Alimentacao pre e pos-treino
Alimentacao pre e pos-treino

O que comer no pré e pós-treino

por Redação
em 31 de março de 2017

Praticar atividades físicas é essencial para uma vida saudável. E quando o assunto é alimentação pré e pós-treino, alguns cuidados são importantes para garantir um bom desempenho durante e depois dos exercícios. A escolha dos alimentos certos ajuda a fornecer ao organismo a energia necessária para a prática das atividades, além de também ajudar a repor a energia dispensada durante o treino, garantindo que o organismo se recupere de maneira rápida e saudável.

“Uma alimentação saudável, variada e personalizada, ou seja, individual e específica para cada pessoa, é fundamental para a prática de atividades físicas. É necessário que cada pessoa procure um nutricionista, pois cada indivíduo possui as suas individualidades e necessidades. A alimentação precisa ser focada na rotina de cada um, respeitando as preferências alimentares e também se existe a presença de alguma patologia”, afirma a nutricionista esportiva, Tatiana Carvalho.

Alimentação pré-treino

No pré-treino, segundo a nutricionista, a alimentação é responsável por fornecer energia e dar condições ao corpo para realizar qualquer exercício. Por isso, o ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos. “O carboidrato oferece o aporte necessário para dar energia no pré-treino e, durante o treino, ele promove o aumento do desempenho e também evita a fadiga ao final do exercício”, explica a nutricionista.

O ideal é se alimentar cerca de uma hora antes do treino e consumir fontes de carboidratos complexos, assim como pão integral, granola, batata doce e frutas como a laranja e a maçã, que possuem baixo índice glicêmico. Ou seja, são alimentos digeridos e transformados em glicose mais lentamente, mantendo uma estabilidade na produção e liberação de energia para o organismo.

Um pouco de cafeína também estimula o metabolismo e ajuda a emagrecer. Segundo estudos, o consumo de 2 a 3 xícaras de café antes do treino ajuda a evitar dores musculares e estimula o corpo a usar mais a gordura do que  carboidrato como fonte de energia.

Alimentação pós-treino

Depois do treino, o organismo fica carente de nutrientes, vitaminas e minerais. Por isso, é indispensável fazer uma refeição até uma hora após a prática de exercícios, para repor as fontes de energia que foram gastas. “No pós-treino, os carboidratos recompõem as reservas de glicogênio. Enquanto isso, as proteínas ajudam a recuperar as fibras musculares, que normalmente são rompidas durante o treino”, acrescenta a nutricionista Tatiana.

Alimentação pré e pós-treino

Foto: Istock/Getty Images

Consumir fontes de proteínas e carboidratos de alto e moderado índice glicêmico, como, por exemplo, o mamão, o melão, a banana, a melancia e as barras de cereais, que são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, vai fornecer os nutrientes e a energia necessária para a recuperação do organismo e deixá-lo pronto para o dia seguinte. Aveia e frutas oleaginosas também são boas opções para este momento.

LEIA MAIS
Tipos de corrida: modalidades diferentes para cada perfil
LEIA MAIS
Exercícios físicos que ajudam a melhorar a memória

Uma dica importante é substituir as bebidas esportivas por leite desnatado, fonte de proteínas e carboidratos de qualidade, além de ser absorvido rapidamente pelo organismo. Além de repor aminoácidos e sais minerais perdidos na transpiração, há estudos que indicam que o leite acelera a recuperação e aumenta o tempo em que a pessoa chegará à exaustão no treino seguinte.

O atum enlatado também pode ser substituído pela sardinha em lata. Além das proteínas essenciais para a recuperação, a sardinha tem muito mais gorduras ômega 3, que reduzem a inflamação e a dor muscular.

Sugestão Jasmine

Entre os nossos produtos, temos a linha Grain Flakes, as Superfrutas, as Sementes e os Mix de Sementes, as Frutas Crocantes e as Barras de Cereais, que são ideais para os lanches antes e depois do treino.


Compartilhe
Assine nossa newsletter para receber artigos exclusivos como esse
Newsletter

Faça parte desse movimento pela alimentação consciente!