Liga da Vitamina
Liga da Vitamina

Liga da Vitamina contra a obesidade infantil

por aretha.yarak
em 26 de setembro de 2017

Ensinar de maneira lúdica, acessível e pedagógica a importância do alimento em todos os âmbitos da vida da criança. Essa é a meta de Jennifer Gutierres, 22. Para isso, ela criou a Liga da Vitamina, um dos nove projetos selecionados pelo programa Jasmine Open Table de aceleração. Criada como trabalho final de conclusão do curso de Design Gráfico, a Liga visa combater a obesidade por meio da capacitação de crianças de 8 a 12 anos de idade.

“A ideia não é fazer uma espécie de reeducação, mas dar informações para que a criança consiga fazer suas próprias escolhas alimentares de maneira mais saudável e correta”, comenta Jeniffer. O programa pedagógico desenvolvido por ela prevê aulas com duração de um semestre, aplicadas dentro das escolas de Curitiba (PR), sua cidade natal. Os encontros de uma hora são planejados em formatos mais interativos e horizontais, com aulas de culinária e uso do conceito de “gamification” para ganhar aderência dos alunos.

A Liga da Vitamina em construção

Da infância ao começo da sua vida adulta, Jeniffer fez escolhas alimentares que hoje considera erradas. “Só comia tranqueira, nunca dei o devido valor à alimentação saudável”, comenta. E isso, garante, foi motivado em grande por não ter aprendido desde criança a importância de cada alimento na sua vida como um todo. “Precisei ir morar sozinha e ficar doente, porque estava comendo muito mal, para entender a importância desse tipo de aprendizado.”

Liga da Vitamina

Foto: Divulgação

O incômodo de Jeniffer com a desinformação sobre comida ganhou forças quando ela percebeu que a história vinha se repetindo dentro da sua família. Assim como ela, seus oito sobrinhos estavam crescendo sem receber uma educação alimentar adequada, que os preparasse para escolher sozinhos o que comer. “Nesse momento, percebi que a raiz do problema era cultural: se os pais não entendem a importância, eles não têm como repassar isso para os filhos”, comenta.

LEIA MAIS
Nanomix cria embalagens sustentáveis
LEIA MAIS
Mandala Comidas Especiais: sem glúten nem alergênicos

A Liga da Vitamina surgiu para quebrar esse ciclo. O projeto pretende formar voluntários para atuar dentro das escolas. A ideia é promover encontros de uma hora, três vezes por semana, durante seis meses. As atividades serão um misto de brincadeiras, interações em hortas e aulas teóricas.

Super-heróis contra a obesidade

Para ajudá-la a ganhar a criançada, Jeniffer fez uso de um conceito muito aplicado pela publicidade para atrair o público infantil: a criação de super-heróis. “Estou usando a mesma arma, mas para o bem. Agora os heróis vendem coisas saudáveis”, brinca. Daí, surgiu o divertido trio: Tomas Tomate, Beth Berinjela e Ceci Cenoura – os alimentos que combatem a obesidade.

LEIA MAIS
Jasmine Open Table: conheça os projetos selecionados

Os personagens viraram bonecos de feltro e dedoches e estão presentes nas atividades educacionais, do começo ao fim do programa. Eles ainda serão distribuídos em forma de prêmio ao final de cada ciclo nas escolas.

O programa pedagógico desenvolvido por Jeniffer inclui ainda um material de apoio formulado por nutricionistas e direcionado ao treinamento de voluntários e professores, uma apostila para uso em sala e o manual do super-herói, a apostila do estudante.

“Com a ajuda da Jasmine, pretendo encontrar maneiras mais efetivas de ganhar visibilidade e divulgar a Liga da Vitamina. Além, é claro, de aprender de perto sobre o cenário da alimentação saudável hoje no país”, comenta.

Sobre o Jasmine Open Table

A Jasmine aposta na capacidade transformadora da alimentação saudável. Com o programa Jasmine Open Table, uma plataforma de aceleração para projetos inovadores, ela fomenta o desenvolvimento de produtos e de conteúdos que ajudem as pessoas a terem uma vida mais ativa, saudável e consciente. A primeira edição do programa teve 50 inscritos e nove projetos foram selecionados para participar das 12 semanas intensivas de mentoria, formulado em parceria com a Corporate Garage.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!