1 xícara (chá) de Arroz Integral Jasmine cozido
  • 2 colheres (sopa) de salsinha fresca picada
  • Pimenta-do-reino moída na hora
  • 1/2 xícara (chá) de água
LEIA MAIS
Arroz integral: muito mais saudável que o branco
LEIA MAIS
Receitas de hambúrguer vegano e vegetariano

Modo de preparo

Refogue a cebola no azeite e adicione a beterraba ralada. Deixe dourar um pouco e adicione a água. Quando secar, adicione o vinagre, o sal e a pimenta. Reserve.

Amasse o feijão e misture com o arroz integral e a beterraba. Acrescente a salsinha e acerto o sal e a pimenta. Molde os hambúrgueres e leve à geladeira por uma hora.  Regue um fio de azeite na frigideira e grelhe rapidamente o hambúrguer.

Para dar um sabor bem especial ao lanche, espalhe um pouco de Tahine Jasmine no pão e acrescente folhas frescas, polvilhadas com pimenta-do-reino, sal e azeite de oliva extravirgem.

Tubérculo especial

O destaque dessa receita é a saborosa e nutritiva beterraba. É um tubérculo levemente adocicado, rico em antioxidantes, minerais e vitaminas. A cor vermelha desse vegetal se deve à betaína, um aminoácido importante para prevenir doenças cardiovasculares, proteger as enzimas intracelulares e fortalecer os ossos. Outros benefícios da beterraba: melhora o rendimento durante o treino, fortalece o sistema imune, previne e combate a anemia, protege o sistema nervoso e mantém a saúde dos olhos, entre outros.

Outro ingrediente presente na receita é o arroz integral.  Essa é a apresentação do grão em sua forma completa, que não passou pelo processo de refinamento e não foi polido. Com isso, o arroz integral mantém a camada de farelo e o gérmen, onde fica concentrada grande parte dos nutrientes. Por essa razão ele é mais saudável que o branco e mais indicado para quem deseja adotar uma dieta mais saudável.

Sugestão Jasmine

Gostou da nossa receita de hambúrguer e quer testar em casa? A Jasmine conta com produtos que ajudam a preparar esse delicioso lanche, como o Arroz Integral , o Sal Marinho e o Tahine.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!