unhas fracas
unhas fracas

Alimentos para fortalecer unhas fracas

por Redação
em 4 de março de 2017

Manicure em dia, esmalte bem passado e… do nada, a unha lasca ou quebra de vez. Começa com uma e, rapidamente, o efeito se alastra. Nesse caso, aqueles fortalecedores aplicados tal qual base até ajudam, mas não vão resolver a questão. Assim como a pele e o cabelo, a saúde da unha é o reflexo do cardápio nosso de cada dia.

“O ideal é consumir mais alimentos ricos em antioxidantes e em vitaminas A e E, além daquelas do complexo B. Minerais como magnésio, silício e zinco também são importantes”,  afirma a nutricionista Dhayane Mann Sotto Maior Landscheck.

Se as unhas estão fracas, é certeza de que a alimentação não está equilibrada e, de quebra, o nível de estresse também deve estar alto. Afinal, uma coisa leva a outra e interfere na outra. Gente estressada costuma comer mal e quem come mal acaba tendo os níveis de estresse aumentados.

“A queixa de unhas quebradiças pode acontecer durante uma fase da vida ou, até mesmo, de maneira crônica. Por isso, além de caprichar na dieta saudável, é importante consultar um especialista”, diz Dhayane. Doenças como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, atrapalham a chegada de nutrientes à unhas, deixando-as fracas e descamadas.

Dieta para fortalecer unhas fracas

Semente de girassol

É rica em zinco, que fortalece a unha e faz bem ao sistema imunológico. Como um punhado diariamente

Oleaginosas

Nozes, castanhas, amêndoas e macadâmias são boas fontes de vitamina E e de gorduras boas, essenciais para ter unhas saudáveis.Coma diariamente um punhado equivalente à sua mão fechada (em torno de 2 unidades de cada)

Banana

Ricas em vitamina B6, a banana mantém a unha saudável e evita a coloração amarelada, típica de unhas fracas e doentes.

Vegetais escuros

São boas fontes de ferro, mineral essencial para aumentar a oferta de oxigênio para o sangue, o que ajuda a fortalecer as unhas e ainda impede que elas fiquem descoloradas. Inclua brócolis, couve e espinafre, entre outros, em seu cardápio.

Leite

Supre o cálcio necessário para que as unhas fiquem fortes e tenham crescimento rápido. A carência de cálcio pode causar fungos, responsáveis por deixar as unhas secas e quebradiças.

LEIA MAIS
SPA caseiro para os pés
LEIA MAIS
Máscaras para cabelos cacheados: 5 receitas para fazer em casa

Dica

Para que o processo de fortalecimento das unhas seja mais rápido e perene, a hidratação deve ser reforçada. Uma pele hidratada tem mais potência para alimentar e proteger cabelos e unhas.

 

Sugestão Jasmine

Para manter as unhas fortes e saudáveis, acrescente todos os dias 1 colher de sobremesa de Mix Semente Jasmine à sua fruta ou iogurte. O produto é fonte de minerais e de sementes indicados para a saúde da unha. Além dele, as SuperFrutas e as Frutas Crocantes, além das Barrinhas de Granola, os Grain Flakes e os Smoothies também são sugestões de lanches saudáveis e que vão ajudar as suas unhas a ficarem fortes e bonitas.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!