Receita de bolo integral orgânico de chocolate, amaranto e linhaça dourada

por Redação em 6 de março de 2017

Será que existe sobremesa de dar água na boca, com sabor de chocolate e, mesmo assim, muito saudável? Sim! Se o seu grande desafio é abrir mão daquele docinho depois das refeições, não é preciso mais sair correndo da cozinha antes de sucumbir à tentação. Basta aprender a fazer uma receita como esta de bolo integral orgânico de chocolate, amaranto e linhaça dourada. Além do prazer da degustação, você ainda vai consumir alimentos que ajudam no funcionamento do organismo.

Receita de bolo integral

Confira o passo a passo dessa receita saborosa e saudável:

Ingredientes

•    3 ovos orgânicos
•    2 xícaras de chá de açúcar mascavo orgânico Jasmine
•    3 xícaras de chá de farinha de trigo orgânica
•    1 xícara de chá de farinha de trigo integral Jasmine orgânica
•    ½ xícara de chá de amaranto em flocos Jasmine
•    1 colher de sopa cheia de linhaça dourada triturada Jasmine
•    1 xícara de chá de óleo vegetal orgânico (canola, milho ou soja)
•    2 xícaras de chá de leite orgânico
•    ½ xícara de chá de chocolate em pó orgânico
•    2 colheres de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo
Bata as claras em neve e reserve.  Acrescente em um recipiente as gemas e 3 colheres de açúcar mascavo e bata bem até ficar com aspecto claro.  Em seguida, acrescentar o óleo, a farinha de trigo integral, a farinha de trigo comum, o amaranto, o restante do açúcar mascavo, o chocolate e o leite.  Misturar bem até ficar uma massa homogênea.  Por último, acrescentar as claras em neve e o fermento e mexer delicadamente.  Colocar a massa em tabuleiro grande untado com margarina ou óleo vegetal e polvilhado com farinha. Assar em forno médio por 40 minutos.

Tempo de Preparo: 1 hora
Rendimento: 25 pedaços

LEIA MAIS
Linhaça: benefícios e a diferença entre a dourada e a marrom
LEIA MAIS
Os benefícios dos grãos e sementes na dieta vegetariana

Este bolo tem como componente principal o chocolate orgânico, em que o cacau utilizado é cultivado sem o uso de pesticidas ou defensivos agrícolas, além de ser respeitado o seu tempo de fermentação e secagem de forma natural. O chocolate orgânico também não leva leite e nem glúten, o que o torna ideal para pessoas com intolerância e alergias.

A receita leva também linhaça dourada, considerada um supergrão funcional graças aos seus valores nutricionais. A semente é rica em ômega 3, fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B6, B12, E, potássio, sódio, magnésio, fósforo, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e ômega 6.

Por fim, o bolo integral conta também com amaranto, um produto rico em fibras solúveis que colaboram para reduzir o apetite. O alimento ainda reduz a absorção do colesterol, alivia a prisão de ventre, reforça o sistema imunológico e, por ser fonte de cálcio, combate a osteoporose.

Sugestão Jasmine

Se você gostou da nossa receita de bolo de chia, castanha e aveia, acompanhe o blog da Jasmine para acompanhar outras receitas saborosas e feitas com os nossos produtos integrais, naturais e orgânicos.

Outras receitas Jasmine:

Receita de bolo de chia, aveia e castanha: sem glúten e com muito sabor
Receita de Bolo Integral de Banana com Uvas-Passas
Receita de Bolo de Cacau

 

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!