peeling caseiro
peeling caseiro

Peeling caseiro: como fazer e quais os benefícios

por aretha.yarak
em 6 de setembro de 2017

Manter a pele sempre bonita e saudável é o desejo de grande parte das mulheres. Melhor ainda se isso for possível com métodos naturais e baratos. Uma boa opção é apostar no peeling caseiro, feito com misturas simples e produtos fáceis de encontrar, como aveia, leite de soja, açúcar mascavo e mamão.

As receitas caseiras de peeling são menos abrasivas e indicadas apenas para cuidar das camadas mais superficiais da pele. Tratamentos profundos e delicados são considerados procedimentos médicos e devem ser realizados apenas com supervisão profissional.

Se a pessoa tem histórico de alergias e irritações na pele, também deve consultar um dermatologista para tirar dúvidas sobre o uso dos produtos caseiros.

Como fazer o peeling caseiro?

As receitas caseiras fazem uma esfoliação suave da pele. Esse processo remove células mortas, manchas superficiais e ajuda a acelerar o processo de renovação da pele.

Com a escolha correta dos ingredientes, é possível obter uma mistura segura e saudável. Além de barata, a máscara irá ajudar no clareamento da pele, na desobstrução de poros, na prevenção da acne e até na redução da oleosidade da face. Os resultados são animadores, mas não se empolgue demais! É recomendado que esses peelings caseiros sejam feitos, no máximo, três vezes por semana.

Receitas de peeling caseiro

As receitas variam conforme o objetivo do peeling. Basicamente, será preciso misturar todos os ingredientes necessários de maneira homogênea e massageá-los no rosto por até três minutos. Não saia no sol durante o tratamento e, em seguida, enxágue bem a pele. Lembre-se de passar um protetor solar antes de sair de casa.

Separamos algumas receitas que ajudam a recuperar a saúde da sua pele e que são bem fáceis de fazer. E o que é melhor: a maioria dos ingredientes você provavelmente já tem em casa.

LEIA MAIS
Cuidados com a pele: alimentos que rejuvenescem
LEIA MAIS
10 nutrientes bons para a pele

Peeling clareador

Ingredientes: Iogurte e farelo de aveia

Em uma tigela, junte uma medida de farelo de aveia a uma medida de iogurte natural. A mistura pode ser usada durante o banho ou em qualquer hora do dia. Primeiro, é preciso lavar o rosto com um sabonete adequado para o seu tipo de pele. Em seguida, aplique a aveia com iogurte em movimentos circulares, priorizando as regiões da face que têm mais manchas. Massageie por três minutos. Lave bem o rosto para tirar toda a mistura.

Benefícios: Enquanto o farelo elimina as células mortas superficiais, o ácido lático do iogurte estimula a renovação da pele e inibe a produção de melanina.

Peeling de limpeza profunda

Ingredientes: Mamão, aveia em flocos finos e azeite extravirgem

Você vai precisar de uma colher (sopa) de mamão papaia amassado, uma colher (sopa) de aveia em flocos finos e uma colher (café) de azeite extravirgem. Lave o rosto com um sabonete neutro. Com a pele ainda  um pouco úmida, aplique a mistura em movimentos circulares na testa, no queixo, nas maçãs e no nariz – as regiões mais oleosas do rosto.

Benefícios: O peeling remove as células mortas superficiais da pele, ajudando a controlar o aparecimento de acnes e cravinhos.

Peeling redutor de manchas

Ingrediente: borra de café

Aqui o ingrediente é único: Apenas a borra do café (aquela sobra que fica no filtro depois de coar a bebida). Antes de aplicá-la, lave bem o rosto com sabonete neutro e água morna para abrir os poros. Na sequência, massageie a borra de café com as mãos em movimentos circulares, evitando a região dos olhos. Deixe agir por um minuto e lave bem.

Benefícios: O café age na pele ativando a circulação e melhorando o processo de regeneração celular.

Peeling redutor de rugas

Ingrediente: Polpa de maracujá

A receita é simples: retire toda a polpa de um maracujá e a espalhe pelo rosto. Deixe agir por até três minutos e enxágue com produtos neutros.

Benefícios: Além de diminuir as ruguinhas superficiais, essa receita também promove a hidratação da pele, deixando-a mais macia ao toque. Tudo por causa da ação da vitamina A, que é encontrada em alta concentração no maracujá. Ela ajuda ainda a reduzir irritações e vermelhidões.

Peeling redutor de inchaço

Ingredientes: Pepino e leite de soja

Bata no liquidificador a casca de um pepino com um copo (americano) de leite de soja. Aplique a mistura pastosa no rosto e deixe agir por vinte minutos. Retire a máscara delicadamente com água fria e produtos neutros.

Benefícios: O pepino contém substâncias que ajudam a reduzir a retenção de líquido e o inchaço, além de estimular a circulação sanguínea local.

Sugestão Jasmine

Manter uma alimentação saudável é essencial para ter uma pele sempre bonita e revigorada. É dos nutrientes que ingerimos durante as refeições que nosso corpo retira combustível para lutar contra o envelhecimento, a poluição, o sedentarismo e as sequelas da exposição ao sol. Entre os ingredientes naturais que podem ser acrescentados na dieta para favorecer a saúde da pele estão chia, frutas vermelhas, germe de trigo, amêndoa, castanha do Pará, linhaça e aveia.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!