Fale Conosco

Dia Mundial do Pão: Conheça receitas práticas e saudáveis para celebrar a data

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 15 de outubro de 2020

Postado no dia: 15 de outubro de 2020

Com diferentes composições, sabores e texturas, o pão é um dos alimentos mais tradicionais do mundo, seja como prato principal ou acompanhamento

No dia 16 de outubro é celebrado o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000, em Nova York, pela União Internacional de Padeiros e Afins, para homenagear este que é um dos alimentos mais populares nas mesas de todo o mundo, e que se adapta às diferentes culturas e hábitos diários. Seja ele francês, sírio, australiano, italiano ou de forma, o pão leva em sua composição ingredientes básicos, como água, sal e trigo. Contudo, com o passar dos anos, as receitas foram aprimoradas, levando ingredientes mais saudáveis e completos, também com opções como integral e sem glúten. 

Segundo a engenheira de alimentos Amanda Roman Guedes, há algumas combinações que podem deixar o prato mais saudável e nutritivo. “Pão é um alimento muito versátil. Contudo, como ele é normalmente feito com a farinha branca, que perde grande parte dos nutrientes no processo de refinamento, ele não é um alimento muito rico em nutrientes. Por isso vale a pena testar opções mais saudáveis, saborosas e menos calóricas. Outra alternativa é buscar no mercado opções prontas, como pães sem glúten, por exemplo”, explica a engenheira de alimentos da Jasmine Alimentos. 

Além das receitas para fazer pães, há também possibilidades que levam o pão já pronto como ingrediente, seja como prato principal ou acompanhamento. Confira três opções de receitas: 

Receita de pão lowcarb de frigideira

Ingredientes:

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até a massa ficar homogênea. Pode ser com garfo mesmo. Pré-aqueça a frigideira e despeje. Deixe dourar dos dois lados em fogo médio e a receita está pronta. A receita pode ser combinada com uma variedade de recheios, como de carne, frango, queijo, legumes ou maionese de tofu.

Receita de brusquetas

Ingredientes:

Modo de preparo:

Em uma panela refogue o molho de tomate com os legumes selecionados. Pegue o pão Multigrãos, coloque em uma forma e os disponha sobre ela. Coloque os legumes refogados por cima do pão e leve ao forno por 20 minutos na temperatura média. Em seguida estará pronto para servir!

Receita de Farofa de Repolho e Mix de Soja

Ingredientes:

Modo de Preparo:

Torre e processe o pão sem glúten até virar uma farinha e reserve. Em seguida esquente 1 colher de sopa de azeite de oliva. Coloque o repolho e refogue por 4 minutos até amolecer. Tempere com sal e pimenta e acrescente o ghee e a farinha de pão sem glúten, mexendo por mais uns 5 minutos até secar bem. Finalize com o mix de soja, o sal e a cebolinha verde.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!