cremes para as mãos
cremes para as mãos

Spa caseiro: cremes para as mãos

por tatiana.barros
em 28 de março de 2018

Mãos lisinhas fazem toda a diferença, especialmente na hora de fazer carinho em alguém. No entanto, essa é uma das partes mais delicadas do nosso corpo e, por isso mesmo, resseca e envelhece mais facilmente. Por essa razão, é preciso carinho também na hora de cuidar delas.

Como as mãos têm poucas glândulas sebáceas, elas são muito mais sensíveis à desidratação e a mudanças de temperatura. Para mantê-las sempre macias e jovem, você mesma pode preparar um spa caseiro completo e econômico.

Alimentos para fazer cremes para as mãos

Para isso, é preciso investir em produtos naturais fontes de nutrientes essenciais para a saúde das mãos. Alguns exemplos são:

Azeite

Alimentos fontes de vitamina E são fundamentais para as mãos. Essa substância hidrata e regenera a pele. Por participar da síntese de colágeno, ela garante a elasticidade e firmeza.

Óleo de soja

A soja possui uma substância chamada lecitina, que age como antirrugas, por suavizar a linhas finas e a prevenir o envelhecimento precoce. Também contém fitoestrogênios, que colaboram para rejuvenescer as células da pele.

Aveia

Você já reparou na quantidade de cremes hidratantes de aveia existente no mercado? As fibras presentes nesse cereal estimulam a produção de colágeno e elastina, que garantem elasticidade à pele. Além disso, a aveia promove a hidratação da epiderme.

Mel

A perda de hidratação é um dos motivos para o envelhecimento da pele. E o mel reidrata a pele, garantindo um visual mais jovem e suave. Ele ainda reduz as linhas finas e manchas, tanto das mãos quanto do rosto.

Limão

É verdade que, se exposto ao sol, o limão pode manchar a pele. Mas o sumo da fruta, rico em antioxidantes, também é muito utilizado para clareá-la. Prefira aplicar à noite.

Spa caseiro para as mãos

Confira algumas opções de tratamentos caseiros para garantir a jovialidade das suas mãos:

Esfoliante

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de azeite ou óleo de soja
  • 3 colheres de sopa de açúcar

Modo de aplicação:

Em um recipiente, junte e misture os ingredientes até formar uma pasta. Aplique sobre as mãos e massageie continuamente por dois minutos. Em seguida, retire com água morna.

Loção hidratante para mãos secas

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de sumo de limão natural
  • 1 colher de chá de açúcar
  • Um pouco de água

Modo de aplicação:

Em um recipiente, misture tudo até formar uma pasta. Aplique de imediato às mãos e deixe agir por 1 minuto. Em seguida, retire com água morna.

Creme caseiro de abacate

Ingredientes:

  • 1 abacate maduro
  • 2 colheres de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 colheres de chá de iogurte natural
  • 10 gotas de sândalo

Modo de aplicação:

Misture todos os ingredientes em um processador em um liquidificador. Aplique a pasta nas mãos, cubra-as em sacos de plástico e uma toalha para que a máscara penetre a pele de forma mais eficaz. Deixe agir por 15 minutos e lave em água corrente.

Esfoliante de aveia

Ingredientes:

• 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
• 3 colheres (sopa) de leite
• 1 colher (chá) de mel

Modo de aplicação:

Misture a aveia com o leite. Depois junte o mel e misture bem como uma colher até formar uma pasta homogênea. Aplique o creme nas mãos e massageie suavemente com movimentos circulares. Deixe a mistura agir por alguns segundos e depois enxágue com água morna.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!