Mitos e verdades sobre atividade física
Mitos e verdades sobre atividade física

Mitos e verdades sobre atividade física

por tatiana.barros
em 18 de outubro de 2017

A busca frequente por qualidade de vida e um corpo saudável passa pela prática de atividades físicas e isso não é novidade. Exercitar-se, porém, não é simplesmente colocar uma roupa fitness, fazer o esporte escolhido de vez em quando e já desfrutar de todos os benefícios que a prática proporciona. Muito pelo contrário. É preciso regularidade e conhecimento sobre o assunto, para separar mitos e verdades sobre atividade física e, assim, atingir os objetivos.

Mitos e verdades sobre atividade física

Para que ninguém caia em boatos, selecionamos algumas das principais frases difundidas em academias e na internet para saber se têm conteúdo e argumentos verdadeiros. Confira.

LEIA MAIS
Como dormir bem: a importância dos exercícios físicos
LEIA MAIS
Os benefícios da prática regular da atividade física

Apenas a prática de atividades aeróbicas é suficiente para perder peso

Mito. O ideal é a combinação de exercícios aeróbicos com os anaeróbicos. Isso porque, enquanto o primeiro é importante para queimar calorias, o segundo proporciona a redução da gordura corporal e ganho de massa magra. Ainda é preciso combinar essas atividades com aquecimento e alongamento, que evitam lesões, melhoram a circulação sanguínea e dão flexibilidade.

São necessários 30 minutos por dia de exercícios por dia

Verdade. Falta de tempo não precisa ser desculpa para o sedentarismo. Estudos mostram que meia hora de atividades diárias em ritmo moderado são suficientes para que o corpo sinta os resultados da prática. Por isso, não abra mão disso, mesmo que seja uma simples caminhada.

Sem dor, não há ganhos

Mito. Quem nunca viu a legenda “no pain, no gain” (sem dor, sem ganhos em inglês) em fotos fitness no Instagram? Entre mitos e verdades sobre atividade física, há uma crença de que, quando a pessoa treina a ponto de sentir dor, é sinal de que a prática começa a dar resultados. Mas não caia nessa! A dor pode ser um sinal que seu corpo dá de que você está exagerando e causando problemas em músculos e articulações. Fique atento às mensagens que o seu corpo manda e respeite o seu ritmo e limitações.

Beber isotônicos durante os exercícios é essencial

Mito. É claro que é superimportante hidratar-se antes, durante e após os exercícios, mas a ingestão de água é suficiente. Bebidas isotônicas são necessárias apenas para repor eletrólitos e carboidratos, que são perdidos em atividades muito intensas e longas.

Gestantes devem praticar exercícios físicos

Verdade. As atividades físicas durante a gestação ajudam no sistema cardiopulmonar e reduzem os incômodos. No entanto, é fundamental consultar o médico antes de começar, para que ele realize os exames necessários e indique a melhor atividade para a grávida.

Treinar em uma academia é a melhor maneira de exercitar-se

Mito. Não existe regra quanto ao melhor lugar para praticar atividades físicas. O segredo é escolher o local em que você se sente mais à vontade e melhor se adapta, podendo ser, até mesmo, em casa. Atividades ao ar livre, em parques ou praia podem ser muito mais estimulantes para algumas pessoas e apresentar resultados mais interessantes do que se estivessem treinando com aparelhos modernos de academias.

A natação é o mais completo dos esportes

Verdade. Essa é uma prática que trabalha todos os músculos, é de zero impacto, melhora o condicionamento físico, controla a pressão arterial, entre diversos outros benefícios. Além disso, a natação tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que seja feita com o acompanhamento adequado.

Praticar exercícios em jejum ajuda nos resultados

Mito. Há um grande número de pessoas que acredita que essa é uma boa forma para perder mais peso. Mas, na verdade, o resultado desse hábito é muito diferente disso. O nosso corpo precisa de combustível que irá gerar energia para realizar os exercícios. E isso só é possível com a ingestão de carboidratos, fibras e vitaminas. Para isso, invista em um lanche leve cerca de uma hora antes do treino.

A roupa pode afetar os resultados

Verdade. A escolha de roupas fitness adequadas ao exercício escolhido passa longe de ser uma questão puramente estética. Os tecidos adequados proporcionam melhor flexibilidade, facilitando os movimentos, e permitem que haja uma boa ventilação da pele (o que evita o superaquecimento corporal).

Suar é sinal de perda de peso

Mito. Suar não é o mesmo que eliminar calorias. O suor é a perda de água e sais minerais no corpo e, por isso, beber água é tão importante. Após repor o líquido perdido, o peso continua o mesmo.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!