Fale Conosco
Mitos e verdades sobre atividade física
Mitos e verdades sobre atividade física

Mitos e verdades sobre atividade física

por Jasmine Assessoria de Imprensa
em 18/10/2017

A busca frequente por qualidade de vida e um corpo saudável passa pela prática de atividades físicas e isso não é novidade. Exercitar-se, porém, não é simplesmente colocar uma roupa fitness, fazer o esporte escolhido de vez em quando e já desfrutar de todos os benefícios que a prática proporciona. Muito pelo contrário. É preciso regularidade e conhecimento sobre o assunto, para separar mitos e verdades sobre atividade física e, assim, atingir os objetivos.

Mitos e verdades sobre atividade física

Para que ninguém caia em boatos, selecionamos algumas das principais frases difundidas em academias e na internet para saber se têm conteúdo e argumentos verdadeiros. Confira.

LEIA MAIS
Como dormir bem: a importância dos exercícios físicos
LEIA MAIS
Os benefícios da prática de atividade física regular

Apenas a prática de atividades aeróbicas é suficiente para perder peso

Mito. O ideal é a combinação de exercícios aeróbicos com os anaeróbicos. Isso porque, enquanto o primeiro é importante para queimar calorias, o segundo proporciona a redução da gordura corporal e ganho de massa magra. Ainda é preciso combinar essas atividades com aquecimento e alongamento, que evitam lesões, melhoram a circulação sanguínea e dão flexibilidade.

São necessários 30 minutos por dia de exercícios por dia

Verdade. Falta de tempo não precisa ser desculpa para o sedentarismo. Estudos mostram que meia hora de atividades diárias em ritmo moderado são suficientes para que o corpo sinta os resultados da prática. Por isso, não abra mão disso, mesmo que seja uma simples caminhada.

Sem dor, não há ganhos

Mito. Quem nunca viu a legenda “no pain, no gain” (sem dor, sem ganhos em inglês) em fotos fitness no Instagram? Entre mitos e verdades sobre atividade física, há uma crença de que, quando a pessoa treina a ponto de sentir dor, é sinal de que a prática começa a dar resultados. Mas não caia nessa! A dor pode ser um sinal que seu corpo dá de que você está exagerando e causando problemas em músculos e articulações. Fique atento às mensagens que o seu corpo manda e respeite o seu ritmo e limitações.

Beber isotônicos durante os exercícios é essencial

Mito. É claro que é superimportante hidratar-se antes, durante e após os exercícios, mas a ingestão de água é suficiente. Bebidas isotônicas são necessárias apenas para repor eletrólitos e carboidratos, que são perdidos em atividades muito intensas e longas.

Gestantes devem praticar exercícios físicos

Verdade. As atividades físicas durante a gestação ajudam no sistema cardiopulmonar e reduzem os incômodos. No entanto, é fundamental consultar o médico antes de começar, para que ele realize os exames necessários e indique a melhor atividade para a grávida.

Treinar em uma academia é a melhor maneira de exercitar-se

Mito. Não existe regra quanto ao melhor lugar para praticar atividades físicas. O segredo é escolher o local em que você se sente mais à vontade e melhor se adapta, podendo ser, até mesmo, em casa. Atividades ao ar livre, em parques ou praia podem ser muito mais estimulantes para algumas pessoas e apresentar resultados mais interessantes do que se estivessem treinando com aparelhos modernos de academias.

A natação é o mais completo dos esportes

Verdade. Essa é uma prática que trabalha todos os músculos, é de zero impacto, melhora o condicionamento físico, controla a pressão arterial, entre diversos outros benefícios. Além disso, a natação tem a vantagem de poder ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que seja feita com o acompanhamento adequado.

Praticar exercícios em jejum ajuda nos resultados

Mito. Há um grande número de pessoas que acredita que essa é uma boa forma para perder mais peso. Mas, na verdade, o resultado desse hábito é muito diferente disso. O nosso corpo precisa de combustível que irá gerar energia para realizar os exercícios. E isso só é possível com a ingestão de carboidratos, fibras e vitaminas. Para isso, invista em um lanche leve cerca de uma hora antes do treino.

A roupa pode afetar os resultados

Verdade. A escolha de roupas fitness adequadas ao exercício escolhido passa longe de ser uma questão puramente estética. Os tecidos adequados proporcionam melhor flexibilidade, facilitando os movimentos, e permitem que haja uma boa ventilação da pele (o que evita o superaquecimento corporal).

Suar é sinal de perda de peso

Mito. Suar não é o mesmo que eliminar calorias. O suor é a perda de água e sais minerais no corpo e, por isso, beber água é tão importante. Após repor o líquido perdido, o peso continua o mesmo.

 


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!

Formulário de contato financeiro

Formulário de contato logística

Formulário de contato compras

Formulário de contato comercial

Para falar com nossa assessoria envie e-mail
para: centralpress@centralpress.com.br

Para falar com o nosso time de Marketing envie e-mail para: mkt@ns-group.com

SAC/Atendimento ao consumidor 0800 701 8003

Seus dados estarão em segurança. A qualquer momento você poderá deixar de receber as nossas mensagens. Política de Privacidade