musicas para correr
musicas para correr

Músicas para correr: As playlists mais seguidas no Spotify

por tatiana.barros
em 18 de outubro de 2017

Você é do tipo que precisa ouvir uma seleção de músicas bem animadas para ter disposição para caminhar ou correr? Pode ter certeza de que não está sozinho. A prova disso é a quantidade de playlists no aplicativo Spotify com músicas para correr.

Benefícios das playlists de músicas para correr

Ouvir música enquanto corre é um hábito tão comum que tem sido tema de pesquisa em prestigiadas instituições, que buscam comprovar os efeitos que a música provoca em corredores. Uma análise feita pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA dividiu em cinco grupos atletas que correm 5 km. O primeiro grupo treinou ouvindo músicas motivacionais rápidas, o segundo escutou canções lentas, o terceiro, sons motivacionais antes da corrida, o quarto grupo ouviu sons calmos logo depois o treino e o último grupo correu sem música.

Os dois primeiros grupos que correram ouvindo músicas tiveram um melhor desempenho nos primeiros 800 metros da prova. Além disso, 89% dos que ouviram músicas lentas e 85% dos que ouviram as rápidas tiveram maior probabilidade de melhorar a performance até o final do teste. Para os pesquisadores, ouvir música faz com que o atleta perceba menos as dores e leva a um desempenho melhor.

LEIA MAIS
Breno Assumpção conta como fez da corrida seu esporte
LEIA MAIS
Tipos de corrida: modalidades diferentes para cada perfil

Já um estudo realizado pela Brunel University, da Inglaterra, mostrou que uma playlist de músicas para correr pode melhorar o desempenho em até 15% e seu efeito foi comparado a de medicamentos que visam esse objetivo. Os cientistas defenderam que essa prática reduz a fadiga e a dor, o que faz com que o organismo produzia menos hormônios catabólicos.

A música ainda tem o poder de elevar o humor e a disposição e ajuda a reduzir a sensação de tédio, tensão e cansaço. Esse hábito, no entanto, também exige cuidados, uma vez que o som alto pode abafar o som da respiração e o impacto das passadas. Além disso, ele faz com que o corredor fique mais distraído, não ouça buzinas ou carros e bicicletas que se aproximam, entre outros sons ao seu redor, e se coloque em situações de risco. Por isso, é preciso redobrar o cuidado.

Playlists no Spotify para correr

E se você não abre mão de músicas para correr, confira algumas das playlists voltadas para esse tema mais seguidas no Spotify:

Hiit Workout

Com cerca de 1.700.000 seguidores, essa é uma das seleções para correr mais populares no aplicativo. Ela conta com hits da música pop, desde clássicos como “Toxic”, da Britney Spears, e “Telephone”, de Lady Gaga e Beyoncé, até lançamentos mais recentes, como “Shape of you”, de Ed Sheeran, e “Worth it”, do Fifth Harmony.

Nike Running Tempo Mix 

Com meio milhão de seguidores, é uma lista criada pela Nike Woman, com 588 músicas. Como pode imaginar, a seleção é variada e conta com canções eletrônicas, hip hop, pop e rock indie. Entre os artistas selecionados estão The Killers, Ne-Yo, The XX e Niia, entre muitos outros.

Power Workout

Outra lista que conta com mais de 1.700.000 seguidores. É perfeita para quem fica ainda mais animado com o som do hip hop. Artistas como Kendrick Lammar, Kanye West, Jay-Z e Eminen fazem parte da playlist.

Cardio

Essa é a playlist mais popular da nossa seleção. Com 2.200.000 seguidores, ela conta com 50 músicas, especialmente para quem gosta de músicas para dançar. Entre os artistas estão Alok, David Guetta, Avicii e Tiesto.

Latin Dance Cardio

A música latina nunca esteve tão em alta e o ritmo dançante também pode ser um ótimo impulso para treinar. Essa playlist conta com quase 1 milhão de seguidores e tem alguns dos artistas latinos mais famosos do momento, como J Balvin, Shakira, Daddy Yankee, Maluma, Gente de Zona, entre outros.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!