feliz segunda-feira
feliz segunda-feira

7 dicas para você garantir uma feliz segunda-feira

por tatiana.barros
em 28 de agosto de 2017

A segunda-feira é o dia do lamento para muita gente. Afinal, após um fim de semana de descanso, lazer e relaxamento, nem sempre é fácil ter energia para encarar uma nova semana cheia de compromissos. Como é impossível pular este dia da semana, o melhor a fazer é encarar o momento com mais alegria e ânimo. E há várias formas de ter uma feliz segunda-feira.

Como ter uma feliz segunda-feira

Acha que não é possível começar a semana com animação? Confira nossas dicas e apague de vez essa ideia da mente.

LEIA MAIS
Bom humor: Saiba como aumentar a serotonina naturalmente
LEIA MAIS
Hormônios da felicidade: quais são e o que comer para ativá-los

Durma bem

A gente sabe que é normal que haja uma alteração no sono nos fins de semana. Algumas pessoas dormem bem menos, por causa das festas que vão madrugada adentro. Outras aproveitam para compensar todas as horas de descanso perdidas durante os dias úteis e dormem demais. A verdade é que as duas práticas fazem com que seja mais difícil despertar na segunda-feira. Por isso, tente manter a rotina de sono sempre que possível, variando no máximo duas horas em relação as horas de descanso dos outros dias.

Luz solar

Uma das melhores formas de acordar mais facilmente é deixar a luz do sol entrar no seu quarto. Isso porque ela suprime a produção de melatonina, que é o hormônio do sono, e avisa ao cérebro que é hora de despertar e encarar um novo dia. Vale deixar as cortinas abertas ou até a janela entreaberta na noite de domingo para segunda, se o clima permitir.

Respire e alongue-se

Aposte em um ritual matinal: assim que acordar, faça um exercício simples de respiração. Inspire profundamente e expire de forma lenta. Repita pelo menos dez vezes. Essa é uma forma de manter a pressão sanguínea equilibrada e começar o dia mais relaxado. Além disso, faça exercícios de alongamento ainda na cama. Estique os braços, pernas e pescoço. Essa é outra maneira eficiente de despertar o cérebro e ter ainda mais energia.

Controle a ingestão de álcool

Sabemos que é mais comum ingerir bebidas alcoólicas nos fins de semana. O segredo para uma feliz segunda-feira é não exagerar. Além de beber com moderação, não se esqueça de se alimentar bem e intercale os goles de drinks com um copo d’água. Isso ajuda a manter o corpo hidratado e reduz a incômoda ressaca, inimiga número 1 do primeiro dia útil da semana.

Exercite-se

Não deixe a preguiça reinar logo no início da semana. Mas também não precisa malhar com força total, se o corpo não estiver tão disposto. Prefira uma atividade mais tranquila, como uma aula de yoga, uma caminhada ou pedalada no parque. O objetivo é ter mais disposição, ficar relaxado e ter uma feliz segunda-feira. Deixe para se preocupar com desempenho nos outros dias.

Alimentação leve

É normal exagerar na alimentação aos sábados e domingos, o que pode dar aquela indisposição estomacal. Por isso, invista em um suco verde detox logo na manhã de segunda. Ao longo do dia, prefira consumir alimentos leves, como saladas e sopas. Entre as refeições, aposte em lanches ricos em fibras e carboidratos complexos, como castanhas e outras oleaginosas.

Invente uma tradição

Faça com que esse seja um dia leve e divertido, sem precisar afetar suas obrigações. Reserve alguma hora das segundas-feiras para um café ou almoço com amigos, um jantar romântico, um passeio no parque no final do dia, um cinema depois do trabalho… Coloque na agenda esse compromisso com a sua qualidade de vida e tenha uma feliz segunda-feira todas as semanas.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!