Breno Assumpção conta como fez da corrida seu esporte

por tatiana.barros
em 28 de julho de 2017

A corrida é uma das atividades mais completas que existem. O esporte trabalha todos os grupos musculares, ajuda na saúde cardiovascular e combate o diabetes, acelera o metabolismo e melhora a memória. Com tantos benefícios, a modalidade ganha cada vez mais adeptos por aqui. Um estudo realizado em 2015 pelo Instituto Visão revelou que esse é o quinto esporte mais praticado pelos brasileiros atualmente.

LEIA MAIS
Tipos de corrida: modalidades diferentes para cada perfil
LEIA MAIS
8 benefícios da corrida para o seu corpo e mente

Breno Assumpção está na estatística. O publicitário mineiro é meio-maratonista há seis anos, desde quando se mudou para São Paulo, em 2011, para trabalhar em uma agência e cuidar da conta de uma grande marca esportiva. Na época, a empresa promovia uma corrida de revezamento de 600 km, que tinha início no parque Ibirapuera, na capital paulista, e terminava na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Por meio do trabalho, Breno se interessou pelo mundo da corrida e começou a praticar o esporte. Em seguida, ele começou a fazer parte do time de corredores Closeyros, projeto comandado pela influenciadora digital Magá Moura com apoio da Nike. “Ela me chamou para ser um dos embaixadores desse crew. Com isso, eu ajudo a puxar o grupo, dou dicas para os corredores e dou um apoio na organização dos treinos, especialmente quando a Magá está viajando”, explica.

Treinos e competições

Embora já tenha participado de competições (a primeira meia maratona foi em 2015), atualmente Breno prefere treinar sozinho e estabelecer suas próprias metas. “Em 2018 devo fazer a maratona do Rio, em junho. Mas não tenho feito muitas provas, pois acho que elas são mais interessantes para quem está começando a correr”, explica. “Se a pessoa corre, por exemplo, dois ou três quilômetros, é legal fazer uma prova de 5k para se desafiar. Mas no meu estágio atual, prefiro fazer um longão (treino que varia entre 11 km e 15 km) por conta própria, e não em competição”, acrescenta.

Mas a regra pode ser quebrada de vez em quando. Recentemente, Breno participou de uma competição de 21 km, em São Paulo. Para isso, teve uma preparação especial. Durante toda a semana, fez treino de musculação para fortalecimento dos músculos e, no fim de semana anterior à prova, correu alguns quilômetros para entrar no ritmo.

A alimentação também é especial em dias próximos à prova. “Na semana que antecede a corrida, tenho um maior controle alimentar para aumentar o meu desempenho das provas. Evito álcool, farinha branca e gorduras. Se for ingerir carboidrato, opto por uma fonte saudável, como a batata doce. Isso deixa meu corpo leve e ele sente os benefícios de uma rotina alimentar mais regrada”, explica.

A dieta preparada por sua nutricionista sempre inclui ovo, especialmente no pós-treino, para promover a recuperação muscular. Entre as fontes de carboidratos, Breno consome o pão sem glúten Jasmine e cereais, como a granola. “Gosto muito de comer iogurte natural, que é mais saudável, acompanhado de Granola e algumas gostas de Stevia. Outra coisa que adoro é açaí com esse cereal. São coisas muito saudáveis e saborosas”.

Para o café da manhã, Breno ainda dá duas sugestões: ele não abre mão da combinação de limão, própolis e gengibre em pó. A mistura é um ótimo desintoxicante e rico em antioxidantes, que ajudam a manter a saúde em dia. Seu café é reforçado com canela, óleo de coco e cacau em pó.

Para completar a primeira refeição do dia, o maratonista gosta de preparar um potente suco detox. A receita varia de acordo com os ingredientes que tem na geladeira, como maçã verde, abacaxi, couve, gengibre, limão, pepino japonês e hortelã, misturados com farinha de banana verde e colágeno. “Em uma viagem que fiz para o México, aprendi a acrescentar alho no suco, que é um alimento extremamente saudável. Quando coloco esse item, junto uma beterraba para equilibrar o sabor”, sugere.

Quer correr também? Antes de começar, consulte um médico, que realizará todos os exames e autorizará a prática da atividade física. Não abra mão do acompanhamento de um educador físico, para estabelecer o melhor ritmo para o seu treino, e de um profissional que possa indicar a dieta adequada para suas carências e objetivos.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!