cabelos cacheados
cabelos cacheados

Máscaras para cabelos cacheados: 5 receitas para fazer em casa

por Redação
em 17 de fevereiro de 2017

Quem tem cachos já sabe: nunca dá para prever qual será o comportamento dos fios. Tem dia em que ficam lindos quando secam, em outros, a vontade é colocar o cabelo outra vez embaixo do chuveiro para ver se acontece algum milagre. E quem tem cabelos cacheados sabe também que a única forma de evitar essas surpresas é manter, sempre, os cachos hidratados. Uma tarefa complicada quando o tempo é curto e os custos do salão de beleza bem salgados.

É nesse ponto que entram em cena os alimentos que podem sair da fruteira e se transformar rapidamente em máscaras poderosas que vão hidratar até aquela última ponta teimosa que insiste em ficar ressecada. Tudo sem sem sair de casa e sem gastar dinheiro.

Máscaras para cabelos cacheados

Confira abaixo os alimentos mais indicados para hidratar as madeixas e evitar os fios rebeldes

Óleo de coco

(Foto: Istock)

(Foto: Istock)

Penetra facilmente no fio, garantindo nutrição e hidratação profundas. Como contém ácidos graxos, ele também fortalece o cabelo, sela as cutículas, ajuda a desembaraçar, dá brilho, maciez e sedosidade. A máscara com óleo de coco é indicada para cabelos bem cacheados ou crespos e que estejam bastante ressecados.

1 colher de óleo de coco
3 colheres de leite de coco
2 colheres de condicionador usual
1 colher de óleo de oliva extra virgem

Lave o cabelo com shampoo antirresíduos para que as cutículas dos fios sejam abertas. Misture todos os ingredientes e aplique em todo o cabelo, principalmente nas pontos. Espere dez minutos para que os fios absorvam o creme e, depois, massageie mecha por mecha, da raiz às pontas dos fios, e aguarde mais dez minutos. Retire tudo com água em abundância e aplique o condicionador.

Abacate

Foto: Istock

Foto: Istock

Rico em vitaminas do complexo B, tem uma eficaz ação hidratante. Com alto teor de vitaminas e minerais, também estimula o crescimento do cabelo naturalmente.

1 abacate bem maduro
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de mel

Amasse toda a poupa da fruta, adicione o mel e o azeite e aplique a máscara imediatamente no cabelo úmido, concentrando mais nas pontas. Após massagear mecha por mecha, coloque uma touca e deixe a máscara agir por meia hora. Lave como de costume, com shampoo e condicionador.

Banana

A hidratação à base de banana é indicada para quem tem os cachos maltratados por químicas frequentes ou pelo calor do secador e da chapinha. A fruta é rica em óleos naturais, carboidratos e vitaminas que ajudam a suavizar o cabelo e proteger a elasticidade natural do fio. O alto índice de potássio ajuda a combater a caspa e favorece o fortalecimento dos cabelos, o que minimiza a quebra.

2 bananas
1 abacate
1 pote de iogurte natural

Bata tudo no liquidificador, aplique nos cabelos e deixe agir por 15 minutos. O ideal é estar com os cabelos limpos antes de hidratar.

Cenoura

Fonte de vitamina C e betacaroteno – pigmento natural encontrado em plantas de cores vibrantes -, a máscara de cenoura é indicada para quem tem “cabelos mistos”, ou seja, oleosos nas raízes e secos nas pontas. Isso porque ela tem uma leve ação adstringente ao mesmo tempo em que promove a hidratação.

1 cenoura
4 colheres(sopa) de leite
3 colheres de creme de hidratação

Pique a cenoura em pedaços pequenos e bata com o leite por três minutos no liquidificador. Coe este suco e misture com o creme de hidratação. Aplique no cabelo úmido e limpo e deixe agir por meia hora. Retire todo o produto, use o condicionador e deixe secar naturalmente.

LEIA MAIS
Alimentos que ajudam nos cuidados com os cabelos no verão
LEIA MAIS
SPA caseiro: 5 tratamentos para cuidar da cabeça aos pés

Cacau

Foto: Istock

Foto: Istock

Com ácidos graxos em fartura, o cacau hidrata, diminui o volume e dá mais brilho e flexibilidade aos fios. É indicado para f­ios quebradiços pelo uso constante de químicas e deve ser aplicado apenas ao longo dos fios, nunca no couro cabeludo.

200 ml de água
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chocolate em pó
1 colher de mel
1 colher de creme hidratante

Coloque a água no fogo e misture o amido aos poucos. Quando levantar fervura, acrescente o achocolatado e deixe engrossar um pouco. Coloque a mistura em um pote e acrescente o restante dos ingredientes. Aplique nos cabelos limpos e úmidos, deixe agir por meia hora e, depois de retirar todo o produto com água em abundância, use o condicionador e deixe secar naturalmente.

Dica: Cabelos cacheados devem ser lavados apenas duas ou três vezes por semana, sendo que a hidratação deve ser feita em uma delas.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!