6 alimentos para fazer máscara facial

por Redação
em 16 de fevereiro de 2017

O que é bom para comer pode também cair muito bem em outros tipos de receitas. O mesmo abacate da guacamole, por exemplo, é um poderoso hidratante. Uma pele com cicatriz pode ser beneficiada pelas vitaminas presentes no mel. Uma mostra de que, fora da gastronomia, os alimentos podem ser boas alternativas para fazer máscara facial, com atuação na regeneração celular, na eliminação das toxinas e nas impurezas orgânicas.

Além de não exigirem um alto investimento (são bem baratos do que os encontrados nas prateleiras das perfumarias), esses itens podem ser tão eficientes quanto os cosméticos industrializado: perfeitos para o bolso e a beleza.

Alimentos naturais para máscara facial

Confira quais produtos valem a pena investir na sua próxima ida à feira e, assim, garantir uma pele rejuvenescida de forma bem natural:

Mamão papaia

O mamão papaia é uma fonte riquíssima de vitamina C, tem 10 vezes mais do que a laranja (foto: istock)

O mamão papaia é uma fonte riquíssima de vitamina C, tem 10 vezes mais do que a laranja

Por ser rico em vitamina C, o mamão confere uma maior elasticidade e firmeza à pele. Além disso, desobstrui os poros e combate as acnes. A fruta ainda contém betacaroteno, o que faz com que aumente a proteção contra os raios solares.

Como fazer a máscara

Ingredientes:

Uma colher (sopa) da polpa do mamão

Uma colher (sopa) de iogurte natural

Uma colher (de sobremesa) de aveia em flocos

Modo de preparo:

Misture bem os ingredientes até ficar bem homogêneo. Aplique sobre a pele por 20 minutos e enxague bem. Use duas vezes por semana.

Pepino

Os antioxidantes presentes no pepino ajudam a retardar rugas e processo de envelhecimento

Os antioxidantes presentes no pepino ajudam a retardar rugas e processo de envelhecimento (foto: istock)

Você provavelmente já usou ou viu alguém utilizar o pepino para atenuar as indesejadas olheiras. Mas você sabe por que o alimento é usado para essa finalidade? O pepino é naturalmente um alimento mais frio e, ao contato com a pálpebra, faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e, consequentemente, as olheiras ficam mais claras. O pepino ainda é um anti-inflamatório natural: melhora espinhas, queimaduras e alivia os danos sofridos pelos raios solares. E mais: combate o inchaço facial e confere um aspecto renovado ao rosto e com muito mais frescor.

Como fazer a máscara

Ingredientes:

Metade de um pepino descascado

Uma colher (sopa) de mel

Uma colher (sopa) de azeite de oliva

Modo de preparo:

Corte o pepino em quadrados pequenos e acrescente o mel e o azeite de oliva. Amasse bem com uma colher ou utilize um mixer para criar uma mistura homogênea. Deixe na geladeira durante meia hora e depois aplique no rosto por 20 minutos.

Mel

As enzimas naturais do mel limpam a pele de forma profunda e eliminam as toxinas (foto: istock)

As enzimas naturais do mel limpam a pele de forma profunda e eliminam as toxinas (foto: istock)

O mel está presente em diversas receitas de máscaras faciais e não é sem razão. O produto é rico em vitaminas A, E, D e C, que ajudam a reduzir manchas, rugas e flacidez. Além disso, ele evita a desidratação cutânea, facilita a cicatrização , limpa, esfolia e hidrata a pele.  

Como fazer a máscara

Ingredientes:

Duas colheres (de sopa) de mel

Uma colher (de sopa) de óleo de amêndoa

Modo de preparo:

Misture os ingredientes e aplique no rosto, massageando em círculos durante dois minutos. Deixe o produto agir sobre a pele por 20 minutos e depois enxague com água morna.

Camomila

A camomila tem capacidade para purificar, desintoxicar e desinchar a pele

A camomila tem capacidade para purificar, desintoxicar e desinchar a pele (foto: istock)

A planta medicinal é rica em aloe vera, o que faz com que ela proteja o corpo de alergias. Além disso, possui óleo essencial azuleno em sua composição, conferindo um poder de anti-inflamatório, calmante e relaxante. A camomila ainda limpa, tonifica, alivia inchaços, suaviza manchas e clareia a pele.

Como fazer a máscara

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) de infusão de camomila

1 colher (de sopa) de suco de limão

2 colheres (de sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes até ficar bem homogêneo e aplique nas zonas do rosto que tenham mais cravos. Deixe por 20 minutos e depois enxague bem na água fria para fechar os poros.

Água de coco

A água de coco ajuda a minimizar marcas de expressão e rugas (foto: istock)

A água de coco ajuda a minimizar marcas de expressão e rugas (foto: istock)

A água de coco possui minerais antioxidantes, o que faz com que a bebida seja importante para a hidratação da pele e para combater os radicais livres. É um hidratante ideal para pessoas com pele oleosa, pois ajuda a reduzir a oleosidade natural. Além disso, ela rejuvenesce, traz frescor e luminosidade. 

Como fazer a máscara

Ingredientes:

Três colheres (de sopa) de água de coco 
Três colheres (de sopa) de aveia em flocos grossos

Modo de preparo: 
Misture os ingredientes até formar uma massa uniforme. Aplique sobre a pele fazendo movimentos circulares e deixe agir por 20 minutos. Em seguida, limpe a pele com o auxílio de uma gaze.

Abacate

O uso do abacate controla a coceira causada pela pele seca

O uso do abacate controla a coceira causada pela pele seca (foto: istock)

A fruta é rica em óleos naturais e vitaminas, o que faz dele um poderoso alimento para conferir nutrição, hidratação e restauração à pele. Além disso, o abacate retardada o envelhecimento da pele e remove as células mortas.

Como fazer a máscara

Ingredientes:

2 colheres (de sopa) de abacate

1 colher (de sopa) de mel

Modo de preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador ou no mixer. Aplique na pele limpa e deixe agir por 15 minutos. Dica: a máscara é indicada para quem tem pele seca. 

Sugestão Jasmine
Gostou dessas opções de máscaras faciais com produtos naturais? Não deixe de acompanhar blog da Jasmine e confira outras dicas!


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!